quinta-feira, 13 de maio de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 14. MAIO. 2021

 

BOM DIA EVANGELHO

                   14 DE MAIO DE 2021-S. Matias, apóstolo – Festa

Mark Wahlberg (à esquerda) e Mel Gibson (à direita) / Crédito: Caroline Bonarde - Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0) e Georges Biard - Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0) HOLLYWOOD, 13 mai. 21 / 03:51 pm (ACI).- Os atores Mark Wahlberg e Mel Gibson começaram a gravar um filme biográfico sobre Stuart Long, um ex-boxeador que se descrevia como “anticristão por excelência”, mas que depois de um grave acidente se converteu ao catolicismo e foi ordenado sacerdote. Padre Long morreu de uma doença muscular degenerativa aos 50 anos, em 9 de junho de 2014, no Big Sky Care Center de Helena, capital do estado de Montana, EUA.

Oração: Concedei-nos, Ó Senhor do mundo, a fé inabalável dos primeiros apóstolos, e pela intercessão de São Matias, dai-nos alcançar a Graça que tanto necessitamos. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho do dia ; Evangelho segundo São João 15,9-17.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou,  também Eu vos amei. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.
Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa.
É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai.
Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá.
O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».(
Tradução litúrgica da Bíblia)

Tertuliano (c. 155-c. 220)-teólogo-Prescrição contra os hereges, 20-22; CCL I, 201s -São Matias, apóstolo, uma das doze pedras dos alicerces da Igreja (Ap 21, 14)

Cristo Jesus, Nosso Senhor, durante a sua estada neste mundo, enunciou quem era, quem fora, que era servo da vontade do Pai e que deveres prescrevia ao homem. Dizia tudo isto abertamente à multidão, ou dirigindo-Se em particular aos seus discípulos, de entre os quais escolheu doze para viverem a seu lado e que destinou para irem ensinar às nações. Após a queda de um deles, ordenou aos outros onze, no momento de partir para o Pai após a ressurreição, que fossem pregar a todos os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,19). Pouco depois, Matias juntou-se aos apóstolos – palavra que significa enviados – para substituir Judas, tirado à sorte pelos outros com base na profecia de um salmo de David. Eles receberam a força do Espírito Santo, que lhes tinha sido prometida para realizarem milagres e falarem diversas línguas. Primeiramente, testemunharam a fé em Jesus Cristo por toda a Judeia, onde instituíram Igrejas. Seguidamente, partiram pelo mundo e proclamaram pelas nações os mesmos ensinamentos da fé. Depois, fundaram Igrejas em todas as cidades, às quais, consequentemente, outras Igrejas foram buscar a estaca da fé e as sementes da doutrina. [...] A prova da sua unidade está em comungarem na paz, em os seus membros se tratarem por irmãos e em praticarem a hospitalidade com reciprocidade. Esta construção não tem outro fundamento a não ser a tradição do mesmo mistério. Aquilo que os apóstolos pregaram foi o que Cristo lhes revelou, que só pode ser garantido por estas mesmas Igrejas fundadas pelos próprios apóstolos, onde eles pregaram de viva voz, como se diz, e seguidamente por meio de cartas.

Santo do Dia: São Matias

Matias, apóstolo que foi eleito para ocupar o lugar de Judas Iscariotes no grupo dos doze.

A eleição se deu dias depois da Ascensão de Jesus e da vinda do Espírito Santo e assim foi descrito: "Depois da Ascensão de Jesus, Pedro disse aos demais discípulos: Irmãos, em Judas se cumpriu o que dele se havia anunciado na Sagrada Escritura: com o preço de sua maldade se comprou um campo". O salmo 109 ordena "Que outro receba seu cargo”. Convém então que elejamos um para o lugar de Judas. E o eleito deve ser dos que estiveram entre nós o tempo todo em que o Senhor conviveu entre nós, desde que foi batizado por João Batista até que ressuscitou e subiu aos céus". (Atos 1, 21-26)

Segundo a tradição Matias evangelizou na Judéia, Capadócia e depois na Etiópia. Ele sofreu perseguições e o martírio, morreu apedrejado e decapitado em Jerusalém, testemunhando sua fidelidade a Jesus.

Há registros de que Santa Helena, mãe do imperador Constantino, o grande, mandou trasladar as relíquias de São Matias para Roma, onde uma parte está guardada na igreja de Santa Maria Maior, em Roma. O restante delas se encontra na antiquíssima igreja de São Matias em Treves, na Alemanha, cidade que a tradição diz ter sido evangelizada por ele e da qual os devotos o têm como seu padroeiro.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR).

Reflexão: Hoje celebramos a vida de um apóstolo que recebeu a incumbência de ocupar o lugar daquele que foi o traidor da causa de Jesus. São Matias esteve ao lado de Jesus e ouviu dele os ensinamentos do Reino. Aprendeu a cuidar do próximo e a ser solidário com os mais abandonados. Aprendamos dele o zelo pelo Evangelho e o espírito missionário que nos leva a testemunhar o Cristo Jesus.

TJL –ACIDIGITAL.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG-A12.- EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário