segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bom dia Evangelho - 2 de fevereiro de 2010 — Terça-feira
Ano C - Apresentação do Senhor
(Gl, Pf. Pr., Bênção das Velas, Cor Branca)

Celebremos com piedade o encontro com o Senhor. Corramos para junto dele levando nossas luzes. Acrescentemos ao brilho de nossas velas, o amor daquele que nos trouxe o esplendor da eternidade. O silêncio da chama ilumina, e a fé autêntica contagia a muitos. Jesus é Luz que dissipa toda treva. Maria trouxe em seus braços benditos a verdadeira luz e a apresentou, e ela iluminou a todos os que estavam sem rumo na escuridão da noite: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas”(Jo 8,12).
Oração

Senhor Jesus, possa eu aprender de ti e de tua família a obediência ao Pai e o serviço humilde à humanidade.
Evangelho
Apresentação do SenhorLc 2,22-3222

Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor. 24 Foram também para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme ordena a Lei do Senhor.O Messias, sinal de contradição -* 25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele. 26 O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus, para cumprirem as prescrições da Lei a respeito dele, 28 Simeão tomou o menino nos braços, e louvou a Deus, dizendo:29 «Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz.30 Porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel.»* 21-24: Todo primogênito pertencia a Deus, e devia ser resgatado por meio de um sacrifício. Nessa ocasião, também se fazia a purificação da mãe, e se oferecia um cordeiro. Quem era pobre podia oferecer duas rolas ou dois pombinhos, em lugar do cordeiro (cf. Lv 5,1-8). O Messias nasce como dominado, em lugar pobre, e vem pobre, para os pobres. * 25-40: Simeão e Ana também representam os pobres que esperam a libertação. E Deus responde à esperança deles. O cântico de Simeão relembra a vida e missão do Messias: Jesus será sinal de contradição, isto é, julgamento para os ricos e poderosos, e libertação para os pobres e oprimidos (cf. Lc 6,20-26).
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho

O amadurecimento no amor liberta e cria novas relações
Lucas, nesta sua narrativa da apresentação do menino no Templo, faz um contraste. Por cinco vezes ele repete que os pais do menino agiam em cumprimento da Lei. Porém, o centro da narrativa é a fala de Simeão que anuncia que o menino será um sinal de contradição. O menino que foi submetido à Lei, crescendo e ficando cheio de sabedoria e graça, libertará a todos do jugo desta Lei e de qualquer outra forma de opressão, entrará em choque com o sistema do Templo de Jerusalém e das sinagogas. O amadurecimento no amor liberta e cria novas relações, justas e fraternas, entre todos os homens e as mulheres. (Autor: José Raimundo Oliva)
A igreja celebra hoje:
São Cornélio

Neste dia a liturgia celebra a festa da apresentação do Senhor no templo pelas mãos de Maria e José, porém lembramos neste dia a santidade do centurião Cornélio que se encontra gravado nos Atos dos Apóstolos:"Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada "a Itálica". Em sua piedade e temor a Deus, que toda a sua casa compartilhava, ele fazia muitas doações ao povo judeu e invocava a Deus a toda hora"Foi este homem caridoso de coração aberto e desejo de Deus que acabou como ponte para que o Evangelho chegasse ao mundo pagão, já que o Senhor lhe inspirou a abrir as portas para São Pedro, que por sua vez também foi preparado e enviado a evangelizar os pagãos, através de uma visão nos nos narra as Sagradas Escrituras.Depois de evangelizar Cornélio, sua família e amigos, além de contemplar o derramamento do Espírito Santo sobre todos os que apenas o ouviam, São Pedro conferiu a eles o Sacramento do Batismo e assim fez a experiência do Pai amado que quer a salvação de TODOS, pois não faz acepção de pessoas. Desta forma São Cornélio chegou a formar uma comunidade de cristãos em Cesaréia, e mais tarde eleito primeiro bispo.São Cornélio...rogai por nós!
Fonte:
www.paulinas.org.br- www.ens.org.br-www.cancaonova.com.br-www.padremarcelorissi.com.br
Terça-feira(2/fev/2010)
UM BRAÇO AMIGO Aquela era uma noite como outra qualquer para aquele moço que voltava para casa pelo mesmo roteiro de sempre,há três anos. Ele seguia tateando com sua bengala para identificar os acidentes do caminho, que eram seus pontos de referência,como todo deficiente visual. Mas, naquela noite, uma mudança significativa havia acontecido no seu caminho:um pequeno arbusto, que lhe servia de ponto de referência e estava ali pela manhã, fora arrancado. A rua estava deserta e ele não conseguia mais encontrar o rumo de casa. Andou por algum tempo, e percebeu que havia se afastado bastante da sua rota, pois verificou que estava numa ponte sobre o rio que separa a sua cidade da cidade vizinha. Era preciso encontrar o caminho de volta. Mas como, sem o auxílio da visão? Começou a tatear com sua bengala, quando uma voz tremula de mulher lhe indagou: - O senhor está encontrando alguma dificuldade? - Acho que me perdi, respondeu o rapaz. - Foi o que pensei, comentou a mulher. - Quer que o acompanhe a algum lugar? O rapaz lhe deu o endereço e ela, oferecendo-lhe o braço, o conduziu até a porta de casa. - Não sei como lhe agradecer, falou o moço. - Eu é que lhe devo um sincero agradecimento, respondeu ela, já com voz firme. - Não compreendo, retrucou o rapaz. E a jovem senhora então explicou:- Há uma semana meu marido me abandonou. Eu estava naquela ponte para me suicidar, pois eu estou grávida e geralmente àquela hora a rua e a ponte estaria deserta. Aí encontrei o senhor tateando sem rumo e mudei de idéia. Eu e essa criança vamos viver uma boa noite!!!!!!!!!!! Moral da história, muitas vezes estamos fora do caminho, e Deus coloca Anjos através de pessoas para nos ajudar, pense nisso.tjl@01022010-1722lt

Nenhum comentário:

Postar um comentário