domingo, 4 de janeiro de 2015

BOM DIA EVANGELHO - 5.JANEIRO- SEGUNDAFEIRA

BOM DIA EVANGELHO


DIA 5 DE JANEIRO - SEGUNDA-FEIRA
SEMANA DA EPIFANIA (BRANCO, PREFÁCIO DA EPIFANIA OU DO NATAL – OFÍCIO DA II SEMANA)

Oração do dia
Nós vos pedimos, ó Deus, que o esplendor da vossa glória ilumine os nossos corações para que, passando pelas trevas deste mundo, cheguemos à pátria da luz que não se extingue. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Mateus 4,12-17.23-25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 
4 12 quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia.
13 Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali,
14 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
15 "A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios,
16 este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte".
17 Desde então, Jesus começou a pregar: "Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo".
23 Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
24 Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos.
25 Grandes multidões acompanharam-no da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e dos países do outro lado do Jordão. Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho
UMA LUZ PARA A HUMANIDADE
O ministério de Jesus descortinou, para a humanidade, um horizonte novo. O Reino dos Céus, irrompendo na História por meio de Jesus e de sua ação, reavivou a esperança do povo de Deus. Iniciou-se um tempo novo, na história do relacionamento da humanidade com Deus.
A presença do Messias Jesus, na visão da comunidade cristã primitiva, levou a cumprimento antigas esperanças do povo de Israel. Um texto do profeta Isaías foi particularmente importante neste processo de compreensão da pessoa de Jesus. O profeta, olhando para o futuro, prelibava a alegria que haveria de tomar conta da Galiléia, região tradicionalmente considerada como reduto da infidelidade. Olhada com desprezo e apelidada como terra de pagãos, tudo quanto havia de pior lhe era atribuído. Pois bem, Isaías anteviu a superação das trevas e da morte em que se encontravam os galileus ao se levantar uma grande luz. Essa luz seria o Messias.
Jesus iniciou sua pregação exatamente na Galiléia, símbolo da humanidade jazendo nas trevas da morte, carente de luz. Sua convocação - "Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo" - soou como um apelo dirigido a toda a humanidade para romper com a escravidão do egoísmo e deixar-se guiar por Deus. A profecia estava sendo realizada!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta,).


Santo  do dia: Telésforo, Rogério, Emiliana, Apolinária, Amélia, Simeão  o estilista, Neumann, Gerlach

São Telesphoro 

Grego, provavelmente da Calábria. Eleito Papa em 128 DC. Celebrava a Pascoa o Domingo mas manteve amizade com  as comunidades que não o faziam.Iniciou a tradição da Missa da Meia Noite, na Noite de Natal e decidiu que o Gloria deveria ser cantado na Missa de Natal.Algumas lendas dizem que teria sido um eremita antes de ser eleito papa e instituiu a tradição da quaresma. Notável pregador.
Martirizado possivelmente devido as muitas conversões provocadas pela seus sermões.
Morreu martirizado em 139DC.
Na arte litúrgica da Igreja é representado com três hóstias (que se referem a celebração do Natal com três Missas que ele dizia representar  o temporal, espiritual e o eterno nascimento de Cristo). Também é mostrado como um papa com um cálice e um bordão que provavelmente indica como ele foi martirizado. Sua festa é celebrada no dia 5 de janeiro na Igreja Latina e 22 de fevereiro na Igreja Grega.
Tjl@ - fonte:- http://portalcatolico.org.br/portal/-dioceserio.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário