quarta-feira, 22 de setembro de 2010

BOM DIA EVANGELHO
22 de setembro de 2010 — Quarta-feira
25ª Semana Comum
Formulário do 25° Domingo Comum
(Cor Verde)

"É preciso ter fé e crer no Espírito Santo, deixando invadir por sua influência."
É tão bom sabermos que Cristo conta conosco para o anúncio do seu evangelho. No batismo recebemos a grande graça de tornarmo-nos verdadeiramente filhos de Deus, mas também comprometemo-nos a viver a mesma missão de Jesus. Por isso, não podemos estranhar o que Ele nos manda fazer: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas”. É preciso estar sempre pronto para cumprir o chamado.
Deus nos fala
Todos devemos acolher com amor e respeito a Palavra de Deus, que está presente e é anunciada no meio de nós. Os apóstolos, corajosamente disponíveis ao evangelho, assumem a tarefa de anunciar o reinado de Deus, conforme o mandato de Jesus.
Oração
Pai, tendo recebido a tarefa de continuar a missão de Jesus, ensina-me a imitá-lo tanto no modo de ser e de pregar, quanto na pobreza e na coragem de enfrentar a rejeição.


-- LITURGIA --
Lc 9,1-6A missão dos discípulos
Evangelho: Lc 9,1-6

- O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas. - Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares. - Palavra da salvação.

Comentário do Evangelho
Os discípulos de Jesus, a partir de seu chamado, vão, progressivamente, sendo integrados por Jesus em seu ministério. A tarefa missionária desenvolve-se em três momentos: convocação (chamado), outorga de poder e envio para o anúncio. Jesus envia seus discípulos despojados de tudo. Semelhante despojamento podia ser encontrado entre os "carismáticos errantes", filósofos ou seus discípulos, que eram figuras conhecidas entre os gregos. Aí representavam a simples rejeição da maneira de viver da sociedade grega, acomodada e elitista. Para os discípulos de Jesus é diferente. Eles devem seguir despojados, entregues à providência daqueles que encontrarão nas casas, pelos caminhos. Pode-se considerar que se trata de um critério de seleção. Aqueles que se sensibilizarem e os acolherem estarão aptos para se integrarem, de imediato, no conjunto do discipulado, formando novas comunidades. O sucesso da missão resulta da confiança e autoentrega dos enviados e da acolhida amorosa por parte dos destinatários, disponíveis para a solidariedade e para a comunhão.

A igreja celebra hoje
São Maurício e companheiros
Hoje Roma muitas vezes e chamada de Cidade Eterna, onde se encontramos a Cátedra de São Pedro, ocupada pelo atual papa João Paulo II. Roma é considerada pelos Católicos como sinal visível do Sacramento Universal da Salvação, a Igreja; porépara isto muitos mártires deram a vida para "compraram" com o sangue a vitória do Cristianismo sobre o Império Romano que em 381 dobrou os joelhos diante do verdadeiro Deus e verdadeiro homem Jesus Cristo.São Maurício e Companheiros, faziam parte da tropa de valentes guerreiros e mártires do Senhor, que estiveram envolvidos no massacre da Legião Tebaica. O imperador Diocleciano precisando combater tropas que ameaçavam o Império no Oriente, foi ao amigo Maxímiano para que o mesmo, organizasse um forte exército. Tendo feito um progresso, o imperador mandou que o exército parasse para descansar e oferecer sacrifícios aos deuses, em sinal de agradecimento.Imediatamente os soldados cristãos se opuseram a tal ordem :"Somos teus soldados e não menos servidores de Deus. Sabemos perfeitamente a nossa obrigação como militares, mas não nos é lícito atraiçoar o nosso Deus e Senhor. Estamos prontos a obedecer a tudo que não contrarie a lei de Jesus Cristo."Começaram a matar parte deste grupo, e o oficial Maurício com seus companheiros foram que mais se destacaram, pois acolheram por amor e fé em Jesus Cristo a palma do martírio, e dando o mais perfeito assim o testemunho. Providencialmente, ou seja, como sinal da grande fidelidade destes cristãos, o local à beira do rio Ródano ficou conhecida como Martigny, nome que deriva de mártir.
TJL@ - WWW.PAULINAS.ORG.BR - WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR-WWW.PADREMARCELOROSII.COM.BR-http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário