terça-feira, 6 de janeiro de 2015

BOM DIA EVANGELHO - 7.JANEIRO

Bom dia Evangelho

 Imagem referencial. Foto: Domínio Público.
DIA 7 DE JANEIRO - QUARTA-FEIRA
SEMANA DA EPIFANIA *(BRANCO, PREFÁCIO DA EPIFANIA OU DO NATAL – OFÍCIO DO DIA)
WASHINGTON DC, 06 Jan. 15 / 11:29 am (ACI/EWTN Noticias).- O presidente da organização pró-vida norte-americana Operation Rescue (Operação Resgate), Troy Newman, assegurou que “continuamos testemunhando a diminuição do cartel do aborto nos Estados Unidos”, ao publicar um relatório que revelou que 73 clínicas de abortos fecharam suas portas em 2014.

Oração do dia
Ó Deus, luz de todas as nações, concedei aos povos da terra viver em perene paz e fazei resplandecer em nossos corações aquela luz admirável que vimos despontar no povo da antiga aliança. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Marcos 6,45-52)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Depois de saciar os cinco mil homens, 
6 45 imediatamente ele obrigou os seus discípulos a subirem para a barca, para que chegassem antes dele à outra margem, em frente de Betsaida, enquanto ele mesmo despedia o povo.
46 E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar.
47 À noite, achava-se a barca no meio do lago e ele, a sós, em terra.
48 Vendo-os se fatigarem em remar, sendo-lhes o vento contrário, foi ter com eles pela quarta vigília da noite, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles. 49 À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram;
50 pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: "Tranqüilizai-vos, sou eu; não vos assusteis!"
51 E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor,
52 pois ainda não tinham compreendido o caso dos pães; os seus corações estavam insensíveis.
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho
COMPANHEIRO DE LUTA
A vida humana é toda feita de luta. As circunstâncias podem variar, sendo mais leves ou mais pesadas. Nossa capacidade de enfrentar os problemas pode ser maior ou menor, dependendo do momento. As dimensões da luta também podem ser diferentes. Uma coisa, porém, é certa: não é possível eliminar as crises, as dificuldades e as provações.
Os discípulos remando penosamente, no meio do mar encapelado, são a imagem viva da realidade humana. Não há quem não experimente medo e insegurança, numa situação assim. O fim parece aproximar-se veloz. Parece impossível não sucumbir.
Existe, entretanto, uma dimensão da realidade humana que se revela pouco a pouco. Para além da tempestade, está Jesus orando e velando pela sorte de seus discípulos. Ele não é insensível à sorte de seus amigos, nem se compraz em assistir, impassível, a seu sofrimento, muito menos contemplá-los na iminência da morte. Nos momentos de provação, Jesus vai ao encontro deles, uma vez que é o dominador das forças que os atormentam.
A gravidade dos problemas enfrentados pelos cristãos leva-os, não raro, a se esquecerem da presença de Jesus junto de si. Só ele pode oferecer segurança, nos momentos de dificuldade, quando tudo parece ruir. Entretanto, é preciso cuidado para não nos agarrarmos a falsas imagens de Jesus, e sim, discernir bem, para descobrir o verdadeiro companheiro de luta.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta).
A vida que estava no Pai manifestou-se e apareceu aos nossos olhos (1Jo 1,2).

Santo do Dia - SÃO RAIMUNDO DE PENYAFORT
Ou Ramon de Peñafort : Raimundo nasceu em Villafranca perto de Barcelona, Espanha. Ele estudou e ensinou em Barcelona por 15 anos. Depois viajou para Bolonha, Itália onde completou seus estudos em lei canônica e foi catedrático na Universidade de 1218 a 1221. Atendendo a pedidos do Bispo de Barcelona ele voltou e serviu como um Cânon. Em 1222 ele entrou para a Ordem dos Dominicanos em Barcelona e foi o autor do influente manual de lei canônica para confessores o "Summa de Casibus Poenitentiae" .Ele serviu como teólogo para o Cardeal Abbeville até que foi chamado a Roma em 1229 pelo Papa Gregório IX (1227-1241). Indicado Capelão Papal e Granplenipotenciario, ele foi ordenado pelo Papa a colecionar e organizar todos os decretos papais que haviam sido acumulados durante os vários anos.(havia o temor de que alguns decretos estarem em conflitos com outros mais antigos e ele deveria ser o coordenador e ordenador). ( Em tempo: na Igreja os decretos não tem o termo usado nos decretos dos leigos que diz "revogam-se todas as disposições em contrário". Daí os deputados não tem que ler as leis existentes para promulgar outra nova). O fruto deste seu trabalho foi a Bula Papal "Rex Pacificus" em 1.234 e a declaração papal que somente a coleção de Raymond seria considerada válida. A consistência que ele deu a esta imensa coletânea e a perfeita ordem que Raymont deu a toda a papelada e decretos, deu a ele o apelido de "bússola papal" e passou a ser considerado o padroeiro dos navegantes. Mais tarde foi oferecido a ele a Sé de Tarragona. Raimundo agradeceu e disse que preferia voltar a sua terra na Espanha. Eleito Superior Geral dos Dominicanos ele fez reformas na Constituição dos Dominicanos e aposentou-se em 1.240. Desde que se aposentou como Superior Geral ele dedicou-se a converter os muçulmanos e os judeus e organizou escolas de estudos Árabes e Judaicos Ele convenceu o renomado teólogo São Tomas de Aquino que escrevesse a "Summa Contra Gentiles "que assistiria os missionários no esforço entre os não cristãos. Papa Clemente VIII( 1592-1605) o canonizou em 1601. Sua festa é celebrada no dia 7 de janeiro.
tjl@ - fonte: www.paulinas.org.br – Vatican.va – evangelhodoquotidiano.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário