Papa Francisco. Foto: Captura Youtube.
Vaticano, 27 Mar.
19 / 10:58 am (ACI).- O Papa Francisco irá visitar
Moçambique, Madagascar e Maurícios de 4 a 10 de setembro, conforme confirmou
nesta quarta-feira o Vaticano.
O diretor da Sala
de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, publicou uma declaração, na qual
informa que, “acolhendo o convite dos respectivos presidentes e dos Bispos”,
o Santo Padre “realizará uma viagem apostólica” a estes três países.
O Pontífice
visitará “as cidades de Maputo em Moçambique, Antananarivo em Madagascar e Port
Louis em Maurício”. “O programa da viagem será publicado oportunamente”,
conclui o comunicado de Gisotti.
A Santa Sé divulgou
também as logomarcas de cada uma dessas três visitas que o Papa Francisco
realizará aos países africanos.
A viagem a
Moçambique tem como lema “Esperança, Paz e Reconciliação”. A logo traz o mapa
do país e uma foto do Santo Padre, cuja expressão demonstra “o amor que tem
para com Moçambique e Pastor da Igreja de
Cristo”.
Além disso, possui
uma pomba, “simbolizando a paz que é muito necessária” no país, pois vive “o
momento de trégua do recente conflito militar e há situações de ataques a civis
no Norte”. Há ainda duas mãos, que representam “o acolhimento de Moçambique ao
Papa e também da mensagem de ‘Esperança, Paz e Reconciliação’, que ele traz
para o povo de Moçambique”.
As cores da logo
são as da bandeira de Moçambique, sendo que o verde “exprime esperança pelos
melhores tempos para o povo moçambicano”; o vermelho, “a necessidade da
reconciliação entre o povo moçambicano”; o branco, “a paz, a religiosidade do
povo moçambicano, a verdade e santidade do Sumo Pontífice”; e o amarelo é “a
cor do Vaticano”.
A viagem do
Pontífice a Madagascar tem como lema “Semeador de paz e de esperança”, dois
“marcos fundamentais para que os habitantes do Madagascar sejam os arquitetos
de uma sociedade edificada no autêntico desenvolvimento e bem-estar espiritual
e social”.
ORAÇÃO; Senhor nosso Deus, que Santa Gisela, vossa fiel esposa, desperte em
nosso coração a chama da caridade que ela transmitiu a suas irmãs. Olhe por
nós, para que diante das perdas de quem amamos possamos obter a graça da
fortaleza. Diante da solidão, possamos ter quem nos socorra e nos conduza por
caminhos retos, e que nossas Igrejas tenham sempre o esplendor espiritual. Por
Cristo nosso Senhor. Amém!
Lucas
11,14-23
Proclamação
do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 14 Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada.
15 Mas alguns deles disseram: “Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios”.
16 E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.
17 Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: “Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.
18 Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.
19 Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!
20 Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.
21 Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.
22 Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.
23 Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha”.
Palavra da Salvação.
Naquele tempo, 11 14 Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada.
15 Mas alguns deles disseram: “Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios”.
16 E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.
17 Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: “Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.
18 Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.
19 Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!
20 Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.
21 Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.
22 Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.
23 Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha”.
Palavra da Salvação.
Comentário
do Evangelho
UMA BOA AÇÃO MAL-INTERPRETADA
Os milagres de Jesus prestavam-se a toda sorte de interpretação. Quem olhava para o Mestre com bons olhos, via neles o sinal da presença do Reino de Deus atuando na história humana, e se maravilhavam. Quem, pelo contrário, tinha preconceitos levantava suspeitas contra ele, declarando que seu poder taumatúrgico provinha de Belzebu. Por mais espetacular que fosse o milagre operado por Jesus, sempre havia quem o interpretasse de forma maldosa.
O Mestre tentou levar seus adversários a raciocinar, sem preconceitos, a respeito de seus milagres. Os gestos portentosos de Jesus visavam sempre desarticular o poder opressor de Belzebu sobre as pessoas. Este poder satânico expressava-se na impossibilidade de alguém se comunicar, de conviver fraternalmente com os outros, de fechar-se no próprio egoísmo idolátrico. Ao libertar as pessoas destas situações, Jesus impedia que Belzebu mantivesse seu poder sobre elas. Ou seja, os milagres representavam uma luta gigantesca entre Jesus e Belzebu. Os milagres eram um indício seguro da vitória do Filho de Deus.
Se as coisas não são entendidas assim, é sinal de estar acontecendo uma tremenda cisão no reino de Satanás. Portanto, está para se desmoronar. Pelo contrário, se Jesus está desarticulando o poder de Belzebu, o Reino de Deus está se manifestando na história humana. A atitude mais sensata, neste caso, consiste em acolhê-lo e fazer-se seu discípulo.
Os milagres de Jesus prestavam-se a toda sorte de interpretação. Quem olhava para o Mestre com bons olhos, via neles o sinal da presença do Reino de Deus atuando na história humana, e se maravilhavam. Quem, pelo contrário, tinha preconceitos levantava suspeitas contra ele, declarando que seu poder taumatúrgico provinha de Belzebu. Por mais espetacular que fosse o milagre operado por Jesus, sempre havia quem o interpretasse de forma maldosa.
O Mestre tentou levar seus adversários a raciocinar, sem preconceitos, a respeito de seus milagres. Os gestos portentosos de Jesus visavam sempre desarticular o poder opressor de Belzebu sobre as pessoas. Este poder satânico expressava-se na impossibilidade de alguém se comunicar, de conviver fraternalmente com os outros, de fechar-se no próprio egoísmo idolátrico. Ao libertar as pessoas destas situações, Jesus impedia que Belzebu mantivesse seu poder sobre elas. Ou seja, os milagres representavam uma luta gigantesca entre Jesus e Belzebu. Os milagres eram um indício seguro da vitória do Filho de Deus.
Se as coisas não são entendidas assim, é sinal de estar acontecendo uma tremenda cisão no reino de Satanás. Portanto, está para se desmoronar. Pelo contrário, se Jesus está desarticulando o poder de Belzebu, o Reino de Deus está se manifestando na história humana. A atitude mais sensata, neste caso, consiste em acolhê-lo e fazer-se seu discípulo.
SANTO DO DIA
SANTA GISELA(28/03)
Santa Gisela nasceu em 985. Filha
do duque bávaro, Henrique, e de Gisela de Barganha. Em 996 os emissários da
Hungria vieram a sua casa, para a alegria de seus pais, pedir sua mão em
casamento. Gisela que tinha se consagrado a Deus no íntimo de seu coração não
teve como mudar esta situação e assim mudou-se para a corte principesca
húngara, casando-se com o rei Estevão.
Porém, sua meta continuava a ser
a de levar todo o povo para Cristo. Gisela foi coroada e ungida como primeira
rainha cristã dos húngaros e com ela, seu marido Estevão que se converteu ao
cristianismo por sua influência.
Gisela ajudou na construção e nos
reparos de igrejas, construiu a Catedral de Vezprim para a qual doou ricos
feudos. Mandou vir escultores da Grécia para embelezarem as Igrejas. Porém
passou por grandes sacrifícios. Perdeu a primeira filha e logo depois, o filho.
Outras duas filhas se casaram e jamais as reviu por partirem para terras muito
distantes. Seu filho Américo, que deveria sucedê-la ao trono real, também
faleceu. Mais tarde ele foi canonizado pela sua santidade.
Em 15 de agosto de 1038, festa da
Assunção de Nossa Senhora, dia em que se consagrara anos atrás, seu esposo
faleceu, e também foi canonizado. Após tantas mortes passou a receber
tratamentos hostis do povo pagão húngaro. Confiscaram seus bens, proibiram-na
de se corresponder com parentes de países estrangeiros, prenderam-na e a
maltrataram. Depois de vários anos de prisão, foi libertada por Henrique III,
em 1042. Voltou a Baviera e se fez beneditina no Mosteiro de Niederburg, o qual
Henrique II elevara à categoria de abadia.
Prudente e sábia foi eleita
abadessa, governando a abadia até 7 de maio de 1065. Foi enterrada na capela de
Parz. Logo após sua morte vinham romeiros de todos os recantos do mundo rezar
junto ao seu túmulo.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO: A vida de santa Gisela foi cercada de sofrimentos e desapegos, mas
em nenhum momento Gisela revoltou-se ou esqueceu-se de confiar em Deus. Em
todos os desencontros da vida, Gisela soube conservar no seu coração a
consagração que fizera desde a infância. Peçamos hoje, pela intercessão de
Santa Gisela, que tenhamos firmeza de caráter e confiança absoluta no nome de
Deus.
Tjl – acidigital.com – a12.com
– domtotal.com
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