terça-feira, 7 de maio de 2024

BOM DIA EVANGELHO - 08. MAIO. 024

 

BOM DIA EVANGELHO


08 DE MAIO  DE 2024 - Quarta-feira da 6ª semana da Páscoa

Oração: São Bonifácio IV, que o seu exemplo de piedade e oração nos inspire a viver as tribulações desta vida com o coração posto em Deus e com o olhar fixo na vida eterna. Que assim seja. Amém!

Evangelho (Jo 16,12-15)

«Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar».

«Ainda tenho muito que vos dizer» - Rev. D. Àlex SERRA(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje é um dia especial! Imagine o dia típico em que você está com sua família ou amigos e tem muitas coisas para contar a eles. Talvez você não os veja há muito tempo ou tenha vindo de uma ótima viagem ou, simplesmente, você teve um dia cheio de experiências. Você quer explicar tudo, mas você não tem tempo suficiente. Bem, isso é o que aconteceu com Jesus. É por isso que diz: "Ainda tenho muito que vos dizer" (Jo 16,12).
Vamos imaginar Jesus com seus melhores amigos, os discípulos, dizendo-lhes que quando eles têm o Espírito da verdade - isto é, seu próprio Espírito - eles pregarão sem medo em todo o mundo, com entusiasmo espetacular, e que terão uma vida fantástica com Ele. Com isso ele não diz que não temos problemas, mas que os enfrentamos de outra forma, pois com o Espírito de Deus tudo é possível. O Espírito faz tudo novo, desmascara nossos medos, muda nossa vida, nos faz sair do que nos torna incômodos, nos ajuda a amar aqueles que nos sãos difíceis ... e que cada um pense no que o Senhor precisa para mudar em sua vida.
Tudo isso é o que o Espírito comunica e anuncia. Uma vida nova onde o absurdo que podemos viver é confrontado com o Espírito do Senhor e, como disse o Papa Francisco em 2020 na Missa de Pentecostes marcada pelo confinamento devido a Covid-19, uma vida de doação! Este é o fruto do Espírito: o dom aos outros, para a unidade dos discípulos. Recebemos o Espírito, mas não para nós mas para os outros, para aqueles que estão ao nosso lado, seja quem for ...
Espero que hoje sejamos discípulos fiéis do Senhor, ou melhor, que hoje sejamos verdadeiros amigos daquele que nos dá a Vida e nos perguntemos: se sou discípulo do Senhor, como me entrego aos outros? Eu lhes dou a vida?

São Bonifácio IV

Filho de um médico, nasceu na cidade de Valéria, Itália. Foi eleito Papa em 25 de agosto de 608 e morreu em 8 de maio de 615. Ele se caracterizava por ter uma vida de piedade e por ser um grande incentivador da vida monástica. Seu pontificado durou pouco mais de seis anos, num período em que Roma passava uma fase de muita decadência, por causa da fome, das pestes e das inundações. São Bonifácio conseguiu pela primeira vez em Roma transformar um templo pagão em um lugar de adoração cristã. Ele teve a permissão do imperador Focas para converter o Panteão numa igreja Cristã. Em 13 de maio de 609 o papa o consagrou à Virgem Maria e a todos os mártires. Papa Bonifácio IV morreu no ano 615, em retiro monástico (ele havia convertido sua própria casa em um mosteiro) e foi enterrado no pórtico de São Pedro.

reflexão: O papa Francisco durante o seu pontificado alertou muitas vezes sobre o mundanismo espiritual que para ele “é uma cultura do efêmero, que não sabe o que é fidelidade, não tolera a cruz e quer destruir a Igreja”. Assim como São Bonifácio IV converteu um templo pagão em uma Igreja Cristã dedicada à Virgem Maria e a todos os mártires, que nós também tenhamos a coragem de vencer o mundanismo espiritual que é o paganismo atual com a ajuda do Espírito Santo e confiando nossa vida aos cuidados amorosos de Nossa Senhora.

FONTE: ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário