BOM DIA EVANGELHO
ANO C - SÃO LUCAS - Quinta-feira
Primeira Semana da Quaresma - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - cor Litúrgica Roxa
Antífona: Ouvi, Senhor, minha oração, compreendei o meu lamento. Atendei à voz de meu apelo, ó meu rei e meu Deus! (Sl 5, 2-3)
Oração do Dia: Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E, como só podemos existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho: Mateus (Mt 7, 7-12)
Princípio básico da oração
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a lei e os profetas". Palavra da Salvação!
Comentando o Evangelho
O preceito fundamental
No relacionamento com o próximo, os discípulos de Jesus devem pautar-se por um preceito fundamental: “Tudo o que vocês desejam que os outros lhes façam, façam vocês também a eles”. Norma formidável para quem deseja relacionar-se, de modo conveniente, com seus semelhantes.
A tradição dos rabinos conhecia uma sentença análoga, com a diferença de ser formulada em forma negativa: “O que vos parece odioso, não o façais a vosso próximo. Eis a Lei! Tudo mais é apenas explicação: Ide e aprendei”.
Os discípulos foram instruídos a buscar em si próprios – em suas necessidades e em seus anseios – a regra conveniente de conduta. Dispensam-se as recompensas e os reconhecimentos. A ação flui na mais absoluta gratuidade, na qual o discípulo encontra a alegria e se sente recompensado. Dispensam-se, também, os legalismos casuístas e as restrições. O critério da ação está no coração de quem faz o bem ao próximo.
Alguém poderia objetar que este critério é perigoso, podendo gerar uma forma velada de egoísmo, no qual o indivíduo reduz o próximo a seus esquemas mesquinhos. Este preceito, porém, deverá ser entendido junto com o que Jesus ensinou mais adiante: “Sede perfeitos, como o Pai celeste é perfeito”. O verdadeiro discípulo tende a alargar o seu coração para torná-lo grande como o coração do Pai. (O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1996)
Leituras paralelas: Mt 18,19; Mc 11,24; Lc 18, 1-8, Jo 14, 13. (Eficácia da Oração)
Para sua reflexão:
O próprio Deus convida a pedir e promete dar. Ele próprio convida a procurar e se deixa encontrar. Deus é mais Pai que qualquer pai humano; qualquer paternidade imita a Deus. Por seu amor paterno, quer dar “coisas boas”, não satisfazer caprichos prejudiciais, ou seja, Ele supera sempre as nossas expectativas segundo a Sua vontade; não nos atende necessariamente da forma como desejamos! Não peça coisas necessariamente materiais, mas aquilo que contribui para o crescimento espiritual: a salvação, a sabedoria...
A igreja celebra hoje:
Santos do Dia:
Adeltrudes de Maubeuge (abadessa), Ananias e Companheiros (mártires da Fenícia), Avertano de Limoges (religioso carmelita), Cesário Nazianzeno (irmão de São Gregório Nazianzeno), Donato, Justo, Herena e Companheiros (mártires da África), Etelberto de Kent (rei), Gerlando de Girgenti (bispo), Tarásio de Constantinopla (bispo), Vitorino e Companheiros (mártires de Dióspole, em Tebaida, no Egito), Walburga de Eichstadt (abadessa, foi filha do rei São Ricardo e sobrinha de São Bonifácio, apóstolo da Alemanha; teve dois irmãos santos: São Wilibaldo e São Winibaldo), Adelelmo de Engelberg (abade, bem-aventurado), Constantino (religioso, bem-aventurado), Sebastião Aparício (franciscano, bem-aventurado), Tiago Carvalho e Companheiros (jesuítas, mártires, bem-aventurados), Vitor de São Galo (monge, bem-aventurado).
São Tarásio
Lembramos neste dia Santo Tarásio que nasceu em 730 e recebeu uma ótima educação cristã e literária; tinha como pai o prefeito de Constantinopla. São Tarásio era de caráter zeloso de tal forma que foi nomeado pelo imperador a um alto cargo imperial.São Tarásio enfrentou em Deus todas as tentações próprias da sociedade cheia de luxo e tentação. Agora muito forte no século VIII era a heresia iconoclasta promovida da pelo imperador Leão que não compreendendo acusa o culta as imagens , como uma prática de idolatria.Ao assumir o patriarcado , São Tarásio em comunhão com o Papa combateu e conseguiu condenar esta heresia num Concílio. Cuidadoso com suas ovelhas tinha como um grande espírito de serviço, ao ponte de dizer ao ser questionado pelo seu especial cuidado para com os pobres: "Minha única ambição é imitar Nosso Senhor Jesus Cristo que viveu para servir e não para ser servido". São Tarásio...rogai por nós!
Fonte: http://sao-tarcisio.blogspot.com/ - WWW.PAULINAS.ORG.BR-WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR- WWW.ARAUTOS.ORG.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário