terça-feira, 27 de junho de 2023

BOM DIA EVANGELHO - 28. JUNHO. 023

 

BOM DIA EVANGELHO


28 DE JUNHO DE 2023

Quarta-feira da 12ª semana do Tempo Comum

Cardeal Robert Sarah em sua primeira missa no México na paróquia La Fama, acompanhado por seminaristas. / Ana Paula Morales (ACI Prensa) -    

Vaticano, 26 Jun. 23 / 01:51 pm (ACI).- O cardeal Robert Sarah, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, está no México para participar de um curso internacional de atualização teológica para padres, organizado pela Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, instituição vinculada à Opus Dei. Ele chegou no sábado (24), vindo de Roma, e algumas horas depois celebrou a missa na paróquia Purísima Concepción, Cidade do México. A cerimônia contou com a presença de muitos fiéis, além de seminaristas e do reitor do Seminário Hispânico de Santa Maria de Guadalupe, padre Juan Antonio Vértiz. Durante sua visita ao México, o cardeal Sarah também participará de um evento com leigos na Universidade La Salle, sob o título “Testemunhas da verdade em um mundo de crise”.

Oração: Deus, nosso Pai, vós concedestes ao bispo Santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Livro do Génesis 15,1-12.17-18.

Naqueles dias, foi dirigida a Abrão a palavra do Senhor numa visão: «Não temas, Abrão: Eu sou o teu escudo; será grande a tua recompensa».
Abrão respondeu: «Senhor, meu Deus, que me dareis? Vou partir desta vida sem descendência e o herdeiro da minha casa é Eliezer de Damasco».
E continuou: «Vós não me destes descendência e um servo nascido na minha casa é que será o meu herdeiro».
Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: «Não é ele que será o teu herdeiro; o teu herdeiro vai ser alguém nascido do teu sangue».
Deus levou Abrão para fora de casa e disse-lhe: «Olha para o céu e conta as estrelas, se as puderes contar». E acrescentou: «Assim será a tua descendência».
Abrão acreditou no Senhor, o que lhe foi atribuído como justiça.
Disse-lhe Deus: «Eu sou o Senhor, que te mandou sair de Ur dos Caldeus, para te dar a posse desta terra».
Abrão perguntou: «Senhor, meu Deus, como saberei que a vou possuir?».
O Senhor respondeu-lhe: «Toma uma vitela de três anos, uma cabra de três anos e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho».
Abrão foi buscar todos esses animais, cortou-os ao meio e pôs cada metade em frente da outra metade; mas não cortou as aves.
Os abutres desceram sobre os cadáveres, mas Abrão pô-los em fuga.
Ao pôr do sol, apoderou-se de Abrão um sono profundo, enquanto o assaltava um grande e escuro terror.
Quando o sol desapareceu e caíram as trevas, um brasido fumegante e um archote de fogo passaram entre os animais cortados.
Nesse dia, o Senhor estabeleceu com Abrão uma aliança, dizendo: «Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates».

Livro dos Salmos 105(104),1-2.3-4.6-7.8-9.

Aclamai o nome do Senhor,
anunciai entre os povos as suas obras.
Cantai-Lhe salmos e hinos,
proclamai todas as suas maravilhas.

Gloriai-vos no seu santo nome,
exulte o coração dos que procuram o Senhor.
Considerai o Senhor e o seu poder,
procurai sempre a sua face.

Descendentes de Abraão, seu servo,
filhos de Jacob, seu eleito,
o Senhor é o nosso Deus
e as suas sentenças são lei em toda a Terra.

Ele recorda sempre a sua aliança,
a palavra que empenhou para mil gerações,
o pacto que estabeleceu com Abraão,
o juramento que fez a Isaac.

Evangelho segundo São Mateus 7,15-20.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos dos falsos profetas, que andam vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes.
Pelos frutos os conhecereis. Poderão colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos?
Assim, toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos.
Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos.
Toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
Portanto, pelos frutos os conhecereis».(
Tradução litúrgica da Bíblia)

Beato Columba Marmion (1858-1923) abade - «Instrumentos de boas obras» - «Pelos frutos os conhecereis»

As nossas obras não são nossas? Certamente que são, pois somos nós que agimos; mas essas obras só são boas se as fizermos, movidos pela graça, na fé e no amor de Cristo. Nós somos os ramos, Cristo é a raiz. Será a raiz que dá fruto? Não, é o ramo, somos nós; mas é o ramo enquanto está unido pelo tronco à raiz e extrai dela a seiva: somos nós enquanto estamos unidos a Cristo Jesus e extraindo dele a graça. Se, vendo um ramo coberto de belos frutos, pensarmos que eles são produzidos pelo ramo, sem levar em conta a união do ramo com a raiz, enganamo-nos; o ramo só os produz indo à raiz buscar o suco necessário à sua formação. E assim é connosco; nunca esqueçamos que a graça de Cristo Jesus é a raiz, e que o ramo separado do tronco, da raiz,

Santo Irineu de Lyon  _ Padre da Igreja, grego de nascimento, filho de pais cristãos, nasceu na ilha de Esmirna no ano 130. Foi discípulo de São Policarpo, que tinha sido discípulo de João Evangelista, o que torna muito importante os seus testemunhos doutrinais.

Muito culto e letrado em várias línguas, Irineu foi ordenado por Policarpo, que o enviou para Lyon na França, onde havia uma grande população de fiéis cristãos procedentes do Oriente.

Santo Irineu também era conhecido como homem da paz. Em uma de suas missões, ele interveio na questão na celebração da Páscoa, porque enquanto algumas igrejas a celebravam em unidade com a Páscoa dos judeus, outras, sobretudo Roma, a celebravam no domingo seguinte. A atuação de Santo Irineu foi muito importante para resolver a controvérsia pascal e para o restabelecimento da paz entre as igrejas da Ásia Menor com Roma.

Santo Irineu escreveu muitas obras. A primeira delas foi Adversus haereses“Contra as Heresias”, ele desmascarou o sistema gnóstico através da doutrina evangélica e apostólica que vinha dos sucessores dos apóstolos, dos apóstolos e de Jesus Cristo.

Outra obra importante foi: Demonstração da pregação apostólica que colocou a regra da fé, como ponto importante na vida eclesial e dos seguidores do Senhor. Santo Irineu tratou do mistério de Deus Uno e Trino, da criação, da caída do ser humano, da encarnação e da redenção. Ele tinha presente nesta obra às profecias até Jesus Cristo, o Filho de Davi e o Messias.

Uma perseguição decretada pelo imperador Marco Aurélio atingiu a cidade de Lyon, ocasionando o grande massacre dos cristãos, todos mortos pelo testemunho da fé. Irineu morreu como mártir, no dia 28 de junho de 202.

Santo Irineu foi declarado Doutor da Igreja pelo papa Francisco em 21 de janeiro de 2022 com o título de Doctor unitatis.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Santo Irineu, cujo nome significa "paz", lutou para a preservação da paz e da unidade da Igreja. Era um homem equilibrado e cheio de ponderação. Foi o primeiro a procurar fazer uma síntese do pensamento cristão, cuja influência se faz notar até nossos dias. Sobre o conhecimento de Deus, ele dizia: "A ciência infla, mas a caridade edifica. Com efeito, não há orgulho maior do que se julgar melhor e mais perfeito que o próprio criador, modelador, doador do hálito de vida e do próprio ser. É que alguém não saiba absolutamente nada, sequer um motivo, do porque foram criadas as coisas, e acreditar em Deus, e perseverar no seu amor, do que encher-se de orgulho por motivo desta pretensa ciência e afastar-se deste amor que vivifica o homem”.

TJL – A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG -ACIDIGITAL.COM-EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário