quinta-feira, 3 de junho de 2021

BOM DIA 4 DE JUNHO DE 2021

 

Bom dia Evangelho

04  de Junho de 2021-Sexta-feira da 9ª semana do Tempo Comum

Papa Francisco. Foto: Daniel Ibañez/ACI Prensa - Vaticano, 03 jun. 21 / 01:15 pm (ACI).- Por ocasião da Solenidade de Corpus Christi que se celebrou no Vaticano nesta quinta-feira, 3 de junho, o Papa Francisco disse em sua conta de Twitter que “a Eucaristia, fonte de amor à vida da Igreja, é uma escola de caridade e solidariedade”. Além disso, o Papa advertiu que “quem se alimenta do Pão de Cristo não pode ficar indiferente a quem não tem o pão de cada dia”.

Oração: São Francisco Caracciolo, peço-vos, pelo amor que tivestes junto aos presidiários, que inspire leigos e religiosos para o conforto e para a conversão desses homens e mulheres que por falta de um berço cristão e pelas más companhias tornaram-se criminosos e marginalizados. Que todos os cristãos lembrem-se de orar diariamente por eles e por todas as crianças e jovens que também se encontram encarcerados. Amém!

Evangelho segundo São Marcos (12,35-37).

Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: «Como podem os escribas dizer que o Messias é filho de David?
O próprio David afirmou, sob a ação do Espírito Santo: "Disse o Senhor ao meu Senhor: 'Senta-Te à minha direita, até que Eu faça dos teus inimigos escabelo dos meus pés’".
O próprio David Lhe chama Senhor. Como pode ser seu filho?». E a numerosa multidão escutava com prazer o que Jesus dizia.(
Tradução litúrgica da Bíblia)

Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301)-monja beneditina-Exercícios, n.º 3; SC 129 - «O próprio David chama-Lhe Senhor»

Quem é semelhante a Ti, meu Senhor Jesus Cristo, meu doce amor, imenso e grandioso, que atendes às coisas mais humildes (cf Sl 112,6)? Quem entre os deuses é como Tu, ó Senhor (cf Ex 15,11), Tu que escolheste as coisas fracas deste mundo (cf 1Cor 1,27)? Quem é como Tu, que fizeste os céus e a Terra [...], e tens as tuas delícias com os filhos dos homens (cf Prov 8,31)? Como é a tua grandeza, ó Rei dos reis e Senhor dos senhores (1Tim 6,15), Tu que comandas os astros e aproximas o teu coração do homem (cf Job 7,17)? Quem és Tu, que tens à tua direita as riquezas e a glória (Prov 3,16)? [...] Ó amor, até onde abaixas a tua majestade? Amor, aonde conduzes a fonte da sabedoria (cf Prov 18,4)? Certamente até ao abismo da miséria. [...] Vem, vem, vem: eu venho, eu venho, eu venho a Ti, amoroso Jesus, que tenho amado, procurado, desejado. Pela tua bondade, a tua compaixão e o teu amor, amando-Te com todo meu coração, com toda a minha alma, com todas as minhas forças (cf Lc 10,27), eu me rendo ao teu apelo.

Santo do Dia:São Francisco Caracciolo

Ascânio Caracciolo era um italiano. Nasceu próximo de Nápoles a 13 de outubro de 1563. A família, muito cristã, o preparou para a vida de negócios e da política, em meio às festas sociais e aos esportes.

Na adolescência, decidiu pela carreira militar, mas foi acometido por uma doença rara na pele. Quando todos os tratamentos se esgotaram, Ascâncio rezou com fervor a Deus, pedindo que Ele o curasse e se esta graça fosse concedida entregaria a sua vida somente a Seu serviço. Pouco depois, a cura aconteceu.

Cumprindo sua determinação, tinha então vinte e dois anos, foi para Nápoles onde estudou teologia e se ordenou sacerdote. Começou seu trabalho junto aos encarcerados, doentes e pobres abandonados.

Por uma ironia do destino, Ascânio recebeu uma correspondência destinada a outro padre, que o convidava a fundar uma nova congregação. O jovem sentiu-se tocado por Deus e resolveu assumir para si esta tarefa. Fez um retiro junto com dois amigos e ao final de quarenta dias eles resolveram iniciar o grupo dos “Clérigos Regulares Menores”.

Ascânio foi o primeiro a vestir o hábito, tomando o nome de Francisco, em homenagem ao Santo de Assis, no qual se espelhava.

Estabeleceu, com dificuldades, casas na Espanha e em Nápoles. Foram atividades tão intensas que seu corpo frágil logo se ressentiu. Adoeceu e morreu aos quarenta e quatro anos de idade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: A vida de São Franscico de Caracciolo não teve nada de especial. Sua santidade nasceu de sua dedicação plena ao Reino de Deus e aos pobres abandonados de Nápoles, sobretudo os encarcerados. Nós temos a impressão de que a santidade é algo difícil, distante e reservada a poucos. Engano nosso: todos somos chamados a ser santos, vivendo nosso dia a dia ligados com Deus e com os irmãos.

Tjl – a12.com - evangelhoquotidiano.org-evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário