sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bom dia evangelho
Mês Vocacional - 4 de setembro de 2010 — Sexta-feira
São Gregório Magno
Ano c- São Lucas - (PpDr., Mem., Cor Branca)
São Gregório Magno, ainda como prefeito de Roma, entrou para a vida monástica, a qual viveu com intensidade, fundando vários mosteiros sob a regra beneditina. Foi ordenado diácono e interveio em várias missões, como enviado papal. Eleito papa em 590, exerceu grande atividade no governo da Igreja, zeloso na caridade, no cuidado das populações maltratadas pelos bárbaros e na ação missionária. Fez grandes reformas na Liturgia. Deixou-nos muitos escritos. Morreu no ano de 604.
Deus nos fala
O apóstolo não se amedronta diante das observações e dos julgamentos humanos, pois se submete ao julgamento de Deus. E Jesus, a nova Aliança, o vinho novo do Reino, não cabe nos velhos padrões religiosos concebidos. Ele nos trouxe um novo jeito de viver.
Oração
Pai, abre meu coração para acolher a novidade trazida por Jesus, sem querer deturpá-la com meus esquemas mesquinhos e contaminá-la com o egoísmo e o pecado.

EVANGELHO
Vinho novo = vida nova -Lc 5,33-39

Algumas pessoas disseram a Jesus:
- Os discípulos de João Batista jejuam muitas vezes e fazem orações, e os discípulos dos fariseus fazem o mesmo. Mas os discípulos do senhor não jejuam.
Jesus respondeu:
- Vocês acham que podem obrigar os convidados de uma festa de casamento a jejuarem enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
Jesus fez também esta comparação:
- Ninguém corta um pedaço de uma roupa nova para remendar uma roupa velha. Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: "O vinho velho é melhor."


COMENTARIO do Evangelho
A novidade de Jesus
Quem questiona Jesus são os fariseus e seus escribas, que já vinham murmurando contra ele (cf. Lc 5,30). Eles tinham o costume de jejuar ostensivamente duas vezes por semana. À observância do jejum, Lucas acrescenta as orações rituais, que, também, são cobradas de Jesus. Jesus sai do esquema do homem piedoso. Ele senta-se à mesa com companhias pouco recomendáveis. E não pratica aquela forma de ascese que caracteriza o homem religioso segregado: o jejum. Jesus e seus discípulos vivem a alegria das núpcias da Nova Aliança, anunciada pelos profetas. Para esta festa, vivida nas comunidades, todos estão convidados, sem discriminação, sem segregação. A novidade de Jesus está bem expressa nas duas simples parábolas que seguem. No último versículo, destoando do conjunto, Lucas faz alusão aos judeus que estão apegados à velha aliança e rejeitam a nova. (Autor: José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje
São Gregório Magno

Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Jerônimo e São Gregório são os grandes Doutores da Igreja Católica, onde hoje celebramos a Memória deste Magno de Cristo. São Gregório I nasceu em Roma no ano 540 numa família nobre que muito o motivou a vida Pública.
Gregório chegou a ser um ótimo prefeito de Roma, pois era desapegado dos próprios interesses, fruto da renúncia de si mesmo, tanto assim que vendeu tudo o que tinha para auxiliar os pobres e a Igreja. São Bento exercia forte atração na vida de Gregório, por isso além de ajudar a construir muitos mosteiros, o próprio entrou para a Religiosa vida de ora et labora.
Homem certo, no lugar certo e na certa, este foi Gregório que era alguém de senso de dever, de medida e dignidade, além de intensa vida interior, a qual se percebe quando escreve sobre o 'ideal do pastor': " O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento...Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade . Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus ". Com a morte do Papa da época, São Gragório foi o escolhido para "sentar" na Cátedra de Pedro, e assim chefiar com segurança a Igreja num tempo em que o mundo romano passava para o mundo medieval. São Gregório Magno, Papa e Doutor Igreja que entrou no Céu com 65, deixou marcas em todos os campos, vale lembra na Liturgia a o canto Gregoriano, o qual eleva os corações ao Deus que é fonte de toda Santidade.
São Gregório Magno...rogai por nós!
TJL@ -

Nenhum comentário:

Postar um comentário