sexta-feira, 24 de maio de 2024

BOM DIA EVANGELHO - 27 .MAIO. 024

 

BOM DIA EVANGELHO


27 DE MAIO DE 2024

Segunda-feira da 8ª semana do Tempo Comum

Oração: Dai-nos, Senhor Deus, por intercessão de Santo Agostinho de Cantuária, a graça de bem nos prepararmos em humildade e conhecimento Vosso para vencer as distâncias que nos separam de Vós, a fim de que possamos incansavelmente levar a Boa Nova ao nosso próximo – tanto no sentido da nossa fraternidade como Vossos filhos, como no de haver sempre mais um a quem devemos amar e por isso evangelizar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora. Amém.

1.ª Carta de São Pedro 1,3-9.

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, na sua grande misericórdia, nos fez renascer, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos, para uma esperança viva,
para uma herança que não se corrompe, nem se mancha, nem desaparece. Esta herança está reservada nos Céus para vós,
que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que se vai revelar nos últimos tempos.
Isto vos enche de alegria, embora vos seja preciso ainda, por pouco tempo, passar por diversas provações,
para que a prova a que é submetida a vossa fé – muito mais preciosa que o ouro perecível, que se prova pelo fogo – seja digna de louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo Se manifestar.
Sem O terdes visto, vós O amais; sem O ver ainda, acreditais nele. E isto é para vós fonte de uma alegria inefável e gloriosa,
porque conseguis o fim da vossa fé: a salvação das vossas almas.

Livro dos Salmos 111(110),1-2.5-6.9.10c.

Louvarei o Senhor de todo o coração
no conselho dos justos e na assembleia.
Grandes são as obras do Senhor,
admiráveis para os que nelas meditam.

Deu sustento àqueles que O temem
e jamais se esquecerá da sua aliança.
Fez ver ao seu povo a força das suas obras,
para lhe dar a herança das nações.

Enviou a redenção ao seu povo,
firmou com ele uma aliança eterna;
santo e venerável é o seu nome,
o louvor do Senhor permanece para sempre.

Evangelho segundo São Marcos 10,17-27.

Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante dele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna?».
Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus.
Tu sabes os mandamentos: "Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe"».
O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude».
Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me».
Ao ouvir estas palavras, o homem ficou abatido e retirou-se pesaroso, porque era muito rico.
Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus!».
Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus».
Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?».
Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível».(Tradução litúrgica da Bíblia)

Santa Catarina de Sena (1347-1380) -terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa -Carta 74 a Barnabé Visconti, n.º 191

Fostes amado antes de serdes amado...

Caríssimo Padre, que coração há que seja tão duro e obstinado que não amoleça quando vê o amor que a Bondade divina tem por ele? Amai, amai, pensai que fostes amado antes de serdes amado. Porque Deus, olhando para dentro de Si mesmo, apaixonou-Se pela beleza da sua criatura e criou-a, movido pelo ardor da sua inefável caridade, com o único fito de que ela tivesse a vida eterna e gozasse da felicidade infinita de que Ele goza em Si mesmo. Ó amor inefável, que bem provastes esse amor! Embora o homem tenha perdido a graça pelo pecado mortal, pela desobediência cometida contra Vós, Senhor, não ficou privado dela. Considerai, Padre, com que meios a misericórdia do Espírito Santo restituiu a graça ao homem; vede como a suprema grandeza de Deus Se revestiu da escravidão da nossa humanidade de tal humilhação, com humildade tão profunda, que todo o nosso orgulho deve ser por ela confundido. Corem, pois, os insensatos filhos de Adão, ao verem Deus humilhado até ao homem, como se o homem fosse senhor de Deus e não Deus Senhor do homem; porque o homem não é nada em si mesmo; tudo o que tem, deu-lho Deus por graça e não por obrigação. [...] Sim, Padre, por amor de Deus, aumentai o fogo do vosso desejo, querendo dar a vossa vida por Jesus crucificado, o vosso sangue por amor do seu sangue. Oh, que feliz seria a vossa alma e a minha, que tanto ama a vossa salvação, se vos visse dar a vida pelo nome do doce e bom Jesus. Peço à soberana e eterna Bondade que nos torne dignos da felicidade de Lhe sacrificarmos a vida. Correi, pois, com generosidade a realizar grandes coisas para Deus. [...] Respondei à voz e à misericórdia do Espírito Santo, que vos chama com tal doçura.

Santo Agostinho da Cantuária

Agostinho nasceu em Roma, Itália, no primeiro terço do século V. Era monge beneditino do mosteiro de Santo André, fundado pelo Papa Gregório Magno, o mesmo que destinou missionários para as ilhas da Grã Bretanha. Esta região havia sido já cristianizada, mas a partir de 596 a invasão dos Saxões, Anglos e Jutos, germânicos e pagãos, expulsaram os missionários celtas, e os Bretões nativos voltaram à idolatriaAgostinho, então prior do mosteiro, foi escolhido para seguir com 40 monges na missão de reevangelização. Em 597 partiram, inicialmente para a ilha de Lérin, na França. Ali ouviram sobre muitas barbaridades cometidas pelos bretões, e Agostinho, preocupado, recorreu ao Papa. Mas São Gregório o animou, dando-lhe a informação de que Etelberto, rei dos Jutos de Kent, não era hostil ao Catolicismo, tendo inclusive casado com Berta, uma princesa cristã francesa (e a seu pedido construiu uma igreja). A chegada a Kent, neste ano, foi favorável. Imediatamente após o desembarque, Agostinho seguiu em procissão até diante do rei e, com o auxílio de um intérprete, lhe fez um resumo das verdades da Fé católica, pedindo licença para levá-la ao reino, no que foi atendido. Estabeleceram-se os missionários na capela de São Martinho, na Cantuária, que persistira às invasões. Inicialmente houve resistência do povo, e por isso Agostinho, com a concordância do Papa, permitiu algumas adaptações litúrgicas à cultura local. Impressionado com a coragem e as pregações dos missionários, Etelberto converteu-se – viria a tornar-se santo –, bem como todos os nobres da sua corte. Pelo Natal, mais de 10.000 anglo-saxões haviam sido batizados, praticamente todo o reino. Animado, o Papa enviou mais missionários e tornou Agostinho Arcebispo e Metropolita da Inglaterra em 601. Como tal, podia criar dioceses, como a de Cantuária, Londres e Rochester. O seu trabalho se desenvolveu através dos séculos, e a conversão da Grã Bretanha só não foi completa na sua época porque estava dividida em vários reinos rivais, e a influência de Etelberto estendia-se apenas na região leste da ilha. Santo Agostinho faleceu em 25 de maio de 604, e suas relíquias estão na igreja de Cantuária, sua primeira diocese.(Colaboração: José Duarte de Barros Filho)

Reflexão: A obra de Santo Agostinho de Cantuária nos ensina, como destaque, duas coisas: aproveitar destemidamente as oportunidades favoráveis de evangelização, e a obediência às orientações da Igreja, apresentadas por aqueles que nela são reconhecidos como santos. Deste modo, poderemos sempre, como ele entre Lérin e Grã-Bretanha, passar de uma ilha a outra, ou seja, unir os irmãos no continente de amor que se abre aos que buscam servir a Deus e aos irmãos. Esta é a viagem que devemos fazer nesta vida, na barca da Igreja.

FONTE: A12.COM – EVANGELI.NET- EVANGELHOQUOTIANO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário