segunda-feira, 23 de abril de 2012

BOM DIA EVANGELHO/24 de abril de 2012 — Terça-feira

BOM DIA EVANGELHO
24 de abril de 2012 — Terça-feira
3ª Semana da Páscoa-(Pf. Pascal, Cor Branca)

Estêvão traz-nos um grande ensinamento: Quem diz não a Deus e rejeita seus mediadores está destinado ao fracasso. Dizer não a Deus é dizer não ao projeto do Reino. Por isso Jesus insiste que creiam em sua pessoa, pois Ele é o sinal supremo do amor de Deus presente no mundo. Só Ele pode salvar e dar a vida. Não tenhamos cabeça dura, e deixemos que Deus nos fale sobre sua vontade, e a cumpramos com dedicação.

Deus nos fala: Estêvão não teme a verdade e por isso a anuncia com vigor, o que irrita ao extremo os anciãos e os doutores da lei. E Jesus mostra-se como aquele que pode dar a vida verdadeira: “Eu sou o pão da vida!” Jesus é o centro de nossa fé.

Santo do dia : S. Fidélis (Fiel) de Sigmaringa, mártir, +1622, Santa Maria Eufrásia Pelletier, religiosa, fundadora, +1868, S. Bento Menni, presbítero, fundador, +1914

Oração
Pai, dá-me sensibilidade para perceber que a presença de Jesus, na nossa história, é a grande obra que realizaste: dar-nos a vida eterna.
Evangelho - Jo 6,30-35
Jesus, o pão da vida
Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos
dá o verdadeiro pão do céu.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,30-35
Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30'Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?' Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura:
'Pão do céu deu-lhes a comer'. 32Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo,
não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.'
34Então pediram: 'Senhor, dá-nos sempre desse pão'. 35Jesus lhes disse:
'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.
Palavra da Salvação.
COMENTANDO O EVANGELHO
Reflexão - Jo 6, 30-35
Quem vai até Jesus não terá mais fome e quem crer nele não terá mais sede. Jesus coloca à nossa disposição não os bens transitórios desse mundo, mas os verdadeiros bens, aqueles que são perenes, que são eternos. Por isso, é muito importante que as pessoas conheçam Jesus. Somente a partir do conhecimento da sua pessoa e do seu reconhecimento como Filho de Deus é que as pessoas poderão desfrutar dos dons do alto que o Pai nos concede por meio de Jesus e podem ter a verdadeira vida, pois ele é o Pão da Vida, o Pão da verdadeira saciedade, que sempre se dá a todos nós em alimento para a vida eterna.

São Fidelis de Sigmaringen
S. Fidélis (Fiel) de Sigmaringa, mártir, +1622
Ele nasceu numa família de nobres em 1577, na cidade de Sigmaringen, na Alemanha, e foi batizado com o nome de Marcos Reyd. Na Universidade de Friburgo, na Suíça, estudou filosofia, direito civil e canônico, onde se formou professor e advogado em 1601.
Durante alguns anos, exerceu a profissão de advogado em Colmar, na Alsácia, recebendo o apelido de "advogado dos pobres", porque não se negava a trabalhar gratuitamente aos que não tinham dinheiro para lhe pagar.
Até os trinta e quatro anos, não tinha ainda encontrado seu caminho definitivo, até que, em 1612, abandonou tudo e se tornou sacerdote. Ingressou na Ordem dos Frades Menores dos Capuchinhos de Friburgo, vestindo o hábito e tomando o nome de Fidelis. Escreveu muito, e esses numerosos registros o fizeram um dos mestres da espiritualidade franciscana.
Como era intelectual atuante, acabou assumindo missões importantes em favor da Igreja e, a mando pessoal do papa Gregório XV, foi enviado à Suíça, a fim de combater a heresia calvinista. Acusado de espionagem a serviço do imperador austríaco, os calvinistas tramaram a sua morte, que ocorreu após uma missa em Grusch, na qual pronunciara um fervoroso sermão pela disciplina e obediência dos cristãos à Santa Sé.
Em suas anotações, foi encontrado um bilhete escrito dez dias antes de sua morte, dizendo que sabia que seria assassinado, mas que morreria com alegria por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Quando foi ferido, por um golpe de espada, pelos inimigos, pôs-se de joelhos, perdoou os seus assassinos e, rezando, abençoou a todos antes de morrer, no dia 24 de abril de 1622.
O papa Bento XIV canonizou são Fidelis de Sigmaringen em 1724.
São Fidelis de Sigmaringen -1577-1622
Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68
Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.santuariosantaluzia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário