segunda-feira, 21 de junho de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 22. JUNHO. 021

 

BOM DIA EVANGELHO


22 DE JUNHO DE 2021-Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

Dom Adair José Guimarães. Foto: Captura de vídeo GOIÂNIA, 21 jun. 21 / 04:35 pm (ACI).- O bispo de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães, disse em sua homilia na missa do último domingo, 20 de junho, que o papel da Igreja em meio à pandemia “não é se tornar uma contadora de óbitos”, mas sim preparar os fiéis para a vida eterna. Para o prelado, os cuidados sanitários cabem à autoridade civil, enquanto o campo da Igreja é a evangelização e o cuidado das almas. O Brasil ultrapassou no domingo os 500 mil mortos por covid-19 e, por este marco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Imprensa e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, publicaram uma carta na qual expressaram “indignação” por “manifestações contrárias às medidas recomendadas por organismos sanitários, no cuidado e na promoção da vida humana”.

Oração: “Se eu me distraio, a Eucaristia me ajuda a recolher-me. Se me oferecem oportunidades para ofender a Deus, me apego cada dia mais a Eucaristia e fujo do erro. Se necessito de uma luz especial e prudência para desempenhar minhas pesadas obrigações, me achego ao Senhor e busco seu conselho e iluminação”.

Evangelho segundo São Mateus 7,6.12-14.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, não vão eles calcá-las aos pés e voltar-se para vos despedaçarem.
Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam, fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os profetas.
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição e muitos são os que seguem por eles.
Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida e como são poucos aqueles que os encontram!».(
Tradução litúrgica da Bíblia)

Orígenes (c. 185-253) - presbítero, teólogo-Homilias sobre o Êxodo, n.º 5, 3; SC 321-«Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida»

Vê o que Deus disse a Moisés, que ordem lhe deu sobre o caminho a escolher [...]. Pensavas talvez que o caminho que Deus mostra é um caminho fácil, sem troços difíceis nem penosos; pelo contrário, trata-se de uma subida, e bem tortuosa. Com efeito, o caminho por onde chegamos às virtudes não é um caminho a descer, mas a subir, e a subida é íngreme e árdua. Escuta o que o Senhor diz no Evangelho: «Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida». Como vês, o Evangelho está em harmonia com a Lei. [...] Na verdade, até um cego percebe claramente que a Lei e o Evangelho foram escritos pelo mesmo Espírito. O caminho que percorremos é, pois, uma subida tortuosa [...]; a fé e os atos comportam muitas dificuldades, muitas tribulações. Primeiro, são imensas as tentações e os obstáculos que se opõem a quem quer agir segundo a vontade de Deus. Depois, já na fé, encontramos muitas coisas tortuosas, muitos pontos de discussão, muitas objeções heréticas. [...] Ao ver o caminho que Moisés e os israelitas tinham tomado, o faraó observou: «Andam perdidos na terra» (Ex 14,3); para ele, quem segue a Deus perde-se, porque, como dissemos, o caminho da sabedoria é tortuoso, com muitas curvas e desvios. De facto, confessar que há um só Deus, e afirmar simultaneamente que o Pai, o Filho e o Santo Espírito são um só Deus há de parecer aos infiéis tortuoso, difícil e inextricável; e acrescentar que «o Senhor da glória» foi crucificado (1Cor 2,8), e que é o Filho do homem, «que desceu do Céu» (Jo 3,13), há de parecer ainda mais tortuoso e difícil. Quem, sem fé, isto ouve, dirá: «Andam perdidos na terra». Tu, porém, sê firme, não ponhas em dúvida essa fé, sabendo que é Deus que te mostra esse caminho.

Santo do Dia: São Thomas More

Thomas More nasceu em Londres no ano de 1478. Seus pais eram cristãos e educaram os filhos no seguimento de Cristo. Aos treze anos de idade ele foi para a Universidade de Oxford.

Aos vinte e dois anos já era doutor em direto e um brilhante professor. Sua diversão era escrever e ler bons livros. Além de intelectual brilhante tinha uma personalidade muito simpática, um excelente bom humor. Casou-se, teve quatro filhos, foi um excelente esposo e pai, carinhoso e presente.

Thomas nunca se afastou dos pobres e necessitados, os quais visitava para melhor atender suas reais necessidades. Sua esposa e filhos o amavam e admiravam, pelo caráter e pelo bom humor, que era constante em qualquer situação. A sua contribuição para a literatura universal foi importante e relevante. Escreveu obras famosas como "Utopia" e "Oração para o bom humor".

Aconteceu que o rei Henrique VIII tentou desfazer seu legítimo matrimônio com a rainha Catarina de Aragão, para se unir em novo enlace com a cortesã Ana Bolena, contrariando todas as leis da Igreja. Para isto usou o Parlamento Inglês e passou a proclamar o rei e seus sucessores como chefes temporais da Igreja da Inglaterra, criando a Igreja Anglicana. Thomas More foi contra a decisão do rei.

A seguir o rei mandou prender e matar Thomas More, que foi decapitado em 1535, mantendo firme sua fé católica.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Thomas More parecia nascido para a amizade. Sempre com uma expressão de alegria amigável no rosto, estava sempre pronto a se divertir; conversar era para ele a melhor coisa da vida, tinha sempre um dito espirituoso, e todos se deliciavam com sua prosa. Levava uma vida de oração e penitência. Lia avidamente as Escrituras Sagradas e os Padres da Igreja. Não dormia mais que quatro ou cinco horas, e tinha como leito uma prancha de madeira e um pedaço de tronco por travesseiro.

TJL- A12.COM – ACIDIGITAL.COM – EVANGELHODOQUOTIDIANO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário