terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bom Dia Evangelho –
17 de fevereiro de 2010 — Quarta-feira
Quarta-feira de Cinzas
(Cor Roxa)


ECONOMIA E VIDA
“Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”
“Rasgai o coração; voltai para Javé; reconciliai-vos”. Com estas palavras a Igreja nos desafia a iniciarmos a Quaresma. Como discípulos missionários queremos, ao recebermos as cinzas, passar da morte para a vida, assumindo uma sincera conversão. Iniciamos também a Campanha da Fraternidade, que neste ano é ecumênica, e tem como tema “Economia e vida”, sob o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Oração

Espírito de piedade, ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina.
Evangelho
A caridade, a oração e o jejum - Mt 6,1-6.16-18

Jesus disse: - Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. - Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. - Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. - Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. Comentário do Evangelho
A oração é a união de vontade com o Pai
Os poderosos sempre souberam ostentar piedade, justiça e bondade. Assim fazem para atrair as boas graças do povo e se consolidarem no seu poder e na sua exploração. Jesus vem desmascarar as falsas aparências. "Os hipócritas [.] já receberam a recompensa." A esmola não se limita a um gesto externo, mas é a acolhida no seu coração do irmão pobre, percebendo sua dignidade e seu sofrimento. A oração não é o exteriorizar de gestos e de palavras, mas é a união de vontade com o Pai. O jejum não é a prática de alguns sacrifícios alimentares rituais, mas sim o renunciar ao projeto de sucesso e status pessoal para encontrar sua vida na comunhão de bens e de vida com seu irmão e com Deus. (Fonte: José Raimundo Oliva).
A Igreja celebra hoje:
Sete fundadores da Ordem dos Servitas

Na Europa começou no século XII e XIII a surgir uma burguesia que viviam totalmente contra o Evangelho causando assim um mal à sociedade. Como resposta de Deus na Igreja foram surgindo grupos, como os fundadores que celebramos hoje, seguidores de São Francisco de Assis, São Domingos e outros que numa observância radical ao Evangelho estavam edificando a Igreja e o mundo.Tudo começou quando um grupo se entregava em oração, cantos e propósitos de caridade diante de uma imagem de Nossa Senhora. Até que sete nobres jovens dando um passo a mais, renunciaram as armas, cavalos e luxo e se consagraram a Deus numa vida de pobreza, humildade e caridade; era eles: Bonfílio Monaldi, Bonaiuto Manetti, Manetti delÁntella, Amadio Amidei, Ugoccio Ugoccioni, Sostenio de Sosteni e Aleixo Falconieri.Estes Sete Santos entregaram-se de tal forma a uma vida de testemunho que atraíram tantos jovens que fundaram uma comunidade monástica, até se fundarem a Ordem dos Servos de Maria, ou Servitas. Estes homens da paz, deram uma rica contribuição na renovação da Europa, já que todos foram santos, tirando o jovem Aleixo, todos santos sacerdotes. Sete santos fundadores...roguem por nós!

Tjl@ - http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário