quarta-feira, 18 de abril de 2012

bom dia evangelho- 19 de abril de 2012

BOM DIA EVANGELHO
19 de abril de 2012 — Quinta-feira-2ª Semana da Páscoa-(Pf. Pascal, Cor Branca)

Jesus desperta-nos para a realidade do céu: “O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos”. As autoridades ficaram furiosas com os Apóstolos porque eles anunciavam a Palavra da vida. Será que nós não estamos também preocupados com coisas acidentais e deixamos o mais essencial de lado? É bom perguntar-nos a nós mesmos. E hoje lembramos nossos irmãos indígenas, que celebram seu dia, pedindo que sejam amados e respeitados.
Deus nos fala: Graças ao Espírito de Deus os apóstolos testemunham o Evangelho com a vida e com a palavra. E consoladoras são as palavras de Cristo: “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna”. Acolhamos, pois, a Palavra do Senhor.
Oração
Pai, faze-me dócil e acolhedor diante do testemunho de Jesus que nos revela a tua Palavra, empenhando-me a levar cada ser humano a entrar em profunda comunhão contigo.

Bento XVI: A Igreja não deve temer as perseguições quando confia em Deus e se une em oração
VATICANO, 18 Abr. 12 (ACI) .- O Papa Bento XVI recordou que "a Igreja não deve temer as perseguições que em sua história se vê obrigada a suportar, mas, como Jesus no Getsêmani, deve confiar sempre na presença, na ajuda e na força de Deus, invocada na oração".
NOTÍCIA COMPLETA-www.acidigital.com
Evangelho - Jo 3,31-36
O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,31-36
Aquele que vem de cima é o mais importante de todos, e quem vem da terra é da terra e fala das coisas terrenas. Quem vem do céu é o mais importante de todos. Ele fala daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita a sua mensagem. Quem aceita a sua mensagem dá prova de que o que Deus diz é verdade. Aquele que Deus enviou diz as palavras de Deus porque Deus dá do seu Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e pôs tudo nas mãos dele. Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
Originalidade e a autenticidade do testemunho de Jesus
Embora o evangelho de João tenha, aproximadamente, a mesma extensão que o de Mateus e de Lucas, o seu vocabulário é bem menor do que o destes dois evangelhos. Isto porque João costuma repetir as palavras-chave, com retomadas dos temas fundamentais. João o faz com didática e harmonia, a fim de aprofundar estes temas.
No evangelho de hoje, João, a partir das oposições céu e terra, crer e não crer, afirma a originalidade e a autenticidade do testemunho de Jesus em revelar a Boa-Nova de Deus. Aquele que vem do céu, Jesus, foi enviado para anunciar as palavras de Deus e dar o espírito sem medida. Ele está acima de todos. Quem é da terra, sejam profetas, discípulos ou adversários, só entende segundo suas tradições terrenas. Jesus, enviado por Deus, fala das coisas do céu. Porém, ele dá o espírito sem medida, que inspira a fé e a compreensão das coisas do alto. O auge da revelação é o dom da vida eterna a todo aquele que crê em Jesus, Filho de Deus. E a vida eterna é conhecer a Deus (Jo 17,3), no amor fraterno vivido na comunidade acolhedora e aberta ao mundo. José Raimundo Oliva
A igreja celebra hoje
Santo Expedito
Expedito, era chefe da 12a Legião romana, então estabelecida em Melitene, sede de uma das províncias romanas da Armênia. Ocupava esse alto posto porque o imperador Diocleciano tinha-se mostrado, no começo de seu reinado, favorável aos cristãos, confiando-lhes postos importantes na administração e no exército.
Essa legião era conhecida como a "Fulminante", nome que lhe havia sido dado em memória de uma façanha que se tornou célebre. Foi sob Marco Aurélio, durante a campanha da Alemanha. O imperador, estabelecido em um campo fortificado, na região dos Quades, isto é, na atual Hungria, se havia deixado cercar pelos bárbaros. Era pleno verão.
A água faltava e a 12a Legião, recrutada, era em grande parte cristã. Seus soldados se reuniram fora do campo, ajoelharam e oraram, como oram os cristãos. Depois, retomaram logo a ofensiva, mas, mal tinham começado, uma chuva abundante se pôs a cair, e fez recuar os inimigos. Subitamente, os raios e o granizo caíram sobre o exército inimigo com tal violência, que os soldados debandaram em pânico indescritível. O exército romano estava salvo e vencedor.
Como se vê, santo Expedito estava à testa de uma das mais gloriosas legiões romanas, encarregada de guardar as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos. Mas a história da Igreja é bastante pobre em detalhes sobre a vida de seus chefes que se distinguiram no comando pelas virtudes de cristãos e de lealdade à causa por que lutavam, como exemplo das mais belas virtudes.
"Expedito" ficou sendo o nome do chefe, apelido dado por exprimir perfeitamente o traço dominante de seu caráter: a presteza e a prontidão com que agia e se portava, então, no cumprimento de seu dever de estado e, também, na defesa da religião que professava. Era assim que os romanos davam, freqüentemente, a certas pessoas um apelido, o qual designava um traço de seu caráter.
Desse modo, Expedito designa, para nós, o chefe da 12a Legião romana, martirizado com seus companheiros em Melitene, no dia 19 de abril de 303, sob as ordens do imperador Diocleciano. Seu nome, qualquer que seja a origem de sua significação, é suficiente para ser reconhecido no mundo cristão, pois condiz, com a generosidade e com o ardor de seu caráter, que fizeram desse militar um mártir.
Desde seu martírio, Expedito tem se revelado um santo que continua atraindo devotos em todo o mundo. Além de padroeiro das causas urgentes, santo Expedito também é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes. Ele era militar e, se já não bastasse a tradição que envolve o seu nome, temos a da sua conversão. Conta-se que, assim que resolveu se converter, uma tentação se manifestou em forma de corvo. O animal gritava "Crás! Crás!", que significa, em latim, "Amanhã! Amanhã!". O que se esperava era que ele adiasse o batismo, mas Expedito teria pisoteado o corvo e gritado: "Hodie! Hodie!", ou seja, "Hoje! Hoje!". E assim agiu.
Santo Expedito-+ 303

Arquidiocese festeja os 52 anos de Brasília
No dia 21 de abril, a capital federal comemora seus 52 anos. Fazendo parte desta comemoração, a Arquidiocese de Brasília estará presente no palco gospel e celebrará uma missa de Ação de Graças.
Das 10 às 12h45 apresenta no palco gospel artistas católicos locais. Banda Alis, Paulinho Sá e Roger Neves confirmaram presença para o próximo sábado. Essas apresentações serão uma prévia para o Bote Fé Brasília que acontecerá dos dias 12 e 13 de maio.
Seguindo a programação, a Arquidiocese realiza a missa às 20h na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. O Cardeal Dom José Freire Falcão, bispo emérito de Brasília, celebrará juntamente com o clero brasiliense. Além disto, esperam-se as autoridades governamentais da cidade, como o governador, Agnelo Queiroz.
A Arquidiocese de Brasília também aniversaria, completando 52 anos de fundação no Planalto Central. E hoje presente por meio de suas 130 paróquias distribuídas em vicariatos: centro, norte, sul e leste.
-Fonte: www.paulinas.org.br-www.catequisar.org.br -www.cancaonova.com.br -www.santuario.org.br-http://sao-tarcisio.blogspot.com/ -http://www.portaldaigreja.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário