BOM DIA EVANGELHO
Sexta-feira da 2ª semana do
Tempo Comum
Oração: Pai, apesar da minha fraqueza, sei que contas
comigo para o serviço do teu Reino. Vem em meu auxílio, para que eu seja um
instrumento útil em tuas mãos.
Evangelho segundo S. Marcos 3,13-19.
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte. Chamou à sua
presença aqueles que entendeu e eles aproximaram-se.
Escolheu doze, para andarem com Ele
e para os enviar a pregar, com poder de expulsar demónios.
Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro;
Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, isto é, "Filhos do trovão";
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago de Alfeu, Tadeu, Simão o Cananeu
e Judas Iscariotes, que depois O traiu.
Escolheu doze, para andarem com Ele
e para os enviar a pregar, com poder de expulsar demónios.
Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro;
Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, isto é, "Filhos do trovão";
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago de Alfeu, Tadeu, Simão o Cananeu
e Judas Iscariotes, que depois O traiu.
Comentário do dia
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 311, 2
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 311, 2
«Estabeleceu
doze para andarem com Ele e para os enviar a pregar»
Os bem-aventurados
apóstolos […] foram os primeiros a ver Cristo suspenso na cruz; choraram a sua
morte, ficaram atemorizados face ao prodígio da sua ressurreição mas, logo a
seguir, transportados de amor por esta manifestação do seu poder, não hesitaram
em derramar o seu sangue para atestar a verdade do que tinham visto. Pensai,
irmãos no que era pedido a esses homens: ir por todo o mundo pregar que um
morto tinha ressuscitado e subido ao céu; e sofrer, devido à pregação dessa
verdade, tudo o que aprouvesse a um mundo insensato: privações, exílio,
cadeias, tormentos, carrascos, feras ferozes, a cruz e morte. Teriam sofrido
tudo isso por um desconhecido?
Teria Pedro morrido para sua própria glória? Teria pregado em proveito próprio? Ele morria e Outro, que não ele, era glorificado por essa morte; ele foi morto e Outro foi adorado. Só a chama ardente da caridade, unida à convicção da verdade, pode explicar semelhante audácia! Eles pregavam o que tinham visto. Ninguém morre por uma verdade da qual não está seguro. Ou deveriam eles negar o que tinham visto? Mas não negaram, antes pregaram esse Morto que sabiam estar perfeitamente vivo. Eles sabiam por que vida desprezavam a vida presente, sabiam por que felicidade suportavam provas passageiras, por que recompensa espezinhavam todos esses sofrimentos. A sua fé pesava mais na balança que o mundo inteiro.
Teria Pedro morrido para sua própria glória? Teria pregado em proveito próprio? Ele morria e Outro, que não ele, era glorificado por essa morte; ele foi morto e Outro foi adorado. Só a chama ardente da caridade, unida à convicção da verdade, pode explicar semelhante audácia! Eles pregavam o que tinham visto. Ninguém morre por uma verdade da qual não está seguro. Ou deveriam eles negar o que tinham visto? Mas não negaram, antes pregaram esse Morto que sabiam estar perfeitamente vivo. Eles sabiam por que vida desprezavam a vida presente, sabiam por que felicidade suportavam provas passageiras, por que recompensa espezinhavam todos esses sofrimentos. A sua fé pesava mais na balança que o mundo inteiro.
Santo do dia:
Santo Ildefonso - 607-667
Segundo os escritos foi por intercessão de
Nossa Senhora, a pedido de seus pais, que Ildefonso nasceu. Assim, o culto
mariano tomou grande parte de sua vida religiosa, ponteada por aparições e
outras experiências de religiosidade.
Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. De
família real, que resistiu aos romanos, mas, que se renderam politicamente aos
visigodos, foi preparado muito bem para o futuro. Estudou com Santo Isidoro em
Sevilha. Depois de fugir para o mosteiro de São Damião nos arredores de Toledo,
Ildefonso conseguiu dos pais aprovação para se tornar monge, o que aconteceu no
mosteiro próximo de sua cidade natal.
Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais.
Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.
Mais tarde, quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente. Depois disso, Ildefonso desempenhou a função com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo, a mesma que exigia e obtinha de seus comandados.
Nessa época Ildefonso escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. Exerceu importante influência na Idade Média com seus livros exegéticos, dogmáticos, monásticos e litúrgicos.
Entre suas experiências de religiosidade constam várias aparições. Além de ter visto Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos, recebeu também a "visita" de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Ildefonso tentava localizar as relíquias da Santa e esta lhe indicou exatamente o lugar onde seu corpo fora sepultado.
O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava, os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob as ruínas do local e expostos à veneração novamente.
Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação. São aos responsáveis pela fixação das Tradições e Ritos da Igreja.
Outros santos e beatos:
Santo Agatângelo — martirizado em 309. Convertido e batizado por são Clemente, com este partilhou cárcere, exílio e martírio, em Ancira, no Oriente.
Santo Amásio (†356) — bispo grego, perseguido pelos arianos, tornou-se segundo bispo de Teano. Ainda hoje é venerado na Itália central.
Santa Ascla — martirizada em 287, lançada ao Nilo.
Santo Auremunde — abade em 587, na abadia de Saint Mairé.
São Bernardo (777-841) — abade beneditino, educado na corte de Carlos Magno; mais tarde, bispo de Vienne. Fundou a abadia de Romans.
São Clemente — bispo de Ancira, na Galácia, martirizado em 309.
Santa Emerenciana — virgem, martirizada entre os séculos III e IV. Um autor desconhecido do século V, num capítulo acrescentado à Paixão de santa Inês, relata que, durante os funerais da jovem mártir, alguns pagãos irromperam no local onde se celebravam as exéquias e dispersaram o grupo de cristãos. Só Emerenciana, amiga de Inês, desafiou os intrusos, mas pagou esse gesto de coragem com a lapidação. Os pais de Inês recolheram o corpo dilacerado da moça e o sepultaram ao lado do túmulo da filha, no cemitério situado na via Nomentana. No século IX, as relíquias das duas mártires foram depositadas na basílica que leva o nome de santa Inês. Algumas dessas relíquias foram trasladadas a igrejas de países distantes (Espanha, Alemanha, Bélgica), atestando a amplitude do culto dirigido à jovem mártir, objeto da perseguição de Diocleciano.
Santo Eusébio — eremita sírio do século IV, no monte Corife.
Santa Luftilde (também conhecida como Lufetilde, Leuctelde, Liutilde, Luftolde) (†850) — eremita nas proximidades de Colônia.
São Parmênio — um dos sete diáconos ordenados pelos apóstolos. Pregou na Ásia Menor e foi martirizado nas imediações de Filipos (Macedônia), sob o governo de Trajano.
Santos Severino e Áquila — marido e mulher martirizados em data imprecisa, em Júlia Cesaréia, na Mauritânia.
Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais.
Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.
Mais tarde, quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente. Depois disso, Ildefonso desempenhou a função com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo, a mesma que exigia e obtinha de seus comandados.
Nessa época Ildefonso escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. Exerceu importante influência na Idade Média com seus livros exegéticos, dogmáticos, monásticos e litúrgicos.
Entre suas experiências de religiosidade constam várias aparições. Além de ter visto Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos, recebeu também a "visita" de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Ildefonso tentava localizar as relíquias da Santa e esta lhe indicou exatamente o lugar onde seu corpo fora sepultado.
O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava, os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob as ruínas do local e expostos à veneração novamente.
Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação. São aos responsáveis pela fixação das Tradições e Ritos da Igreja.
Outros santos e beatos:
Santo Agatângelo — martirizado em 309. Convertido e batizado por são Clemente, com este partilhou cárcere, exílio e martírio, em Ancira, no Oriente.
Santo Amásio (†356) — bispo grego, perseguido pelos arianos, tornou-se segundo bispo de Teano. Ainda hoje é venerado na Itália central.
Santa Ascla — martirizada em 287, lançada ao Nilo.
Santo Auremunde — abade em 587, na abadia de Saint Mairé.
São Bernardo (777-841) — abade beneditino, educado na corte de Carlos Magno; mais tarde, bispo de Vienne. Fundou a abadia de Romans.
São Clemente — bispo de Ancira, na Galácia, martirizado em 309.
Santa Emerenciana — virgem, martirizada entre os séculos III e IV. Um autor desconhecido do século V, num capítulo acrescentado à Paixão de santa Inês, relata que, durante os funerais da jovem mártir, alguns pagãos irromperam no local onde se celebravam as exéquias e dispersaram o grupo de cristãos. Só Emerenciana, amiga de Inês, desafiou os intrusos, mas pagou esse gesto de coragem com a lapidação. Os pais de Inês recolheram o corpo dilacerado da moça e o sepultaram ao lado do túmulo da filha, no cemitério situado na via Nomentana. No século IX, as relíquias das duas mártires foram depositadas na basílica que leva o nome de santa Inês. Algumas dessas relíquias foram trasladadas a igrejas de países distantes (Espanha, Alemanha, Bélgica), atestando a amplitude do culto dirigido à jovem mártir, objeto da perseguição de Diocleciano.
Santo Eusébio — eremita sírio do século IV, no monte Corife.
Santa Luftilde (também conhecida como Lufetilde, Leuctelde, Liutilde, Luftolde) (†850) — eremita nas proximidades de Colônia.
São Parmênio — um dos sete diáconos ordenados pelos apóstolos. Pregou na Ásia Menor e foi martirizado nas imediações de Filipos (Macedônia), sob o governo de Trajano.
Santos Severino e Áquila — marido e mulher martirizados em data imprecisa, em Júlia Cesaréia, na Mauritânia.
tjl@
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- vatican.va –evangelhodoquotidiano.org
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