terça-feira, 26 de março de 2019

boom dia evangelho - 27. março. 2019


Bom dia evangelho

27 DE MARÇO DE 2019
QUARTA-FEIRA | 3ª SEMANA DA QUARESMA | COR: ROXA | ANO C
Premiação de “Global Teacher Prize” / Foto: Captura de vídeo
REDAÇÃO CENTRAL, 26 Mar. 19 / 12:00 pm (ACI).- Peter Tabichi, irmão franciscano e professor de ciências, foi premiado com o Nobel da Educação (Global Teacher Prize) 2019, por seu trabalho significativo na educação em uma das zonas de extrema pobreza do Quênia.
Sua vitória foi anunciada no Fórum Mundial de Habilidades e Educação, em 23 de março de 2019. O prêmio foi entregue pelo renomado ator Hugh Jackman na cerimônia realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos. O irmão franciscano foi escolhido entre 10 mil professores indicados de 179 países.
O religioso de 36 anos doa 80% de seu salário para projetos da comunidade local, ensina na Escola Secundária Keriko Mixed Day, em Pwani Village, que fica em uma parte distante do Vale do Rift, no Quênia, e acolhe jovens estudantes de diversas culturas e religiões que se esforçam para obter um futuro melhor.
"Sinto-me genial. Não posso acreditar, estou muito feliz por estar entre os melhores professores do mundo. Ser o melhor professor do mundo", afirmou após receber o Prêmio de Educação.
Recebeu também um milhão de dólares que serão usados ​​em benefício da educação em sua comunidade.
"Vou devolver este prêmio à sociedade, porque sou um religioso. Nossas necessidades estão atendidas: comida, roupas, tudo. Então, me fará muito feliz a maneira como esse grande momento beneficiará a sociedade", refletiu o irmão Tabichi.
"Os jovens da África já não serão mais barrados pela falta de expectativas, a África produzirá cientistas, engenheiros, empresários cujos nomes serão um dia famosos em todos os cantos do mundo. E as jovens serão uma parte importante desta história", assinalou à BBC.
Afirmou que "para ser um grande professor é preciso ser criativo para abraçar a tecnologia. É importante promover formas modernas de ensino".
Apesar das carências de equipamentos na escola, onde a relação aluno professor é de 58 para 1, Tabichi conseguiu instruir seus alunos em Matemática e Ciências. Através de um clube de fomento do talento e do Clube de Ciências da escola, ajudou seus alunos a elaborarem projetos de pesquisa, dos quais 60% estiveram aptos para as competições nacionais junto com as melhores escolas do país.
Atualmente, a equipe de Ciências Matemáticas está se preparando para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia INTEL 2019, no Arizona (Estados Unidos).
"Ver meus alunos crescerem em conhecimento, habilidades e confiança é minha maior alegria ao ensinar! Quando se tornam resilientes, criativos e produtivos na sociedade, sinto-me muito satisfeito porque ajo como o melhor facilitador de destinos e como a chave que desbloqueia o seu potencial da forma mais emocionante", manifestou.
O franciscano tem como objetivo promover a ciência não só no Quênia, mas em toda a África, assim como melhorar as expectativas futuras de seus alunos. "Como professor, eu busco ter um impacto positivo não só no meu país, mas em toda a África", assegurou.
O Global Teacher Prize é uma iniciativa da Fundação Varkey para destacar a importância dos educadores em todo o mundo, a fim de reconhecer seus esforços.
ORAÇÃO ; Deus, nosso Pai, Santa Lídia, mediante a Palavra anunciada por vossos apóstolos, acreditou em vosso Filho Jesus. Ela se tornou a primeira de uma multidão de crentes, e hoje professamos a mesma fé que ela professou e deu testemunho. Fortalecei nossa fé, Senhor, para que também o nosso testemunho seja verdadeiro e autêntico. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Mateus 5,17-19
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
17 Disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.
19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
O CUMPRIMENTO DA LEI
O modo de Jesus falar e agir deixava transparecer que ele rejeitava a Lei de Moisés e se colocava à margem da religião e da fé do seu povo. Quiçá, alguém o tomasse como anarquista ou, então, como um indivíduo que corre atrás de novidades.
Jesus tentou esclarecer esta situação, explicando sua posição diante da Lei. Sua missão não foi a de invalidar a Lei pela qual o povo, havia séculos, pautava sua vida, crendo tratar-se da vontade de Deus. Antes, veio para cumpri-la de maneira radical, sem omitir um só mandamento. E mais: quem se fizesse discípulo dele, deveria seguir seus passos, sob pena de não ser aceito Pai.
As palavras de Jesus podem dar a impressão de que esteja se declarando um legalista, a exemplo dos escribas e fariseus. Nada disso! Quando falou em cumprir plenamente a Lei, não estava pensando naquela mil vezes interpretada e reinterpretada, nem sempre de modo conveniente. Ele se referia à Lei enquanto correspondente ao desígnio original de Deus, àquilo que é o projeto de Deus para a humanidade, sem intromissões indevidas. Jesus foi absolutamente fiel ao espírito da Lei, embora isto o levasse a relativizar-lhe a letra, pelo menos, como era entendida pelos mestres de sua época. A Lei, vivenciada no seu espírito, foi uma pauta de ação para Jesus.
SANTO DO DIA
SANTA LÍDIA, COMERCIANTE DE PÚRPURA(27/03)
Santa Lídia era judia e se converteu ao cristianismo. Foi batizada por São Paulo em Filipos. Comerciante de púrpura era natural de Tiatira, na Ásia. Hoje em dia o fato de ser comerciante pode não significar muito, mas no século primeiro isto significava que ela era uma mulher muito rica.
Entre os anos 50 e 53, os apóstolos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas foram a Filipos como missionários. Esperaram o sábado para irem à procura de judeus que provavelmente se reuniriam para ler a Escritura. Foi quando encontraram Lídia, uma negociante de púrpura, em meio a um grupo de mulheres.
Lídia ouviu com tal adoração as palavras de Paulo, que logo usou seus dotes de comerciante, fazendo com que não só ela, como seus familiares pedissem o batismo. Logo os apóstolos foram abrigados na própria casa de Lídia, que abandonou a profissão e foi recolher-se na "prosêuca" - um lugar de oração - com outras mulheres.
No Atos dos Apóstolos lemos o testemunho de São Paulo:
“Quando chegou o sábado, saímos fora da porta, à um lugar junto ao rio, onde parecia-nos haver oração. Sentados, começamos a falar às mulheres que se tinham reunido. Uma delas, chamada Lídia, negociante de púrpura da cidade de Tiatira, e adoradora de Deus, escutava-nos. O Senhor lhe abrira o coração, para que ela atendesse ao que Paulo dizia. Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E forçou-nos aceitar seu convite”. (At 16, 11ss)
Este fato ocorreu por volta do ano 55. Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO ; A rica comerciante colocou os interesses do espírito acima dos econômicos, abandonando o comércio para recolher-se em um lugar de oração. Santa Lídia com sua alegria pediu para que os missionários aceitassem a sua hospitalidade, começando assim, na casa de Lídia, a primeira Igreja na Europa. Os sinais da santidade de Santa Lídia são evidentes na sua pronta resposta à graça. Ela foi uma das primeiras cristãs na Europa. Com santa Lídia aprendemos hoje a ser hospitaleiros e a colocar Jesus Cristo em primeiro lugar na nossa vida.
Tjl – acidigital.com – a12.com – evangeli.net – domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário