quarta-feira, 22 de setembro de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Terça-feira, 21 de setembro de 2010
S. Mateus (apóstolo e evangelista), Ofício de Festa, 1ª do Saltério (Livro III), cor vermelha

Hoje: Dia da Árvore, dia do Rádio e do Radialista, dia do Fazendeiro, dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência e dia da Jornada Internacional da Paz das Nações Unidas e dia Mundial de Alzheimer.
Santos: Efigênia, Mateus (apóstolo e evangelista), Maura de Troyes, Panfílio, Isaac (Chipre), Eusébio (Fenícia), Bem-Aventurado Loourenço Imbert (1839), Jonas, Lulian da Alemanha (Confessor franciscano, 1ª ordem)

Antífona: Ide e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei. (Mt 28, 19-20)

Oração: Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torna-lo apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo Responsorial: 18(19A), 2-3.4-5 (R/.5a)
Seu som ressoa e se espalha em toda terra


Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta noticia.
Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo sua voz.
Jesus transforma e inclui o pecador

Evangelho: Mateus (Mt 9, 9-13)
Defender a justiça e a dignidade humana
Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me". Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: "Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: 'Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores". Palavra da Salvação!
Leituras paralelas: Mc 2, 13-17; Lc 5, 27-32

Comentando o Evangelho
Quero misericórdia!

A censura dos fariseus por Jesus se ter sentado à mesa com os cobradores de impostos e os pecadores serviu de ocasião para explicitar um aspecto fundamental de sua ação missionária: no trato com as pessoas, buscava ser o máximo misericordioso, não se deixando levar por preconceitos, nem se desesperando quanto á possibilidade de conversão de seus interlocutores. Exatamente o contrário da atitude dos fariseus!

Como a missão de Jesus consistia em colocar-se a serviço dos pecadores, nada mais conveniente do que ser misericordioso para com eles. Sendo o Messias, podia dar-se ao luxo de assumir uma postura de juiz e condená-los desapiedadamente. Ou então, mantendo-se à distância, denunciar-lhes o pecado e tentar arrancá-los do mundo pecaminoso em que viviam. A opção de Jesus vai numa outra direção. Coloca-se no meio daqueles aos quais veio anunciar a salvação, exercendo sua missão mediante a partilha de vida. Este é o canal pelo qual o amor de Deus atinge aqueles que o preconceito religioso relegou à condição de malditos e condenados. Jesus salva pela misericórdia!

Sua ação pauta-se por lógica irrefutável: coloca-se ente os pecadores, por ter vindo para eles. Assim como os médicos vão em busca de pessoas doentes, Jesus vai ao encalço de quem, de fato, necessita ser salvo. Portanto, longe de estar agindo de maneira censurável, seu gesto é cheio de sentido divino. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano C, Padre Jaldemir Vitório, sj ©Paulinas, 1997]

A igreja celebra hoje
São Mateus

São Mateus foi coletor de impostos, Apóstolo e Evangelista. Mateus deixa o dinheiro para seguir Jesus. O Evangelho a ele atribuído nos fala mais amplamente que os outros três do uso certo do dinheiro: "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus." Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Mateus o rico coletor, respondeu ao chamado de Jesus com entusiasmo. No seu Evangelho ele esconde humildemente este particular, mas a informação foi divulgada por Lucas: Levi preparou ao Mestre uma grande festa na própria casa; numerosa multidão de publicanos e outra gente sentavam-se a mesa com eles. "Depois, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro, fazendo o bem. É dele de fato que nos refere a admoestação do Mestre: "Quando deres esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará." Quando os outros Evangelistas, Marcos e Lucas falam do episódio do coletor de impostos chamado a seguir Jesus, falam de Levi. Mateus ao contrário prefere denominar-se com o nome mais conhecido de Mateus e usa o apelido de publicano, que sua como usuário ou avarento, "para demonstrar aos leitores - observa São Jerônimo - que ninguém deve desesperar da salvação, se houver conversão para vida melhor."

Da atividade de Mateus após o Pentecostes, conhecemos somente seu admirável Evangelho, dirigido particularmente aos judeus e que é caracterizado por cinco grandes discursos de Jesus sobre o reino de Deus. São Mateus foi martirizado na Etiópia, e suas relíquias permanecem e são honradas até hoje em Salerno.

Para sua reflexão: Não somente perdoa pecados, mas transforma o pecador: de um explorador, com uma palavra, faz um discípulo. O sistema de arrecadação de impostos, por intermediários a serviço dos romanos ou do governador regional, prestava-se a abusos, favorecia e tornava odiosos esses profissionais; os cobradores pertenciam à categoria formal de “pecadores”. O chamado soberano de Jesus transfere da escravidão do dinheiro à liberdade do seguimento. “Chamado Mateus”: o narrador identifica o apóstolo com Levi. Os fariseus se sentem guardiães da separação que garante a pureza e com ela a santidade ou consagração do povo; entre as separações, a mais importante é entre “justos e pecadores”. À força de observâncias, não entendem a Escritura; consideram-se sãos e santos. Supõem insanável a situação que Jesus veio sanar. Mas o primeiro passo para a cura é reconhecer a doença. (Bíblia dos Capuchinhos)

A alegria é a saúde da alma. (Santo Hilário)
TJL@ - WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário