quinta-feira, 26 de abril de 2012

BOM DIA EVANGELHO(26/4/012)

     
BOM DIA EVANGELHO

26 de abril de 2012 — Quinta-feira-3ª Semana da Páscoa-(Pf. Pascal, Cor Branca)
A Palavra do Senhor é anunciada para todos, e quem a acolhe em sua vida transforma-se, como aquele etíope. Ela é e deve ser anunciada por todos os cristãos. Filipe foi o mensageiro dessa Palavra para aquele etíope. E que devemos anunciar? Que o Cristo é o Senhor, o Pão vivo que nos dá a vida eterna. Longe dele não há nem vida nem salvação. Recordamos hoje a 1ª Missa celebrada no Brasil. Que a Eucaristia seja fonte de vida e de redenção para nosso Brasil.
Deus nos fala: O etíope leu a Palavra de Deus, e a palavra da Igreja por meio de Filipe levou-o ao batismo. Compreendeu que é no Ressuscitado, o Pão vivo do céu, que se tem a vida e a salvação. Escutemos o que nos diz o Senhor em sua Palavra.
Oração
Senhor Jesus, contemplando tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do teu Evangelho.
   
Jesus envia os apóstolos
Mc 16,15-20


Então ele disse: - Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.
Depois de falar com eles, o Senhor Jesus foi levado para o céu e sentou-se do lado direito de Deus. Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira.
 Comentário do Evangelho
Presença de Jesus na missão

Este texto é um acréscimo tardio ao evangelho de Marcos. Indica já uma incipiente prática institucional do batismo, com uma imatura intolerância. A fé é associada a sinais extraordinários. Há uma aproximação das fontes de Lucas, o qual em Atos narra o episódio em que uma serpente prende-se à mão de Paulo sem que ele nada sofra. A narrativa da ascensão de Jesus também é exclusiva de Lucas.
O texto reflete a prática missionária nas comunidades provavelmente do fim do primeiro século. Notam-se o empenho em "anunciar a Boa-Nova por toda parte" e a confiança na presença de Jesus, com o conforto que proporcionava aos discípulos.
Hoje se compreende que a prática missionária não é condenatória nem marcada por fatos extraordinários. E esta prática é exercida com a certeza da presença viva de Jesus de Nazaré entre nós. O sinal por excelência da missão é o amor misericordioso. É a descoberta, a valorização e o cultivo dos sinais de vida nas comunidades, entre todos os povos
.-José Raimundo Oliva
    
A IGREJA CELEBRA HOJE -Santo Anacleto
Eis uma curiosidade com relação ao santo venerado nesta data: seus dados biográficos se embaralharam ao serem transcritos século após século.
Papa Anacleto teve sua vida contada como se ele "fosse dois": papa Anacleto e papa Cleto, comemorados em datas diferentes, 26 de abril e 13 de julho.
O engano, que passou também pelo cuidadoso Barônio, parece ter sido de um copista, que teria visto abreviado em alguma lista dos papas o nome de Anacleto por Cleto e julgou que deveria colocar novamente o nome apagado de Anacleto sem excluir a abreviação. Após a revisão dos anos 1960, como conseqüência dos estudos de Duchesne, verificou-se que se tratavam da mesma pessoa e a data de julho foi eliminada.
Ele foi o segundo sucessor de são Pedro e foi o terceiro papa da Igreja de Roma, governou entre os anos 76 e 88. Anacleto nasceu em Roma e, durante o seu pontificado, o imperador Domiciano desencadeou a segunda perseguição contra os cristãos.
Ele mandou construir uma memória, isto é, um pequeno templo na tumba de São Pedro. Morreu mártir no ano 88 e foi sepultado ao lado de são Pedro.
    Santo Anacleto-Papa-76-88
    Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68
    Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.santuariosantaluzia.org.br/    

Nenhum comentário:

Postar um comentário