quarta-feira, 4 de abril de 2012

BOM DIA EVANGELHO-04/ABR/012

BOM DIA EVANGELHO3 de abril de 2012 —Terça-feira-Semana Santa-(Pf. da Paixão II, Cor Roxa)
Cristo, que anunciou a paz, a dignidade da vida, amou os pobres, os doentes, os pecadores e sofredores, assume também o sofrimento imposto pelos homens. Ele rejeita a lógica humana do poder e da força. Abraçou seu martírio por amor ao Pai e à nossa humanidade, tornando o dom gratuito da salvação ao alcance de todos. Que em nossos dias a dignidade de cada pessoa não seja ferida por nossas hipocrisias e injustiças.
Oração
Pai, faze-me viver em sintonia com Jesus, de modo que meus preconceitos não venham a influenciar minha adesão a ele.
Deus nos fala
Deus confiou a seu Servo uma missão para todas as gentes, pois nada pode impedir a vontade amorosa do Pai. É o Cristo, o Servo por excelência, o eterno banquete do Reino, que é amor e entrega.

EVANGELHO
Jesus tem gesto de carinho ao traidor
Evangelho segundo S. João 13,21-33.36-38.
Naquele tempo, estando Jesus à mesa com os discípulos, sentiu-Se intimamente perturbado e declarou: «Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há-de entregar!»
Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem a quem se referia.
Um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa reclinado no seu peito.
Simão Pedro fez-lhe sinal para que lhe perguntasse a quem se referia.
Então ele, apoiando-se naturalmente sobre o peito de Jesus, perguntou: «Senhor, quem é?»
Jesus respondeu: «É aquele a quem Eu der o bocado de pão ensopado.» E molhando o bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.
E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Jesus disse-lhe, então: «O que tens a fazer fá-lo depressa.»
Nenhum dos que estavam com Ele à mesa entendeu, porém, com que fim lho dissera.
Alguns pensavam que, como Judas tinha a bolsa, Jesus lhe tinha dito: 'Compra o que precisamos para a Festa', ou que desse alguma coisa aos pobres.
Tendo tomado o bocado de pão, saiu logo. Fazia-se noite.
Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus.
E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.»
«Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: 'Para onde Eu for vós não podereis ir', também agora o digo a vós.
Disse-lhe Simão Pedro: «Senhor, para onde vais?» Jesus respondeu-lhe: «Para onde Eu vou, tu não me podes seguir por agora; hás-de seguir-me mais tarde.»
Disse-lhe Pedro: «Senhor, porque não posso seguir-te agora? Eu daria a vida por ti!»
Replicou Jesus: «Darias a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo, antes de me teres negado três vezes!» -Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Santo do dia : Santa Engrácia, virgem, mártir, +1050, S. Ricardo de Chichester, bispo, +1253

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Liturgia Latina das Horas
«Desce o Verbo de Deus», Hino de Laudes da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
«Antes de morrer, o Salvador entrega-Se aos discípulos»
Desce o Verbo de Deus à nossa terra,
Sem deixar a direita de Deus Pai
E, lançada a semente do Evangelho,
Chega o Senhor ao ocaso da vida.
-Um discípulo O entrega aos inimigos;
Mas, antes de morrer, o Salvador
Entrega-Se aos discípulos, dizendo:
Sou o Pão vivo que desceu do Céu (Jo 6,51).
-O Corpo de Jesus é alimento,
O Seu Sangue, bebida verdadeira.
Viverá para sempre o homem novo
Que tomar deste Pão e deste Vinho.
-Nascendo, quis ser nosso companheiro,
Na Ceia Se tornou nosso alimento,
Na Morte Se ofereceu como resgate,
Na Glória será nossa recompensa.
-Hóstia Santa, penhor de Salvação,
Perene manancial de eterna Vida,
O inimigo teima em combater-nos;
Salvai-nos com a Vossa fortaleza.
-Ao Senhor Uno e Trino dêmos glória,
Cantemos Seu louvor por todo o sempre;
A todos nos conceda a Vida eterna,
Abrindo-nos as portas do Seu Reino.

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Xisto I
O imperador Trajano, no final do seu reinado, julgou que devia diminuir a própria política de perseguição nos combates ao cristianismo, também porque a "infâmia" de ser cristão servia, mais freqüentemente, para resolver atritos políticos ou familiares do que para dirimir questões religiosas.
Tal clima de "tolerância" disfarçada, que não mudou nem mesmo os métodos e as perseguições, prosseguiu até no governo do imperador Adriano, o qual escreveu ao procônsul da Ásia: "Se um faz as acusações e demonstra que os cristãos estão operando contra as leis, então a culpa deve ser punida segundo a sua gravidade. Mas se alguém se aproveita deste pretexto para caluniar, então é este último que deve ser punido".
Nessa realidade, elegeu-se Xisto I, filho de pastores romanos, que se tornou o sétimo sucessor do trono de são Pedro, em 115. Seu governo combateu com veemência as doutrinas maléficas dos gnósticos, ou seja, os princípios da existência seriam transmitidos através do "conhecimento revelado" por inúmeras potências celestes, que feriam todos os fundamentos da religião de Cristo.
A este papa deve-se a introdução de muitas normas disciplinares de culto litúrgico. Proibiu as mulheres de tocarem o cálice sagrado e a patena, que é o pratinho de metal, dourado ou prateado, usado para depositar a hóstia consagrada. Instituiu o convite aos fiéis para cantarem o sanctus junto com o celebrante, durante a missa. Introduziu a água no rito eucarístico e determinou que a túnica ou corporal fossem feitos de linho.
O papa Xisto I morreu durante a perseguição do imperador Adriano, em 125. Estava próximo de Roma, visitando a diocese de Frosinone, provavelmente onde sofreu o suplício, pois foi enterrado na acrópole de Alatri. A sua celebração foi mantida no dia 3 de abril, como sempre foi reverenciado pelos devotos alatrianos, que guardam as suas relíquias na igreja da catedral da cidade.

São Xisto I-Papa-115-125
FONTE: http://www.meusanto.com.br/ - www.paulinas.org.br-www.cancaonova.org.br-www.evangelhodocotidiano.org.br-http://www.cademeusanto.com.br - http://www.arautos.org.br//www.bibliacatolica.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário