domingo, 11 de janeiro de 2015

BOM DIA EVANGELHO - 12.JANEIRO

BOM DIA EVANGELHO
 DIA 12 DE JANEIRO - SEGUNDA-FEIRA
I SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE – OFÍCIO DA I SEMANA)

Oração do dia
Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Marcos 1,14-20)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

1 14 Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
15 "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."
16 Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
17 Jesus disse-lhes: "Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens."
18 Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no.
19 Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo.
20 Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho
COMPLETOU-SE O TEMPO!
A irrupção de Jesus, na nossa história, pôs fim ao anseio de salvação, longamente acalentado pela humanidade pecadora. Ao proclamar ter-se completado o tempo, afirmava ter chegado a libertação, e, com ela, a possibilidade de se criar um mundo novo, onde o império do pecado e do egoísmo seria desarticulado, para dar lugar ao amor. Em outras palavras, um mundo regido pela vontade de Deus.
Na língua grega, este tempo é chamado de kairós, distinto do tempo cronológico, mensurável. O kairós é um tempo especial, irrepetível. É aquele momento exato, em que nos defrontamos com a possibilidade única de fazer algo de grandioso, ou em que alguma coisa importante está acontecendo em nossa vida. O Mestre situa-se, exatamente, neste tempo oportuno, dando-lhe uma consistência especial.
Neste contexto de kairós, a admoestação de Jesus assume maior gravidade: "Mudem de mentalidade e se convertam ao Evangelho!". É o ser humano confrontado com a exigência de romper as amarras do egoísmo a fim de voltar-se, decidido, para o projeto de Reino querido pelo Pai.
Sendo um apelo irrepetível, urge acolhê-lo, decididamente, com sua exigência de ruptura com o passado, para abraçar a novidade oferecida por Deus. É pura insensatez adiar o momento da conversão. A prudência aconselha a não perder esta oportunidade singular.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor).

SANTO DO DIA: Modesto, Taciana ,Nazaré, Antonio Maria Pucci, Vitoria, Bernardo, Bento Biscop,

Santo Antônio Maria Pucci

Conhecido tambem como Santo Eustáquio Pucci
Nasceu em 1819 em Toscana, Itália
Segundo de uma família de sete filhos, com o nome de Eustáquio. Seu pai era sacristão na igreja local mas se opunha ao s desejos do filho em seguir a vida religiosa.
Com a idade de 18 anos Eustáquio entrou para a Ordem dos Servitas e tomou o nome religioso de Antônio Maria Estudou os clássicos e teologia. Ordenado em 1843 e foi designado com 28 anos a ser pároco de uma aldeia a beira mar chamada Viareggio onde ele passou o resto de sua vida trabalhando 45 anos a serviço de seu rebanho. Chamado de "Il Curatino" pelos paroquianos, ele tinha especial devoção aos doentes, e pobre e velhos servindo com distinção durante duas terríveis epidemias que atacaram o vilarejo.
Diz a tradição que curava vários doentes apenas com sua benção e oração, e não contraiu a doença em ambas as epidemias mesmo tratando pessoalmente dos doentes.
Fundou duas creches para crianças e serviu com provincial dos Servitas de 1883 a 1890.
Faleceu em 12 de janeiro de 1892 em Viareggio , Itália e foi canonizado em dezembro de 1962 pelo Papa João XXIII
Sua festa é celebrada no dia 12 de janeiro

TJL@ - WWW.PAULINAS.ORG.BR – VATICAN.VA – DOMTOTAL.COM/RELIGIAO


Nenhum comentário:

Postar um comentário