segunda-feira, 9 de abril de 2012

BOM DIA EVANGELHO- 9 de abril de 2012 — Segunda-feira

BOM DIA EVANGELHO- 9 de abril de 2012 — Segunda-feira
Oitava da Páscoa-(Gl., Pf. Pascal I, Cor Branca)

Somos felizes! O Senhor ressuscitou! A vida venceu a morte, o amor o ódio, a misericórdia o pecado! A ressurreição de Cristo completou o tempo e a promessa do Pai de nos dar o Redentor. Ele é a proposta contínua de Deus para o homem e a mulher de nosso tempo. O Cristo ressuscitado é a salvação. O caminho da vida passa por Ele. O caminho da morte é estar longe dele e de seu Evangelho. Bendito seja o Senhor ressuscitado entre nós.

Deus nos fala :O dinheiro é sempre a causa de maus intentos, como o dos sumos sacerdotes. Mas, a verdade de Cristo não se pode sufocar pela lógica humana. Por isso, o apóstolo o anuncia com ardor, e as mulheres são as anunciadoras de Cristo ressuscitado.

Santo do dia : Santo Acácio de Amida, bispo, séc. V, Beata Celestina Faron, mártir, 1944

Livro de Salmos 16(15),1-2a.5.7-8.9-10.11.
-Senhor, minha herança e meu cálice, a minha sorte está nas tuas mãos. Tenho sempre o Senhor diante dos meus olhos;
com Ele a meu lado, jamais vacilarei.
-Por isso, o meu coração se alegra e a minha alma exulta e o meu corpo repousará em segurança. Pois Tu não me entregarás à morada dos mortos, nem deixarás o teu fiel conhecer a sepultura.
-Hás-de ensinar me o caminho da vida, saciar-me de alegria na tua presença, e de delícias eternas, à tua direita.
Oração
Pai, faze-me compreender que a ressurreição de Jesus é obra do teu amor por ele e por toda a humanidade.
EVANGELHO
As mulheres dão a Boa-Notícia da Ressurreição
Mt 28,8-15
Elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres. E correram para contar tudo aos discípulos. De repente, Jesus se encontrou com elas e disse: - Que a paz esteja com vocês!
Elas chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram.
Então Jesus disse:- Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galiléia, e eles me verão ali.
O boato dos soldados
Enquanto as mulheres ainda estavam no caminho, alguns dos soldados que estavam vigiando o túmulo voltaram para a cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os chefes se reuniram com os líderes judeus e fizeram os seus planos. Então deram uma grande quantia de dinheiro aos soldados e ordenaram o seguinte:
- Digam que os discípulos dele vieram de noite, quando vocês estavam dormindo, e roubaram o corpo. Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema. Os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que os chefes dos sacerdotes tinham mandado. E esse boato se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.
Comentário do Evangelho
A Boa-Notícia da ressurreição
Maria Madalena e a outra Maria tinham ido ver o sepulcro. Um anjo anuncia-lhes que Jesus ressuscitou. As mulheres correm para dar notícias aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus vem ao seu encontro e saúda-as: "Alegrai-vos" (khairete). É a mesma saudação do anjo a Maria na anunciação, em Lucas. Agora é de Jesus às mulheres. A novidade é a ressurreição. Elas são incumbidas de levar o anúncio aos discípulos. Os discípulos são chamados de "meus irmãos" pelo Ressuscitado. Eles devem ir à Galileia para a retomada da missão.
Enquanto as mulheres vão levando a Boa-Notícia, alguns guardas vão informar os sumos sacerdotes. Com um álibi ridículo e incoerente, o Sinédrio suborna os guardas para dizer que estavam dormindo quando os discípulos roubaram o corpo de Jesus. F.:José Raimundo Oliva

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santa Maria de Cléofas
Maria de Cléofas, também chamada "de Cléopas", ou ainda "Clopas". É destas três formas que consta dos evangelhos o nome de seu marido, Cléofas Alfeu, irmão do carpinteiro José. Maria de Cléofas era, portanto, cunhada da Virgem Maria e mãe de três apóstolos: Judas Tadeu, Tiago Menor e Simão, também chamados de "irmãos do Senhor", expressão semítica que indica também os primos, segundo o historiador palestino Hegésipo.
Por sua santidade, ela uniu-se à Mãe de Deus também na dor do Calvário, merecendo ser uma das testemunhas da ressurreição de Jesus (Mc 16,1): "E passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo". O mensageiro divino anunciou às piedosas mulheres: "Por que procuram o vivo entre os mortos?"
Esse é um fato incontestável: nas Sagradas Escrituras vemos Maria de Cléofas acompanhando Jesus em toda a sua sofrida e milagrosa caminhada de pregação. Estava com Nossa Senhora aos pés da cruz e junto ao grupo das "piedosas mulheres" que acompanharam seus últimos suspiros. Estava, também, com as poucas mulheres que visitaram o túmulo de Cristo para aplicar-lhe perfumes e ungüentos, constatando o desaparecimento do corpo e presenciando, ainda, o anjo anunciar a ressurreição do Senhor.
Assim, Maria de Cléofas tornou-se uma das porta-vozes do cumprimento da profecia. Tem, portanto, o carinho e um lugar singular e especial no coração dos católicos, neste dia que a Igreja lhe reserva para a veneração litúrgica.

Em mensagem pela Páscoa, Papa pede especialmente pela paz no Oriente Médio e pelos cristãos na África
VATICANO, 08 Abr. 12 (ACI) .- Diante de milhares de peregrinos de todo o mundo que se reuniram esta tarde em Roma para ouvir a mensagem pascal do Papa Bento XVI e receber a bênção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo), Bento XVI pediu que Cristo Ressuscitado dê esperança ao Médio Oriente e conforte as populações atribuladas do Corno de África e favoreça a sua reconciliação, lançando um pedido especial pelas comunidades cristãs deste continente.
NOTÍCIA COMPLETA-WWW.ACIDIGITAL.COM
Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68
FONTE: http://www.meusanto.com.br/ - www.paulinas.org.br-www.cancaonova.org.br-www.evangelhodocotidiano.org.br-http://www.cademeusanto.com.br - http://www.arautos.org.br//www.bibliacatolica.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário