sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bom dia Evangelho
Ano C – 3ª Semana da Páscoa
(Pf. Pascal, Cor Branca)
A Igreja celebra hoje -
Jorge, Adalberto de Praga, Geraldo

Livro dos Provérbios, 6,28-29
Pode alguém caminhar em cima de brasas e não queimar o próprio pé?O mesmo acontece com aquele que procura a mulher do próximo: quem a toca não ficará sem castigo.

Oração
Pai, que o corpo e o sangue de teu Filho Jesus sejam alimento para a minha caminhada em busca de ti, de maneira que eu não venha a desfalecer pelo caminho.

EVANGELHO
Jo 6,53-60

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele

53 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele. 57 E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre. 59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.A fé em Jesus exige decisão - 60 Depois que ouviram essas coisas, muitos discípulos de Jesus disseram: «Esse modo de falar é duro demais. Quem pode continuar ouvindo isso?* 51-59: A vida definitiva se encontra justamente na condição humana de Jesus (carne): Jesus é o Filho de Deus que se encarnou para dar vida aos homens, isto é, para viver em favor dos homens. A vida definitiva começa quando os homens, comprometendo-se com Jesus, aceitam a própria condição humana e vivem em favor dos outros. E Jesus dá um passo além: ele vai oferecer sua própria vida (carne e sangue) em favor dos homens. Por isso, o compromisso com Jesus exige que também o fiel esteja disposto a dar a própria vida em favor dos outros. A Eucaristia é o sacramento que manifesta eficazmente na comunidade esse compromisso com a encarnação e a morte de Jesus. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )

Comentário do Evangelho
Comunhão com o Ressuscitado
A partir de uma discussão entre os próprios judeus, temos no Evangelho de João este texto com características de uma catequese sacramental eucarística que seria praticada nas primeiras comunidades cristãs. O comer a carne e beber o sangue do Cristo é uma expressão tipicamente sacramental. Ao redor da mesa eucarística, a comunidade de fé faz a experiência da comunhão com o Ressuscitado. Comer e beber significa assimilar a realidade humana de Jesus e identificar-se com ele enquanto o cumpridor da vontade do Pai. A fé não é o aprendizado de uma doutrina, mas a comunhão com o próprio Jesus e com os irmãos na comunidade. Esta comunhão de amor traduz-se em gestos concretos em prol da libertação dos oprimidos e em empenho no desabrochar e no restaurar da vida em plenitude. O próprio Jesus é o alimento e a fonte deste amor e desta vida que é eterna. (Autor: José Raimundo Oliva)
Santo do dia: São Jorge
A existência do popularíssimo são Jorge, por vezes, foi colocada em dúvida. Talvez porque sua história sempre tenha sido mistura entre as tradições cristãs e lendas, difundidas pelos próprios fiéis espalhados entre os quatro cantos do planeta.Contudo encontramos na Palestina os registros oficiais de seu testemunho de fé. O seu túmulo está situado na cidade de Lida, próxima de Tel Aviv, Israel, onde foi decapitado no século IV, e é local de peregrinação desde essa época, não sendo interrompida nem mesmo durante o período das cruzadas. Ele foi escolhido como o padroeiro de Gênova, de várias cidades da Espanha, Portugal, Lituânia e Inglaterra e um sem número de localidades no mundo todo. Até hoje, possui muitos devotos fervorosos em todos os países católicos, inclusive no Brasil.A sua imagem de jovem guerreiro, montado no cavalo branco e enfrentando um terrível dragão, obviamente reporta às várias lendas que narram esse feito extraordinário. A maioria delas diz que uma pequena cidade era atacada periodicamente pelo animal, que habitava um lago próximo e fazia dezenas de vítimas com seu hálito de fogo. Para que a população inteira não fosse destruída pelo dragão, a cidade lhe oferecia vítimas jovens, sorteadas a cada ataque.Certo dia, chegou a vez da filha do rei, que foi levada pelo soberano em prantos à margem do lago. De repente, apareceu o jovem guerreiro e matou o dragão, salvando a princesa. Ou melhor, não o matou, mas o transformou em dócil cordeirinho, que foi levado pela jovem numa corrente para dentro da cidade. Ali, o valoroso herói informou que vinha da Capadócia, chamava-se Jorge e acabara com o mal em nome de Jesus Cristo, levando a comunidade inteira à conversão.De fato, o que se sabe é que o soldado Jorge foi denunciado como cristão, preso, julgado e condenado à morte. Entretanto o momento do martírio também é cercado de muitas tradições. Conta a voz popular que ele foi cruelmente torturado, mas não sentiu dor. Foi então enterrado vivo, mas nada sofreu. Ainda teve de caminhar descalço sobre brasas, depois jogado e arrastado sobre elas, e mesmo assim nenhuma lesão danificou seu corpo, sendo então decapitado pelos assustados torturadores. Jorge teria levado centenas de pessoas à conversão pela resistência ao sofrimento e à morte. Até mesmo a mulher do então imperador romano.São Jorge virou um símbolo de força e fé no enfrentamento do mal através dos tempos e principalmente nos dias atuais, onde a violência impera em todas as situações de nossas vidas. Seu rito litúrgico é oficializado pela Igreja católica e nunca esteve suspenso, como erroneamente chegou a ser divulgado nos anos 1960, quando sua celebração passou a ser facultativa. A festa acontece no dia 23 de abril, tanto no Ocidente como no Oriente
Tjl/-
http://sao-tarcisio.blogspot.com/



VOCÊ É BOM EM TOMAR DECISÕES
Um grupo de crianças brinca próximo a duas vias férreas, uma das vias ainda está em uso e a outra está desativada.Apenas uma criança brinca na via desativada, as outras na via em operação.
O trem está vindo e você está exatamente sobre aquele aparelho que pode mudar o trem de uma linha para outra.Você pode fazer o trem mudar seu curso para a pista desativada e salvar a vida da maioria das crianças.Entretanto, isto significa que a solitária criança que brinca na via desativada será sacrificada.Você deixaria o trem seguir seu caminho?VOCÊ TEM QUE TOMAR UMA DECISÃO! O TREM NÃO PARARÁ ESPERANDO POR VOCÊ!A maioria das pessoas escolherão desviar o trem e sacrificar só uma criança.Você pode ter pensado da mesma forma, eu acho.Exatamente, salvar a vida da maioria das crianças à custa de uma só criança é a decisão mais racional que amaioria das pessoas tomariam, moralmente e emotivamente.Mas, você pensou que a criança que escolheu brincar na via desativada foi a única que tomou a decisão corretade brincar num lugar seguro?Não obstante, ela tem que ser sacrificada por causa de seus amigos ignorantes que escolheram brincar ondeestava o perigo.Este tipo de dilema acontece ao nosso redor todos os dias.No escritório, na comunidade, na política...E especialmente numa sociedade democrática, a minoria freqüentemente é sacrificada pelo interesse da maioria,não importa quão tola ou ignorante a maioria seja e nem a visão de futuro e o conhecimento da minoria.Além do mais, se a via tinha sido desativada, provavelmente não era segura.Se você desviou o trem para a outra via, colocou em risco a vida de todos os passageiros.E em sua tentativa de salvar algumas crianças sacrificando apenas uma, você pode acabar sacrificando centenasde pessoas.Se estamos com nossas vidas cheias de fortes decisões que precisam ser tomadas, nós não podemos esquecer quedecisões apressadas nem sempre levam ao lugar certo.Lembre-se de que o que é correto nem sempre é popular... E o que é popular nem sempre é correto.E que todo mundo comete erros; foi por isso que inventaram a borracha e o apagador.

TJL@23042010-0851LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário