terça-feira, 4 de maio de 2021

bom dia evangelho -5. maio. 021

 

BOM DIA EVANGELHO


05 DE MAIO DE 2021 - Quarta-feira da 5ª semana da Páscoa

Acidente na Linha 12 do Metrô da Cidade do México. Crédito: Twitter / Promotoria da Cidade do México. Cidade do México, 04 mai. 21 / 04:10 pm (ACI).- Os bispos pediram oração e a solidariedade após o acidente do metrô da Cidade do México, ocorrido na noite de 3 de maio, que deixou pelo menos 23 mortos e mais de 60 feridos.

Oração

Ó Deus de admirável providência, que, no mártir Santo Ângelo destes ao vosso povo pastor corajoso e forte, concedei-nos, pela sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Evangelho do dia

Evangelho segundo São João 15,1-8.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.
Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».(
Tradução litúrgica da Bíblia)

 Comentários: Beato Columba Marmion (1858-1923)-abade-«Instrumentos de boas obras»

«Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós»

Qualquer que seja a etapa onde se encontra a alma, o seu trabalho nunca é senão um trabalho de colaboração. A alma não está só: Deus trabalha nela e com ela; Ele é sempre o primeiro autor dos seus progressos. Certamente que, nos começos, quando ainda se encontra tolhida por vícios e más atitudes, a alma tem de se aplicar com virilidade e ardor a retirar os obstáculos que se opõem à união divina. A colaboração que Deus lhe pede neste período é especialmente grande e ativa, e revela-se com especial vivacidade à consciência. Durante este período, Deus concede graças sensíveis que elevam e encorajam; mas a alma experimenta alternativas, vicissitudes interiores: cai e levanta-se, sofre e descansa, retoma o fôlego e recomeça. À medida que a alma avança e supera os obstáculos, a sua vida interior vai-se tornando mais homogénea, mais regular, mais unida, e a ação de Deus faz-se sentir com mais intensidade, porque tem mais liberdade para se exercer, encontra menos resistência e mais disponibilidade na alma; começamos então a progredir rapidamente no caminho da perfeição. [...] Nosso Senhor deu-nos claramente esta doutrina fundamental: «Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer». [...] Imaginar que Cristo fará todo o trabalho é uma ilusão perigosa; mas julgar que podemos fazer alguma coisa sem Ele é uma ilusão não menos perigosa. Devemos, pois, estar convencidos de que as nossas obras só têm valor em razão da nossa união a Jesus.

Santo do Dia: Santo Ângelo

Santo Ângelo nasceu em Jerusalém, em 1185. Seus pais eram judeus convertidos.

Aos 18 anos, entrou na Ordem do Carmo, num mosteiro da Palestina, onde foi ordenado sacerdote. Recebeu muitas graças do Senhor, sobretudo o dom da profecia e dos milagres.

Foi enviado à Roma para defender os interesses de sua Ordem. Segundo a tradição, Ângelo e os primeiros carmelitas foram para Roma a fim de obterem do Papa Honório Terceiro a aprovação da Regra do Carmelo. Em Roma, conheceu Francisco de Assis, de quem previu morte pelo martírio.

Dali partiu para a Sicília, a fim de converter os hereges cátaros. Os cátaros acreditavam que o homem na sua origem havia sido um ser espiritual e para adquirir consciência e liberdade, precisaria de um corpo material, sendo necessárias várias reencarnações para se libertar. Eram dualistas e acreditavam na existência de dois deuses, um do bem (Deus) e outro do mal (Satã), que teria criado o mundo material e mal.

Estas ideias contrariavam a fé católica e foram consideradas heresias. Na Sícilia, lutando contra a ideia dos cátaros, Santo Ângelo converteu a amante de um rico senhor que levava vida de pecado. Por vingança, este mandou assassiná-lo. Santo Ângelo foi morto em 1220, enquanto pregava na Igreja de São Tiago de Licata.

Sua veneração se manteve até os nossos dias, sendo invocado pelo povo e devotos nas situações de suas dificuldades. Os primeiros padres carmelitas da América difundiram a sua devoção, construindo igrejas, nomeando as aldeias que se formavam e expandiram o seu culto, que também chegou ao Brasil.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: A fé do cristão deve ser enraizada na história. Mais do que louvores ao Senhor, o serviço ao próximo é parte essencial da vida dos seguidores de Cristo Jesus. Santo Ângelo soube conjugar fé e obras, agindo sempre em favor daqueles mais abandonados e lutando pela verdade da fé na Igreja. Morreu defendendo a justiça. Mereceu a coroa da santidade. Para nós, fica o exemplo de Santo Ângelo, que nos convida a viver a nossa fé com plenitude e fidelidade.

TJL= EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – A12.COM – ACIDIGITAL.COM –EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário