terça-feira, 20 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
20 de abril de 2010 — Terça-feira
Ano C - 3ª Semana da Páscoa
(Pf. Pascal, Cor Branca)


Jesus veio de Deus, para nos resgatar de nossas misérias e nos conduzir às verdes pastagens do Reino. Veio para nos dar a vida em plenitude. Claras como o dia são suas palavras: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. Jesus não nega nossas necessidades humanas, mas é sempre urgente para nossa salvação querer o Filho de Deus, dom do Pai e nosso sustento em todos os dias.
Oração

Pai, dá-me sensibilidade para perceber que a presença de Jesus, na nossa história, é a grande obra que realizaste: dar-nos a vida eterna
Evangelho

Lugar privilegiado de encontro:
Eucaristia (Jo 6,30-35)

Eles disseram: - Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: "Do céu ele deu pão para eles comerem." Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. - Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão! - pediram eles. Jesus respondeu: - Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.

Comentário do Evangelho

O sinal de Jesus é o resgate e o cultivo da vida
Respondendo àqueles que haviam participado da partilha dos pães, Jesus se apresenta como o enviado de Deus. Então lhe pedem um sinal para que vejam, para que creiam nele. Não entenderam o sinal da partilha dos pães. Querem um sinal espetacular como o de Moisés e o maná. É o apego do Judaísmo às suas tradições, fechados à novidade de Jesus. Querem um messias poderoso, mesmo que seja opressor e explorador. O sinal de Jesus é o resgate e o cultivo da vida. É a transformação das pessoas que, acolhendo o seu amor, passam a ser também fonte de vida para outros. Jesus deixa claro: o que vem do céu vem do Pai. O maná não foi dado por Moisés. É o Pai que dá o verdadeiro pão do céu, o pão que dá vida ao mundo. Jesus diferencia-se de Moisés. É uma nova realidade que deve ser acolhida. Os que o ouvem se sensibilizam tal como a samaritana no momento em que Jesus oferece a fonte d'água da qual quem beber nunca mais terá sede. Pedem desse pão para sempre. Jesus identifica-se como sendo ele próprio o pão da vida. É Jesus que alimenta a vida eterna em nós. Em toda a sua vida ele é doação. (Autor: José Raimundo Oliva).

Hoje a Igreja celebra :
S. Teodoro, presbítero, +613, Santa Inês de Montepulciano, virgem, +1312, Santa Sara, padroeira do povo cigano
Santa Inês de Monte Pulciano
Lembramos neste dia uma flor da Ordem Dominicana Santa Inês , que nasceu em Monte Pulciano no centro da Itália, numa família de posses. Graças a Deus ao sentir-se chamada a vida religiosa nada sofreu de oposição.Santa Inês inclinada a vida de oração e meditação, consagrou na vida religiosa e se destacou na obediência e variadas virtudes. Após uma linda caminhada foi nomeada ainda jovem para superiora, já que era conhecida como modelo de penitência, recolhimento, jejum, vida mística.Ocupada com a salvação das almas, desejava ardentemente a conversão de mulheres de uma casa em que funcionava um prostíbulo. Sendo assim Inês que bem sabia que a tudo pode ser mudado pela oração investiu e alcançou de Deus a mudança de todas e a transformação do lugar de pecado, numa casa religiosa, lugar de graça. Santa Inês entrou no Céu com 40 anos, depois de dizer:"Milhas filhas, amai-vos umas as outras, pois a caridade é o sinal dos filhos de Deus"Santa Inês de Monte Pulciano...rogai por nós!

Missa pelo Jubileu de Brasília A Arquidiocese de Brasília celebra Missa de Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Brasília e da cidade de Brasília, dia 20 de abril, às 23h, na Esplanada dos Ministérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário