quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bom Dia Evangelho
Quinta-feira(4/fev/2010)
Ano C – São Lucas
Formulário da 4° Domingo Comum
(Cor Verde)

Jesus envia os discípulos para que, depois dele, anunciem com gosto e empenho o evangelho do Reino. E a gratuidade deve acompanhar aquele que evangeliza: “Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas”. O Evangelho anunciado deve gerar o amor solidário, fraterno, gratuito e sempre presente. Devemos, como cristãos, sair de nós mesmos e avançar para além de nossas próprias fronteiras.
Oração

Pai, ajuda-me a superar toda tentação de acomodar-me, pois, como apóstolo do teu Reino, tenho de estar, continuamente, a caminho.
EVANGELHO
Mc 6,7-13A missão dos discípulos
-* Jesus começou a percorrer as redondezas, ensinando nos povoados. 7 Chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos maus. 8 Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9 Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: «Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. 11 Se vocês forem mal recebidos num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés como protesto contra eles.» 12 Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo.* 6b-13: Os discípulos são enviados para continuar a missão de Jesus: pedir mudança radical da orientação de vida (conversão), desalienar as pessoas (libertar dos demônios), restaurar a vida humana (curas). Os discípulos devem estar livres, ter bom senso e estar conscientes de que a missão vai provocar choque com os que não querem transformações. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )
Comentário do Evangelho

A característica do Reino é a prática da justiça
Os três Evangelhos sinóticos registram o chamado e o envio dos Doze (apóstolos), com as recomendações para a missão. Esta visa à libertação de toda opressão e exclusão, promovendo a vida plena para todos. A característica do Reino anunciado é a prática da justiça que regenera a vida e liberta. O missionário tem autoridade sobre os espíritos impuros. Os oprimidos estão subjugados pelos espíritos impuros dos poderosos deste mundo, que lhes confundem a mente, humilhando-os em sua condição de pobreza e seduzindo-os com promessas de riquezas fáceis. A solidariedade e a partilha libertam estes empobrecidos da opressão. Os discípulos missionários são enviados para as casas e não para as sinagogas. O seu despojamento é um ato de abandono nas mãos de Deus e de confiança na bondade colocada por Deus nos corações daqueles a quem são enviados. A missão é um encontro com a vida que se manifesta nas pessoas, seja ela frágil, seja exuberante. É a comunhão com esta vida, restaurando-a na plenitude de Deus. (Autor: José Raimundo Oliva).
A igreja celebra hoje:
São João de Brito

O Santo deste dia , São João de Brito, nasceu em Lisboa em 1647 e era filho de Salvador de Brito Pereira, que chegou a ser governador do nosso Rio de Janeiro. De nobre família, São João de Brito fisicamente era desde pequeno muito doente, porém isto não impediu que o jovem aplicado aos estudos e inteligente conseguisse corresponder ao chamado de Deus ao Sacerdócio.São João de Brito entrou na Companhia de Jesus; estudou em Coimbra e só terminou sua formação nas missões da Índia. O Santo de hoje foi sempre muito penitente, tanto assim que vestia roupas pobres, dormia no chão; e já depois de Ordenado sacerdote ,São João suportava o inchaço dos pés nas longas caminhadas.São João de Brito era alegre, educado e pobre ; carregava consigo apenas a Bíblia, breviário e um livro de evangelização. Desta maneira partia com santidade para anunciar o Evangelho de maneira encarnada na realidade e na língua do povo hindu , e muitas vezes era perseguido e até torturado.São João de Brito viajou para Portugal a fim de tratar das missões da Índia e quando voltou encontrou igrejas queimadas, casas de cristãos saqueadas, tudo isto devido uma rebelião de religiosos hindus que não queriam saber do Deus verdadeiro. Por conseqüência da sede pela salvação das almas São João Brito, em 1693 foi preso, levado para uma colina, onde depois de rezar se entregou sorridentes nas mãos dos loucos, cruéis que cortaram sua cabeça, mutilaram suas mãos, seus pés e colocaram o corpo do mártir num poste como alimento para aves.São João Brito...rogai por nós!
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm -www.paulinas.org.br- www.padremarcelorossi.com.br - http://www.aciprensa.com/twitter.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário