Bom Dia Evangelho
3 de fevereiro de 2010 — Quarta-feira
Ano C - São Brás
(BMt., Cor Vermelha)
São Brás foi médico e bispo, procurava, deste modo, devolver não só a saúde do corpo, mas também a da alma. Por isso, animava sempre os cristãos perseguidos, incentivava-os a se manterem firmes na fé, quando eram perseguidos. Recebamos com piedade e fé a bênção de nossas gargantas, para que proclamemos com nossa vida as maravilhas que o Senhor faz por nós. São Brás morreu mártir, na perseguição de Licínio, no século IV.
Oração
Senhor Jesus, não permitas que as adversidades me impeçam de seguir adiante no cumprimento da missão que me confiaste.
EVANGELHO
Mc 6,1-6O escândalo da encarnação
* 1 Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: «De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? 3 Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. 4 Então Jesus dizia para eles que um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e em sua família. 5 E Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. 6 E Jesus ficou admirado com a falta de fé deles.
* 6,1-6a: Os conterrâneos de Jesus se escandalizam: não querem admitir que alguém como eles possa ter sabedoria superior à dos profissionais e realize ações que indiquem uma presença de Deus. Para eles, o empecilho para a fé é a encarnação: Deus feito homem, situado num contexto social. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )
Comentário do Evangelho
Amor capaz de gerar a vida
Após ter recebido o batismo de João Batista, Jesus teria se fixado em Cafarnaum. Na narrativa de hoje, ele vai com seus discípulos à sua terra de origem, Nazaré. A narrativa se desenvolve a partir de um contexto de ensino de Jesus: de início ele começa a ensinar na sinagoga, e, no fim, percorre os povoados da região, ensinando. O tema da narrativa é a rejeição de Jesus em sua própria terra. Pelos termos "terra", "parentes", "casa", o evangelista designa os fiéis da instituição judaica do tempo de Jesus. A rejeição é levada ao extremo em Jerusalém: "Jerusalém, Jerusalém que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados". Na ótica dos poderosos, são eles próprios que determinam o destino do mundo. Porém, Deus revela que é através da humildade de seu Filho, com sua prática e seu ensino, que se manifesta o amor capaz de gerar a vida que permanece para sempre e transforma este mundo. (Autor: José Raimundo Oliva-www.paulinas.org.Br)
A igreja celebra hoje:
São Brás
Neste dia lembramos a vida santa de São Brás, venerado tanto no Oriente como no Ocidente, o qual é conhecido pelo testemunho e sua proteção das doenças da garganta. São Brás nasceu na Armênia no século III , foi médico e bispo em Sebaste. Como profissional na medicina usava dos seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde do corpo, mas também a da alma, pois se ocupava de evangelizar os pacientes.No tempo de São Brás aconteceu uma forte perseguição religiosa, por isto como Santo bispo procurou exortar seus fiéis à firmeza da fé. Por sua vez, o santo de hoje, que era testemunho de segurança em Deus, retirou-se para um lugar solitário a fim de continuar governando aquela Igreja, porém ao ser descoberto por soldados disse: "Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor".São Brás é conhecido como protetor da garganta, justamente porque ao se dirigir para o martírio lhe foi apresentado uma mãe desesperada com seu filho que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta, diante desta situação o Santo em Deus curou milagrosamente a criança. Já processado e condenado, São Brás enfrentou muitas torturas sem trair a fé em Jesus, até mesmo a de arrancarem com dentes de ferro pedaços de sua carne até ser degolado em 316.São Brás...rogai por nós
Fonte: http://odiadossantos.carissimus.com/Cas/CalendarioDosSantos.htm
"Amar ao próximo deve ser tão natural como viver e respirar”.Beata Madre Teresa de Calcutá
Nenhum comentário:
Postar um comentário