quinta-feira, 28 de março de 2019

bom dia evangelho - 29.março. 019


Bom dia evangelho

29 DE MARÇO DE 2019
SEXTA-FEIRA | 3ª SEMANA DA QUARESMA | COR: ROXA | ANO C
Papa Francisco com Ir. Maria Concetta Seu. Foto: Lucia Ballester / ACI Prensa
Vaticano, 27 Mar. 19 / 09:45 am (ACI).- Após a audiência geral desta quarta-feira, 27 março, o Santo Padre agradeceu à Irmã Maria Concetta Esu, da Congregação das Filhas de São José de Genoni, pela missão que desempenha na África há quase 60 anos.
"Hoje temos a alegria de ter uma pessoa conosco que desejo lhes apresentar", disse o Papa aos milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro. Explicou que conheceu a religiosa de 85 anos durante a sua viagem para Bangui (República Centro-Africana).
O Santo Padre assinalou que a Irmã Maria Concetta é missionária na África há quase 60 anos, onde serve no âmbito da obstetrícia. "Na sua vida ajudou três mil crianças a nascer. Que maravilha!", exclamou o Papa.
Além disso, o Pontífice ressaltou que a religiosa está visitando Roma para um encontro com as demais irmãs de sua Congregação e pensou em "aproveitar esta ocasião para lhe dar um sinal de reconhecimento e lhe agradecer por seu testemunho”.
Por isso, o Santo Padre lhe ofereceu um reconhecimento em seu nome e em nome da Igreja. "É um sinal do nosso afeto e do nosso ‘obrigado’ por todo o trabalho que fez em meio às irmãs e aos irmãos africanos, a serviço da vida, das crianças, das mães e das famílias".
"Com este gesto dedicado à senhora, desejo expressar o meu reconhecimento também a todos os missionários e missionárias, sacerdotes, religiosos e leigos, que espalham as sementes do Reino de Deus em todas as partes do mundo. O trabalho de vocês é grande. Vocês ‘queimam’ a vida semeando a palavra de Deus com o seu testemunho... E neste mundo vocês não fazem notícia", disse.
Finalmente, o Papa explicou que Ir. Maria Concetta retornará à África, por isso pediu a todos que possam acompanhá-la com a oração e incentivou a que “seu exemplo nos ajude a viver o Evangelho nos locais onde estamos”.
ORAÇÃO: Querido Deus de bondade, fortalecei-nos com o dom da fé e dai-nos a perseverança nas dificuldades da vida. Permita que, pela intercessão de São Segundo, sejamos coroados com a graça da santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Marcos 12,28-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 12 28 achegou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?"
29 Jesus respondeu-lhe: "O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor;
30 amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças.
31 Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe".
32 Disse-lhe o escriba: "Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele.
33 E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios".
34 Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: "Não estás longe do Reino de Deus". E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
A PRIMAZIA DO AMOR
É de se admirar que um escriba - mestre da Lei - tenha-se colocado diante de Jesus, na posição de discípulo. Os escribas eram reconhecidos como pessoas sábias. Por conseguinte, capazes de interpretar a Lei e descobrir-lhe sentidos novos. O povo consultava-os quando tinham dúvidas. Por sua vez, os escribas tinham consciência de sua posição elevada.
O escriba, que sabia dar respostas a tantas questões complicadas, tinha, agora, sérias dúvidas a respeito de uma questão fundamental: qual ação humana mais agrada a Deus, e coloca o ser humano em comunhão com o Pai?
A resposta de Jesus é como que o resumo de toda a Escritura: amar a Deus, consagrando-se totalmente a ele, e amar ao próximo como a si mesmo. Estes são os dois eixos da religião que agrada a Deus. Tudo o mais será complemento e terá valor relativo. É preciso dar primazia ao amor!
A preocupação do mestre da Lei tinha sua razão de ser. Com muita facilidade, no caminho para Deus, o ser humano embrenha-se por atalhos, abandonando a estrada principal. Deixando de lado o caminho do amor a Deus e ao próximo, por mais que alguém se esforce, jamais alcançará a meta almejada. Só o caminho do amor pode levar-nos ao destino esperado: o Pai.
SANTO DO DIA
SÃO SEGUNDO(29/03)
Segundo era um soldado pagão, filho de nobres, nascido em Asti, norte da Itália, no final do século primeiro.
Profundo admirador dos mártires cristãos, que o intrigavam pelo heroísmo e pela fé em Cristo. Chegava a visitá-los nos cárceres de Asti, conversando muito com todos. Consta dos registros da Igreja, que foi assim que tomou conhecimento da Palavra de Cristo.
Entretanto, sua conversão aconteceu mesmo durante uma viagem a Milão, onde visitou no cárcere os cristãos Faustino e Jovita. Esta conversão está envolta em muitas tradições cristãs. Os devotos dizem que Segundo teria sido levado à prisão por um anjo, para lá receber o batismo através das mãos daqueles mártires. A água necessária para a cerimônia teria vindo de uma nuvem. Logo depois, uma pomba teria lhe trazido a Santa Comunhão.
Depois disso, aconteceu o prodígio mais fascinante, narrado através dos séculos, da vida deste santo. Conta-se que ele conseguiu atravessar a cavalo o Rio Pó, sem se molhar, para levar a Eucaristia ao bispo Marciano, antes do martírio. O Rio Pó, minúsculo apenas no nome, é um rio imponente, tanto nas cheias, quanto nas baixas.
Passado este episódio extraordinário, Saprício, o prefeito de Asti, soube finalmente da conversão de seu amigo. Tentou de todas as formas fazer Segundo abandonar o cristianismo, mas como não conseguiu, mandou então que o prendessem, julgassem e depois de torturá-lo deixou que o decapitassem. Era o dia 29 de março do ano 119.
No local do seu martírio foi erguida uma igreja onde, num relicário de prata, se conservam as suas relíquias mortais. Uma vida cercada de tradições, prodígios, graças e sofrimentos foi o legado que nos deixou São Segundo de Asti, que é o padroeiro da cidade de Asti. Seu culto é muito popular no norte da Itália e em todo o mundo católico.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO :A vida de muitos santos é cercada de fatos extraordinários. Milagres, curas, histórias fantásticas! Não vamos preocupar demais com estas histórias e com a veracidade delas. Firmemos nosso olhar naquilo que é o essencial: a vida dos santos foi sempre voltada para o amor ao Cristo e a caridade para com o próximo. Isto é o fundamental e corresponde ao mandamento de Jesus: “Amai a Deus e amai ao próximo”.
Tjl – a12.com – acidigital.com – domtotal.com –evangeli.net

quarta-feira, 27 de março de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 28. MARÇO. 2019


Bom dia evangelho 
 
28 DE MARÇO DE 2019
QUINTA-FEIRA | 3ª SEMANA DA QUARESMA | COR: ROXA | ANO C
Papa Francisco. Foto: Captura Youtube.
Vaticano, 27 Mar. 19 / 10:58 am (ACI).- O Papa Francisco irá visitar Moçambique, Madagascar e Maurícios de 4 a 10 de setembro, conforme confirmou nesta quarta-feira o Vaticano.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, publicou uma declaração, na qual informa que, “acolhendo o convite dos respectivos presidentes e dos Bispos”, o Santo Padre “realizará uma viagem apostólica” a estes três países.
O Pontífice visitará “as cidades de Maputo em Moçambique, Antananarivo em Madagascar e Port Louis em Maurício”. “O programa da viagem será publicado oportunamente”, conclui o comunicado de Gisotti.
A Santa Sé divulgou também as logomarcas de cada uma dessas três visitas que o Papa Francisco realizará aos países africanos.
A viagem a Moçambique tem como lema “Esperança, Paz e Reconciliação”. A logo traz o mapa do país e uma foto do Santo Padre, cuja expressão demonstra “o amor que tem para com Moçambique e Pastor da Igreja de Cristo”.
Além disso, possui uma pomba, “simbolizando a paz que é muito necessária” no país, pois vive “o momento de trégua do recente conflito militar e há situações de ataques a civis no Norte”. Há ainda duas mãos, que representam “o acolhimento de Moçambique ao Papa e também da mensagem de ‘Esperança, Paz e Reconciliação’, que ele traz para o povo de Moçambique”.
As cores da logo são as da bandeira de Moçambique, sendo que o verde “exprime esperança pelos melhores tempos para o povo moçambicano”; o vermelho, “a necessidade da reconciliação entre o povo moçambicano”; o branco, “a paz, a religiosidade do povo moçambicano, a verdade e santidade do Sumo Pontífice”; e o amarelo é “a cor do Vaticano”.
A viagem do Pontífice a Madagascar tem como lema “Semeador de paz e de esperança”, dois “marcos fundamentais para que os habitantes do Madagascar sejam os arquitetos de uma sociedade edificada no autêntico desenvolvimento e bem-estar espiritual e social”.
ORAÇÃO; Senhor nosso Deus, que Santa Gisela, vossa fiel esposa, desperte em nosso coração a chama da caridade que ela transmitiu a suas irmãs. Olhe por nós, para que diante das perdas de quem amamos possamos obter a graça da fortaleza. Diante da solidão, possamos ter quem nos socorra e nos conduza por caminhos retos, e que nossas Igrejas tenham sempre o esplendor espiritual. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Lucas 11,14-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 14 Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada.
15 Mas alguns deles disseram: “Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios”.
16 E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.
17 Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: “Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.
18 Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.
19 Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!
20 Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.
21 Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.
22 Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.
23 Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
UMA BOA AÇÃO MAL-INTERPRETADA
Os milagres de Jesus prestavam-se a toda sorte de interpretação. Quem olhava para o Mestre com bons olhos, via neles o sinal da presença do Reino de Deus atuando na história humana, e se maravilhavam. Quem, pelo contrário, tinha preconceitos levantava suspeitas contra ele, declarando que seu poder taumatúrgico provinha de Belzebu. Por mais espetacular que fosse o milagre operado por Jesus, sempre havia quem o interpretasse de forma maldosa.
O Mestre tentou levar seus adversários a raciocinar, sem preconceitos, a respeito de seus milagres. Os gestos portentosos de Jesus visavam sempre desarticular o poder opressor de Belzebu sobre as pessoas. Este poder satânico expressava-se na impossibilidade de alguém se comunicar, de conviver fraternalmente com os outros, de fechar-se no próprio egoísmo idolátrico. Ao libertar as pessoas destas situações, Jesus impedia que Belzebu mantivesse seu poder sobre elas. Ou seja, os milagres representavam uma luta gigantesca entre Jesus e Belzebu. Os milagres eram um indício seguro da vitória do Filho de Deus.
Se as coisas não são entendidas assim, é sinal de estar acontecendo uma tremenda cisão no reino de Satanás. Portanto, está para se desmoronar. Pelo contrário, se Jesus está desarticulando o poder de Belzebu, o Reino de Deus está se manifestando na história humana. A atitude mais sensata, neste caso, consiste em acolhê-lo e fazer-se seu discípulo.
SANTO DO DIA
SANTA GISELA(28/03)
Santa Gisela nasceu em 985. Filha do duque bávaro, Henrique, e de Gisela de Barganha. Em 996 os emissários da Hungria vieram a sua casa, para a alegria de seus pais, pedir sua mão em casamento. Gisela que tinha se consagrado a Deus no íntimo de seu coração não teve como mudar esta situação e assim mudou-se para a corte principesca húngara, casando-se com o rei Estevão.
Porém, sua meta continuava a ser a de levar todo o povo para Cristo. Gisela foi coroada e ungida como primeira rainha cristã dos húngaros e com ela, seu marido Estevão que se converteu ao cristianismo por sua influência.
Gisela ajudou na construção e nos reparos de igrejas, construiu a Catedral de Vezprim para a qual doou ricos feudos. Mandou vir escultores da Grécia para embelezarem as Igrejas. Porém passou por grandes sacrifícios. Perdeu a primeira filha e logo depois, o filho. Outras duas filhas se casaram e jamais as reviu por partirem para terras muito distantes. Seu filho Américo, que deveria sucedê-la ao trono real, também faleceu. Mais tarde ele foi canonizado pela sua santidade.
Em 15 de agosto de 1038, festa da Assunção de Nossa Senhora, dia em que se consagrara anos atrás, seu esposo faleceu, e também foi canonizado. Após tantas mortes passou a receber tratamentos hostis do povo pagão húngaro. Confiscaram seus bens, proibiram-na de se corresponder com parentes de países estrangeiros, prenderam-na e a maltrataram. Depois de vários anos de prisão, foi libertada por Henrique III, em 1042. Voltou a Baviera e se fez beneditina no Mosteiro de Niederburg, o qual Henrique II elevara à categoria de abadia.
Prudente e sábia foi eleita abadessa, governando a abadia até 7 de maio de 1065. Foi enterrada na capela de Parz. Logo após sua morte vinham romeiros de todos os recantos do mundo rezar junto ao seu túmulo.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO: A vida de santa Gisela foi cercada de sofrimentos e desapegos, mas em nenhum momento Gisela revoltou-se ou esqueceu-se de confiar em Deus. Em todos os desencontros da vida, Gisela soube conservar no seu coração a consagração que fizera desde a infância. Peçamos hoje, pela intercessão de Santa Gisela, que tenhamos firmeza de caráter e confiança absoluta no nome de Deus.
Tjl – acidigital.com – a12.com – domtotal.com

terça-feira, 26 de março de 2019

boom dia evangelho - 27. março. 2019


Bom dia evangelho

27 DE MARÇO DE 2019
QUARTA-FEIRA | 3ª SEMANA DA QUARESMA | COR: ROXA | ANO C
Premiação de “Global Teacher Prize” / Foto: Captura de vídeo
REDAÇÃO CENTRAL, 26 Mar. 19 / 12:00 pm (ACI).- Peter Tabichi, irmão franciscano e professor de ciências, foi premiado com o Nobel da Educação (Global Teacher Prize) 2019, por seu trabalho significativo na educação em uma das zonas de extrema pobreza do Quênia.
Sua vitória foi anunciada no Fórum Mundial de Habilidades e Educação, em 23 de março de 2019. O prêmio foi entregue pelo renomado ator Hugh Jackman na cerimônia realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos. O irmão franciscano foi escolhido entre 10 mil professores indicados de 179 países.
O religioso de 36 anos doa 80% de seu salário para projetos da comunidade local, ensina na Escola Secundária Keriko Mixed Day, em Pwani Village, que fica em uma parte distante do Vale do Rift, no Quênia, e acolhe jovens estudantes de diversas culturas e religiões que se esforçam para obter um futuro melhor.
"Sinto-me genial. Não posso acreditar, estou muito feliz por estar entre os melhores professores do mundo. Ser o melhor professor do mundo", afirmou após receber o Prêmio de Educação.
Recebeu também um milhão de dólares que serão usados ​​em benefício da educação em sua comunidade.
"Vou devolver este prêmio à sociedade, porque sou um religioso. Nossas necessidades estão atendidas: comida, roupas, tudo. Então, me fará muito feliz a maneira como esse grande momento beneficiará a sociedade", refletiu o irmão Tabichi.
"Os jovens da África já não serão mais barrados pela falta de expectativas, a África produzirá cientistas, engenheiros, empresários cujos nomes serão um dia famosos em todos os cantos do mundo. E as jovens serão uma parte importante desta história", assinalou à BBC.
Afirmou que "para ser um grande professor é preciso ser criativo para abraçar a tecnologia. É importante promover formas modernas de ensino".
Apesar das carências de equipamentos na escola, onde a relação aluno professor é de 58 para 1, Tabichi conseguiu instruir seus alunos em Matemática e Ciências. Através de um clube de fomento do talento e do Clube de Ciências da escola, ajudou seus alunos a elaborarem projetos de pesquisa, dos quais 60% estiveram aptos para as competições nacionais junto com as melhores escolas do país.
Atualmente, a equipe de Ciências Matemáticas está se preparando para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia INTEL 2019, no Arizona (Estados Unidos).
"Ver meus alunos crescerem em conhecimento, habilidades e confiança é minha maior alegria ao ensinar! Quando se tornam resilientes, criativos e produtivos na sociedade, sinto-me muito satisfeito porque ajo como o melhor facilitador de destinos e como a chave que desbloqueia o seu potencial da forma mais emocionante", manifestou.
O franciscano tem como objetivo promover a ciência não só no Quênia, mas em toda a África, assim como melhorar as expectativas futuras de seus alunos. "Como professor, eu busco ter um impacto positivo não só no meu país, mas em toda a África", assegurou.
O Global Teacher Prize é uma iniciativa da Fundação Varkey para destacar a importância dos educadores em todo o mundo, a fim de reconhecer seus esforços.
ORAÇÃO ; Deus, nosso Pai, Santa Lídia, mediante a Palavra anunciada por vossos apóstolos, acreditou em vosso Filho Jesus. Ela se tornou a primeira de uma multidão de crentes, e hoje professamos a mesma fé que ela professou e deu testemunho. Fortalecei nossa fé, Senhor, para que também o nosso testemunho seja verdadeiro e autêntico. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Mateus 5,17-19
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
17 Disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.
19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
O CUMPRIMENTO DA LEI
O modo de Jesus falar e agir deixava transparecer que ele rejeitava a Lei de Moisés e se colocava à margem da religião e da fé do seu povo. Quiçá, alguém o tomasse como anarquista ou, então, como um indivíduo que corre atrás de novidades.
Jesus tentou esclarecer esta situação, explicando sua posição diante da Lei. Sua missão não foi a de invalidar a Lei pela qual o povo, havia séculos, pautava sua vida, crendo tratar-se da vontade de Deus. Antes, veio para cumpri-la de maneira radical, sem omitir um só mandamento. E mais: quem se fizesse discípulo dele, deveria seguir seus passos, sob pena de não ser aceito Pai.
As palavras de Jesus podem dar a impressão de que esteja se declarando um legalista, a exemplo dos escribas e fariseus. Nada disso! Quando falou em cumprir plenamente a Lei, não estava pensando naquela mil vezes interpretada e reinterpretada, nem sempre de modo conveniente. Ele se referia à Lei enquanto correspondente ao desígnio original de Deus, àquilo que é o projeto de Deus para a humanidade, sem intromissões indevidas. Jesus foi absolutamente fiel ao espírito da Lei, embora isto o levasse a relativizar-lhe a letra, pelo menos, como era entendida pelos mestres de sua época. A Lei, vivenciada no seu espírito, foi uma pauta de ação para Jesus.
SANTO DO DIA
SANTA LÍDIA, COMERCIANTE DE PÚRPURA(27/03)
Santa Lídia era judia e se converteu ao cristianismo. Foi batizada por São Paulo em Filipos. Comerciante de púrpura era natural de Tiatira, na Ásia. Hoje em dia o fato de ser comerciante pode não significar muito, mas no século primeiro isto significava que ela era uma mulher muito rica.
Entre os anos 50 e 53, os apóstolos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas foram a Filipos como missionários. Esperaram o sábado para irem à procura de judeus que provavelmente se reuniriam para ler a Escritura. Foi quando encontraram Lídia, uma negociante de púrpura, em meio a um grupo de mulheres.
Lídia ouviu com tal adoração as palavras de Paulo, que logo usou seus dotes de comerciante, fazendo com que não só ela, como seus familiares pedissem o batismo. Logo os apóstolos foram abrigados na própria casa de Lídia, que abandonou a profissão e foi recolher-se na "prosêuca" - um lugar de oração - com outras mulheres.
No Atos dos Apóstolos lemos o testemunho de São Paulo:
“Quando chegou o sábado, saímos fora da porta, à um lugar junto ao rio, onde parecia-nos haver oração. Sentados, começamos a falar às mulheres que se tinham reunido. Uma delas, chamada Lídia, negociante de púrpura da cidade de Tiatira, e adoradora de Deus, escutava-nos. O Senhor lhe abrira o coração, para que ela atendesse ao que Paulo dizia. Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E forçou-nos aceitar seu convite”. (At 16, 11ss)
Este fato ocorreu por volta do ano 55. Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO ; A rica comerciante colocou os interesses do espírito acima dos econômicos, abandonando o comércio para recolher-se em um lugar de oração. Santa Lídia com sua alegria pediu para que os missionários aceitassem a sua hospitalidade, começando assim, na casa de Lídia, a primeira Igreja na Europa. Os sinais da santidade de Santa Lídia são evidentes na sua pronta resposta à graça. Ela foi uma das primeiras cristãs na Europa. Com santa Lídia aprendemos hoje a ser hospitaleiros e a colocar Jesus Cristo em primeiro lugar na nossa vida.
Tjl – acidigital.com – a12.com – evangeli.net – domtotal.com

segunda-feira, 25 de março de 2019

BOM DIA EVANGELHO -26.MARÇO.2019


BOM DIA EVANGELHO

26 DE MARÇO DE 2019
TERÇA-FEIRA | 3ª SEMANA DA QUARESMA | COR: ROXA | ANO C
Papa Francisco reza diante da Virgem, em Loreto. Foto: Vatican Media
Vaticano, 25 Mar. 19 / 09:50 am (ACI).- O Papa Francisco está em Loreto para visitar, nesta segunda-feira, 25 de março, Solenidade da Anunciação, o Santuário de Nossa Senhora de Loreto e entregar à Virgem a Exortação pós-sinodal do recente Sínodo dos Bispos sobre o tema "os jovens, a fé e o discernimento vocacional", realizado no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018.
Após sua chegada às 9h, no Centro Juvenil "João Paulo II" de Montoroso, onde foi recebido pelo Arcebispo Prelado de Loreto, Dom Fabio Dal Cin, e pelas autoridades locais, o Papa seguiu de carro para o Santuário.
No local, rezou diante da imagem da Santíssima Virgem antes de celebrar a Santa Missa. Durante 15 minutos, diante da imagem mariana, o Papa Francisco se recolheu em silenciosa oração, uma cena impressionante de profunda espiritualidade.
Depois desses breves minutos de oração, o Papa iniciou a celebração da Eucaristia, no final da qual oferecerá à Virgem a Exortação pós-sinodal e pronunciou um discurso.
O Santuário de Loreto é um dos principais lugares marianos de peregrinação na Itália e na Europa. Dentro dele está, segundo uma tradição antiga, a Santa Casa, a casa da Virgem em Nazaré, que milagrosamente foi transladada para esta cidade italiana.
Em Nazaré, a casa tinha duas partes: uma gruta, que ainda pode ser vista naquela cidade da Galileia, e a construção de tijolos, que é a parte que se venera em Loreto.
Dentro da humilde construção está a capela dedicada à Virgem, onde se venera a conhecida imagem.

ORAÇÃO : Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Bráulio de Saragoça, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai a nossos bispos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé e participar de sua glória. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Mateus 18,21-35
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
18 21 Então Pedro se aproximou dele e disse: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?”
22 Respondeu Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
23 Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.
24 Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.
25 Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida.
26 Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’
27 Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida.
28 Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: ‘Paga o que me deves!’
29 O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei!’
30 Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida.
31 Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado.
32 Então o senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste.
33 Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?’
34 E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida.
35 Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
SEMPRE DISPOSTO A PERDOAR
Jesus insistia com seus discípulos sobre a importância de estar sempre disposto a perdoar. A abertura para o perdão seria um sinal de que o Reino estava exercendo sua ação no meio deles. A incapacidade de perdoar seria indício de que, entre eles, o pecado ainda falava mais forte.
Manter-se continuamente aberto para o perdão é desafiador. Afinal, a paciência tem seus limites e a disposição para perdoar pode dar margem a abusos. Mesmo assim, Jesus exigiu de seus discípulos a predisposição para perdoar sempre.
O servo da parábola evoca a situação de quem vê-se na obrigação de perdoar. Por mais que alguém perdoe o seu próximo, este perdão jamais será comparável àquele recebido de Deus. Quem é infinitamente perdoado, deve perdoar infinitamente.
É mesquinho apegar-se a uma coisa minúscula que outra pessoa nos deve, e obrigá-la a quitar a dívida, de maneira impiedosa, quando se sabe das dimensões do perdão recebido de Deus. A generosidade do Pai não pode ter como contrapartida a mesquinhez humana. E à capacidade de Deus passar por cima das limitações humanas, deve corresponder, por parte dos discípulos de Jesus, à capacidade de serem condescendentes com as fraquezas alheias. A intransigência com o próximo poderá provocar a intransigência de Deus.
SANTO DO DIA
SÃO BRÁULIO(26/03)
São Bráulio nasceu na Espanha, por volta de 585. Vinha de família religiosa e teve dois irmãos também com vocação religiosa. Um deles foi bispo de Saragoça, e a irmã, abadessa. Estudou em Sevilha, teve como mestre e grande amigo Santo Isidoro, que era bastante reconhecido por sua sabedoria. Isidoro dirigia-se ao amigo chamando-o de "amadíssimo senhor meu e caríssimo filho".
Aos 20 anos entrou na abadia de santa Engrácia. Nessa abadia são Bráulio fez os estudos elementares, ajudado pelo seu irmão João, na vida ascética. Dez anos depois foi para Sevilha aperfeiçoar-se com santo Isidoro.
Quando em 631 faleceu o bispo João, foi nomeado arquidiácono e lhe confiaram a administração dos negócios eclesiásticos. E num tempo terrível de pestes, flagelos, carestias, Bráulio, pedindo conselhos e ajuda, foi superando tanta crise. Foi nomeado bispo no lugar do irmão. Participou do quarto, quinto e sexto concílios de Toledo. Correspondia com o Papa Honório I. Sua primeira preocupação foi com a cultura, incentivou os estudos e formou bibliotecas.
Por volta dos anos 650 estava praticamente cego e esgotado e morreu no ano seguinte, provavelmente aos 66 anos.
São Bráulio foi um grande bispo, nascido numa família de santos que ajudou e muito na consolidação da Igreja no reino espanhol.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  O ofício episcopal simboliza o amor de Cristo pelo seu povo, que escolheu homens para pastorear seu rebanho. Ao longo da história são muitos os bispos que, enfrentando as fraquezas e misérias humanas, conseguiriam destacar-se como pastores fiéis e dedicados. São Bráulio entrou na glória dos santos porque foi sempre pastor zeloso do povo. Sua formação humana e teológica auxiliou seu apostolado e permitiu que a misericórdia fosse sempre a palavra mestra de sua vida. Rezemos hoje de modo especial pelos bispos de nossas dioceses, para que Deus conceda-lhes a humildade e o zelo necessários para a condução do Povo de Deus.
TJL@ - A12.COM – ACIDIGITAL.COM – DOMTOTAL.COM