domingo, 29 de abril de 2012

BOM DIA EVANGELHO-30;04;012

BOM DIA EVANGELHO
30 DE ABRIL DE 2012 30 de abril de 2012
Segunda-feira-4ª Semana da Páscoa-(Pf. Pascal, Cor Branca

«A fé lhes abrirá as portas da contemplação, e fará possível, quase necessária, sua resposta de amor»(Cristo centro, n. 969)

Que a fé não nos faça pessoas altamente protegidas e fechadas. Ao contrário, que ela nos faça pessoas abertas ao diálogo, ao acolhimento e à compreensão de nossa história. Pedro compreendeu isso em sua relação com os pagãos. Em novas situações históricas devemos fazer a mesma coisa, pois hoje devemos ser a porta que se abre para que outros possam ver a Cristo, a porta verdadeira do Reino. Sendo hoje o Dia Nacional da Mulher, que elas tenham um lugar em nosso país, em nossas famílias, e sejam amadas e respeitadas.
Deus nos fala - A fé autêntica traz-nos liberdade, conduz-nos ao diálogo, e não nos fecha em esquemas até mesquinhos. Nossa escolha é a do Cristo, porta verdadeira que nos conduz ao Reino. Escutemos a Palavra e examinemos nossa vida.

Oração
Meu Deus, ajudai-me a escutá-lo neste momento de oração, porque Vós me daí vida, e em abundância. Concedei-me amá-lo mais a Vós que a mim mesmo, dai-me a graça de saber entrar pela porta que me sinalai e que em definitiva sejais Vós realmente o Senhor da minha vida inteira. Escutar e seguir meu Bom Pastor

Evangelho
Do santo Evangelho segundo São João 10, 1-10
 O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz. Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar. Jesus tornou a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. — Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

MEDITANDO O EVANGELHO
“O Evangelho de são João, no décimo capítulo, descreve-nos as características peculiares da relação de Cristo Pastor com o seu rebanho, uma relação tão estreita que jamais alguém poderá raptar as ovelhas da sua mão. De facto, elas estão unidas por um vínculo de amor e de conhecimento recíproco, que lhes garante o dom incomensurável da vida eterna. Ao mesmo tempo, a atitude do rebanho em relação ao Bom Pastor, Cristo, é apresentada pelo Evangelista com dois verbos específicos: ouvir e seguir. Estas palavras designam as características fundamentais daqueles que vivem o seguimento do Senhor. Antes de tudo, a escuta da sua Palavra, da qual a fé nasce e se alimenta. Só quem presta atenção à voz do Senhor é capaz de avaliar na própria consciência as justas decisões para agir segundo Deus. Por conseguinte, da escuta deriva o seguir Jesus: agimos como discípulos depois de ter ouvido e aceite interiormente os ensinamentos do Mestre, para os viver no cotidiano” (Bento XVI, Regina Caeli, 15 de maio de 2011). Diálogo com Cristo A parábola do Bom Pastor me permite lembrar que Vós sois quem deve guiar minha vida. Buscais meu bem e por isso me convidais a entrar pela porta da fé, para que possais realmente ter um encontro pessoal convosco na oração e na minha vida sacramental. Ajudai-me a nunca temer, que me atreva a abrir, entrar e recorrer o caminho que me sinalais, porque é o caminho para a felicidade.

A IGREJA CELEBRA HOJE São Pio V
Antonio Miguel Ghislieri nasceu em 1504, em Bosco Marengo, na província de Alexandria, e, aos quatorze anos, já ingressara na congregação dos dominicanos. Depois que se ordenou sacerdote, sua carreira atravessou todas as etapas de maneira surpreendente. Foi professor, prior de convento, superior provincial, inquisidor em Como e Bérgamo, bispo de Sutri e Nepi, depois cardeal, grande inquisidor, bispo de Mondovi e, finalmente, papa, em 1566, tomando o nome de Pio V. A melhor definição para o seu governo é a palavra incômodo, aliás, como é o governo de todos os grandes reformadores dos costumes. Assim que assumiu, foi procurado, em Roma, por dezenas de parentes. Não deu "emprego" a nenhum, afirmando, ainda, que um parente do papa, se não estiver na miséria, "já está bastante rico". Dessa maneira, acabou com o nepotismo na Igreja, um mal que até hoje afeta as comunidades no âmbito político. Implantou, ainda, outras mudanças no campo pastoral, aprovadas no Concílio de Trento: a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e a santidade de vida dos sacerdotes, as visitas pastorais dos bispos, o incremento das missões e a censura das publicações, para que não contivessem material doutrinário não aprovado pela Igreja. Depois de conseguir a união dos países católicos, com a conseqüente vitória sobre os turcos muçulmanos invasores, e de ter decretado a excomunhão e deposição da própria rainha da Inglaterra, Elisabeth I, o furacão se extinguiu. Papa Pio V morreu no dia primeiro de maio de 1572, sendo canonizado em 1712.
Sua memória, antes venerada em 5 de maio, a partir da reforma do calendário litúrgico, passou a ser festejada nesta data, 30 de abril. São Pio V- Papa-1504-1572

Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.santuariosantaluzia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário