segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BOM DIA EVANGELHO
20 de setembro de 2010 — Segunda-feira
Ss. André Kim T.,
Paulo Chong, Comps. Mts.
(Presb., Mts., Mem., Cor Vermelha)
"O mundo será daqueles que saibam amá-lo mais e melhor."

No início do século XVII a fé cristã entrou pela primeira vez em terras da Coreia, por iniciativa de alguns leigos, surgindo uma Comunidade forte e fervorosa. Somente em 1836 chegaram os primeiros missionários. Ali a Igreja sofreu três perseguições: 1839, 1846, 1866. Foram cento e três mártires: o sacerdote André Kim Taegón, o notável apóstolo leigo Paulo Chong e muitos homens e mulheres, casados e solteiros, idosos, jovens, crianças. Todos eles consagraram com seu martírio a Igreja que nascia nessas terras coreanas.
Deus nos fala
Eis a grande experiência de realização humana que podemos fazer: bondade, generosidade, justiça, amor. A mensagem de Cristo não é para ficar escondida, mas anunciada com toda sua força, para iluminar nossa vida.
Oração
Pai, transforma-me em lâmpada do Reino, para que, por meio de meu testemunho de vida, eu possa mostrar teu caminho a muitas pessoas que vagam nas trevas.
Salmos: Sl 14
— O justo habitará no monte santo do Senhor.— O justo habitará no monte santo do Senhor.— Aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho: Lc 8,16-18
- O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas. - Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. - Palavra da salvação.

Comentário do Evangelho
Neste seu texto, Lucas segue de perto o Evangelho de Marcos, colocando este bloco de sentenças após a parábola do semeador e sua explicação. Estas sentenças estão dispersas no Evangelho de Mateus. A lâmpada acesa que ilumina, em Mateus , significa os discípulos que devem ser a luz do mundo na sua ação missionária. Em Marcos e em Lucas, a lâmpada é a Palavra, que vem revelar o oculto. Temos aqui dois sentidos: revelar a falsidade da doutrina dos fariseus, ou revelar amplamente os mistérios de Jesus, inicialmente comunicados aos discípulos. Nesse sentido, segue-se a sentença sobre o que está escondido ou secreto, e que será descoberto e tornado público. A advertência, "olhai, portanto, a maneira como ouvis!", envolve-se em obscuridade. No Evangelho de Marcos encontra-se: "cuidado com o que ouvis!". Pode-se pensar que o Evangelho de Jesus deve ser ouvido com responsabilidade e compromisso, e não de maneira displicente e descomprometida. A sentença final é característica da sociedade que favorece a acumulação de riquezas e a exclusão. Ela pode ser adaptada àqueles que, com fé, acolhem o Reino, em oposição àqueles submissos à ideologia da Lei, que rejeitam a Palavra e perdem suas tradições abraâmicas.
A igreja celebra hoje

Santos Mártires da Coréia
Tornamos célebre neste dia o testemunho dos 103 mártires coreanos que foram canonizados pelo Papa João Paulo II, na sua visita a Seul em maio de 1984.
Tudo começou com o interesse pelo Cristianismo por parte um grupo de letrados que ao lerem o livro do missionário Mateus Ricci com o título "O verdadeiro sentido de Deus", tiveram a iniciativa de encarregar o filho do embaixador coreano na China na busca das riquezas de Jesus Cristo. Yi Sung-Hun dirigiu-se ao bispo de Pequim que o catequizou e batizou, entrando por aía Boa - Nova na Coréia, ou seja,por meio de um jovem e ousado leigo cristão que com amigos fundaram uma primeira comunidade cristã.
Com a eficácia do Espíprito começaram a evangelizar de aldeia a aldeia ao ponto de somarem em dez anos dez mil testemunhas da presença do Ressuscitado.
Várias vezes solicitaram do bispo de Pequim o envio de sacerdotes, a fim de organizar a Igreja, Roma porem era de difícil no acesso e o Papa sofria com a prepotência de Napoleão, resultado: somente a Igreja pôde socorrer os cristãos coreanos somente trinta anos depois, quando os cristãos coreanos tinham sido martirizados aos milhares, juntamente com os 103 mártires, dentre estes, André Kim, o primeiro padre coreano morto em 1845, dez clérigos e 92 leigos.
Alguns testemunhos ficaram gravados, e dentre tantos:
"Dado que o Senhor do céu é o Pai de toda a humanidade e o Senhor de toda a criação, como podeis pedir-me para o trair? Se neste mundo aquele que trair o pai ou a mãe não é perdoado, com maior razão não posso nunca trair aquele que é o Pai de todos nós!" (Teresa Kwon).
Os primeiros mártires coreanos escreveram com sangue as primeiras páginas da história a Igreja da própria pátria, que na data da canonização, bicentenária do início da evangelização da Coréia, esta nação contava com 1.4000.000 católicos, 14 Dioceses, 1.200 sacerdotes, 3.500 religiosos e 4.500 catequistas, atestando mais uma vez a frase de Tertuliano:
"O sangue dos mártires é sangue de novos cristãos!"
TJL@ -

Nenhum comentário:

Postar um comentário