quarta-feira, 19 de julho de 2017

bom dia evangelho - 20.julho.017 - quinta-feira

BOM DIA EVANGELHO

20 de JULHO do ano da Graça do Senhor de 2017
Dia Litúrgico: Quinta-feira da 15ª semana do Tempo Comum -
COR VERMELHA
 - ANO A
CARACAS, 18 Jul. 17 / 12:00 pm (ACI).- Bispos, religiosos e religiosas participaram no domingo com mais de 7 milhões de cidadãos do dia de consulta popular convocado pela oposição na Venezuela, a fim de se pronunciar sobre o projeto da Assembleia Constituinte do presidente Nicolás Maduro.
Através da sua conta no Twitter, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) divulgou fotos nas quais se pode ver vários bispos emitindo os seus votos em algumas das mais de 14.000 mesas instaladas em 2.000 centros de votação em todo o país.
ORAÇÃO
 Deus de amor e misericórdia, derramai sobre nós, pela intercessão de santa Margarida, as graças necessárias para enfrentarmos as dificuldades do dia a dia. Que o nosso sofrimento se una ao do Cristo Crucificado e nos aproxime cada vez mais das glórias do Reino do Céu. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO (MT 11,28-30)
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Jesus nos convida! Vinde a mim! Sempre que preciso e posso vou até Ele? - Quando nosso fardo se torna pesado, procuramos ir logo a Jesus? - E quando está tudo leve, em paz e felicidade, lembramo-nos de partilhar com Ele? - Há situações da vida em que sentimos um grande peso sobre nós? Como agimos? - Não há dúvida de que estas palavras de Jesus são de uma riqueza imensa. Nada paga tamanha bondade da parte dele. Obrigado, Senhor!(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
«Vinde a mim, todos vós que estais cansados (…) e encontrareis descanso para vós»
P. Julio César RAMOS González SDB
(Mendoza, Argentina)
Hoje, diante um mundo que decidiu lhe dar as costas a Deus, diante um mundo hostil ao cristão e aos cristãos, escutar de Jesus (que é quem nos fala na liturgia ou na leitura pessoal da Palavra), provoca consolo, alegria e esperanças no meio das lutas quotidianas: «Vinde a mim, todos vós que estais cansados (…) e encontrareis descanso para vós» (Mt 11,28).
Consolo, porque estas palavras contem a promessa do alívio que provem do amor de Deus. Alegria, porque fazem que o coração manifeste na vida, a segurança na fé dessa promessa. Esperanças, porque caminhando, num mundo assim de definido contra Deus e nós os que acreditamos em Cristo sabemos que não tudo acaba com um fim, senão que muitos “fins” foram “inícios” de coisas muito melhores, como o mostrou sua própria ressurreição.
Nosso fim, para começo de novidades no amor de Deus, é estar sempre com Cristo. Nossa meta é ir indefectivelmente ao amor de Cristo, “jugo” de uma lei que não se baseia na limitada capacidade dos voluntarismos humanos, senão na eterna vontade salvadora de Deus.
Nesse sentido nos dirá Bento XVI numa de suas Catequeses: «Deus tem uma vontade com e para conosco e, esta deve se converter no que queremos e somos. A essência do céu estriba em que se cumpra sem reservas a vontade de Deus, ou para di-lo em outros termos, onde se cumpre a vontade de Deus há céu. Jesus mesmo é “céu” no sentido mais profundo e verdadeiro da palavra, Nele em quem e através de quem se cumpre totalmente a vontade de Deus. Nossa vontade nos afasta da vontade de Deus e nos transforma em mera “terra”. Mas, Ele nos aceita, nos atrai para Si e, em comunhão com Ele, aprendemos a vontade de Deus» Que assim seja, então.
SANTO DO DIA
SANTA MARGARIDA
Margarida nasceu no ano 275, em Antioquia de Pisídia. Órfã de mãe desde pequena e filha de um sacerdote pagão e idólatra, Margarida tinha tudo para jamais se aproximar de Deus. Mas algo divino aconteceu: o pai acabou confiando sua educação a uma ama extremamente católica e a vida de Margarida seguiu outro caminho.
Cresceu muito dedicada às coisas do espírito. Mas o pai começou a perceber que ela não ia aos cultos ou mesmo ao templo, para participar dos sacrifícios aos deuses. Ele não suspeitava que ela participasse escondida dos cultos cristãos até o dia em que alguém o alertou.
Foi aí que começou o suplício de Margarida. Ele exigiu que ela abandonasse o cristianismo. Como ela se recusou, primeiro lhe impôs um severo castigo, mandando a jovem para o campo trabalhar ao lado dos escravos. Depois, como nem a força fazia a filha mudar de ideia, entregou-a as autoridades para que fosse julgada.
O martírio da jovem Margarida foi terrível. Diante das autoridades, negou-se a abandonar sua fé. Começaram então os suplícios físicos e psicológicos. Margarida foi açoitada, depois teve o corpo colocado sobre uma trave e rasgado com ganchos de ferro. Diz a tradição que a jovem ainda foi queimada, jogada num rio gelado e finalmente decapitada.
Ela morreu no dia 20 de julho de 290, com a idade de quinze anos e a fama de sua santidade espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Outra vez celebramos a memória de uma mártir cristã. Desejosa de unir-se ao Cristo, Margarida suportou os maiores sofrimentos sem desanimar. Soube colocar seu amor a Deus em primeiro lugar. Tantas vezes nós reclamamos diante de qualquer sofrimento e desanimamos no menor sinal de fracasso. Lembremos de santa Margarida e peçamos sua intercessão nos momentos de dor.

tjl@ - Acidigital.com – A12.com – Cnbb.org.br – Evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário