terça-feira, 10 de abril de 2012

FÉ NA RESSURREIÇÃO !

FÉ NA RESSURREIÇÃO !


- “E vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o fiho do Homem”.(Jo.1.51).


OS DISCÍPULOS DE EMAÚS


Vamos tomar como paradigma da nossa fé na ressurreição, o facto dos discípulos de Emaús.
Emaús era uma cidade de Sefelá, um lugar onde Judas macabeu alcançou uma vitória sobre Górgias em 166 a. C. :
- “Os Israelitas levantaram, em seguida, os seus arraiais, e vieram acampar ao sul de Emaús.
- Judas disse-lhes :
- "Preparai-vos e portai-vos como valentes, prontos a lutar amanhã cedo contra estas nações coligadas para nos arruinar e destruir o nosso santuário. É preferível morrer no combate, que ver o extermínio do nosso povo e do nosso santuário..."(1 Mac. 3,58).


No Novo Testamento foi o lugar para onde se encaminhavam dois discípulos de Jesus quando Ele se juntou a eles depois da Sua ressurreição, e que faz parte da Liturgia da Palavra de hoje :


- “Nesse mesmo dia, dois deles iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios”.(Lc.24,13).


Modernamente não há uma certeza do lugar onde era exactamente a aldeia de Emaús.
O nome antigo que ainda hoje sobrevive é o de Amwas, a cerca de 30 Km a Noroeste de Jerusalém.


S. Lucas fala em 60 estádios, ou sejam cerca de 12 Km.
A distância de 30 Km parece demasiada para uma viagem de um dia como diz S. Lucas.
Por esta razão se têm apontado outros lugares para se situar a aldeia de Emaús, e um deles é a moderna aldeia de Qubeieh a cerca de 18 Kms. de Jerusalém.

Pois os Discípulos de Emaús são conhecidos por esta expressão porque no dia da Ressurreição de Jesus caminhavam tristes de Jerusalém para Emaús, quando Jesus se juntou a eles sem que eles O reconhecessem.
S. Lucas conta este episódio maravilhoso e de fé profunda, apesar da confusão dos factos, no seu capítulo (24,13-35).

Jesus pôs-se com eles a caminho, mas eles não O reconheceram.

Então Jesus disse-lhes :

- «Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto andais»?.

Um desses discípulos chamava-se Cléofas :

- “Pararam entristecidos e um deles, de nome Cléofas, respondeu : Tu és o único forasteiro em Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias...”. (Lc.24,17-18).

Não se sabe quem era o seu companheiro.

Mas Jesus explicou-lhes toda a Escritura a respeito da Paixão e Ressurreição do Messias, sem que eles nada descobrissem até que Jesus lhes disse :

- “Ó homens sem inteligência e lentos de espírito em crer em tudo quanto os profetas anunciaram. Não tinha o Messias de sofrer estas coisas para entrar na sua glória ?”.(Lc.24,25-26).

Mas entusiasmaram-se e convidaram Jesus a ficar com eles. Jesus aceitou, ficou com eles e só na bênçao da mesa eles reconheceram Jesus, mas já era tarde porque, nesse momento Jesus desapareceu da sua presença. Maravilhosa esta descrição dos discípulos de Emaús, para acreditarmos na Ressurreição de Jesus em que Ele próprio a descreve e, pelo seu poder de ressuscitado, desaparece do meio deles.

Talvez ainda hoje haja muito gente para quem Jesus ressuscitado continua a ser um desconhecido e somos todos nós que devemos fazer tudo para que O reconheçam, porque é este mesmo Jesus que nós havemos de ver em céu aberto e os anjos subindo e descendo sobre o Filho do homem.





Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de “BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS”, isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.
Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
=======================================
(1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
(2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
(3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
(5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br
(6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
(7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário