quarta-feira, 28 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Quarta-feira, 28 de abril de 2010 Quarta Semana da Páscoa e 4ª do Saltério (Livro II),
cor Litúrgica Branca
Hoje: Dia da Educação, Dia Nacional da Caatinga, Dia do Cartão Postal e Dia da Sogra.

Antífona:
Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)

Oração:
Ó Deus, vida dos que crêem em vós, glória dos humildes e felicidade dos justos, atendei com bondade às nossas preces e saciai sempre com vossa plenitude os que anseiam pelas riquezas que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 66 (67), 2-3.5.6 e 8 (R/. 4)
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos. Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda aterra, as nações. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

Evangelho:
João (Jo 12, 44-50)
Eu vim ao mundo como luz
Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: "Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou". Palavra da Salvação!

Comentário Do Evangelho
Jesus, luz do mundo
A presença de Jesus no mundo tem um objetivo bem preciso: ser luz para a humanidade mergulhada nas trevas do pecado. Portanto, presença de salvação! A missão de Jesus insere-se na longa história de relacionamento do ser humano com Deus – da criatura com o seu Criador –, história pontilhada de infidelidade e insensatez por parte da criatura, e de fidelidade e esperança de reconciliação, por parte do Criador. A correta compreensão da identidade de Jesus exige situá-lo no contexto das iniciativas salvíficas de Deus.Assim, torna-se compreensível por que a pregação de Jesus faz constantes referências ao Pai. Crer no Filho leva necessariamente a crer no Pai. A credibilidade de um enviado está em estreita relação com a credibilidade de quem o enviou. Foi por esta razão que Jesus afirmou: “As coisas que digo a vocês, eu as digo como o Pai disse a mim”. E mais: quem o rejeita, na qualidade de enviado, será julgado por quem o enviou – o Pai –, já que sua missão consiste em salvar e não em condenar.O discípulo prudente deixa-se iluminar pelo Mestre, por saber-se iluminado por Deus. Caminhando como discípulo da luz, estará em condições de desmascarar as artimanhas do príncipe das trevas que insistem em fazê-lo desviar-se do caminho para o Pai.Quem, pelo contrário, rejeita a luz oferecida por Jesus, torna-se inimigo de Deus, pois se recusa a aceitar sua proposta de salvação. E caminhará para o julgamento! [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos: Paulo da Cruz, Vital e Valéria (mártires), Polião (mártir), Teodora e Dídimo (mártires), Cronano de Roscrea (abade), Pânfilo de Sulmona (bispo), Cirilo de Turov (bispo), Luquésio ( ou Lucius, beato franciscano, confessor), Luís Maria de Montfort, Pedro Maria Chanel (mártir).

São Pedro Chanel
Em 1824, ingressou no seminário de Bourg e em 1827 foi ordenado sacerdote. Foi vigário de Amberieu e de Gex. Entrou, depois, para a Sociedade de Maria, sob a guia do Pe. Colin. Em 1837 partiu em companhia de um confrade leigo para Futuna, uma pequena ilha no Oceano Pacífico, no arquipélago de Tonga. Sua pregação logo produziu frutos abundantes entre a geração jovem da ilha. Mas logo vieram a reação e a oposição dos líderes mais antigos, segundo eles ciosos de suas tradições e costumes, ameaçados pelo "sacerdote branco". Foi avisado pelos amigos do risco que corria e para que deixasse a ilha, São Pedro M. Chanel ignorou o aviso e decidiu permanecer e continuar a pregação. Foi morto a golpes de "tacape" no dia 28 de abril de 1841. Seu sacrifício não foi em vão. A semente de sua pregação germinou e todos os habitantes acolheram o cristianismo.

Para sua reflexão:
Jesus põe em paralelo crer e ver, sua pessoa e a do Pai. Ele é o mediador único, revelador do Pai. É a luz do mundo que se recebe pela fé. Na sua primeira vinda Jesus não veio para julgar, mas para salvar. Chegará o dia final em que a mensagem presente de Jesus, sua oferta e exigência, se voltado contra quem as rejeitou. Dar vida eterna é a finalidade da mensagem (Bíblia do Peregrino, Paulus 2002)

A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". Todas as vezes que dizemos uma Ave-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário completo Lhe damos uma coroa de rosas. O Santo Rosário é considerado uma oração completa, porque traz em síntese toda a história da nossa salvação. Em todas as aparições a Mãe Celeste nos convidou a recitar o Rosário como arma potente contra o mal, para nos levar à verdadeira paz.
TJL@ - http://sao-tarcisio.blogspot.com/ - http://mundocatolico.org.br/

ORAÇÃO DO PROFESSOR CRISTÃO
Deus, Pai e Senhor nosso, fonte de luz e de bondade, iluminai-nos a inteligência para que só ensinemos a verdade, abrasai-nos o coração para que irradiemos nas almas o amor sincero e generoso da virtude. Dai-nos uma dedicação incansável à infância e à juventude que confiastes ao nosso cuidado. Esta humanidade em flor, esperança da Igreja e do Brasil, é Vossa; para Vós quereis que a eduquemos. Fazei que o nosso magistério seja a resposta ao Vosso divino desejo, expresso no Evangelho: “Deixai que venham a mim os pequeninos” (Mc 10, 14b). E para os que trabalham conosco sem a consolação de Vos conhecer e amar, pedimo-Vos, Senhor a luz da fé que ilumina e a graça do Vosso amor que eleva e pacifica as consciências. Cristo Redentor, sob cuja proteção colocamos todos os nossos trabalhos e iniciativas, ajudai-nos a não desfalecer na difícil tarefa; assisti-nos hoje e sempre. Amém.(FONTE: WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR)TJL@28042010-0842LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário