segunda-feira, 26 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Segunda-feira, 26 de abril de 2010
Ano C
Quarta Semana da Páscoa e 4ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca


Santos: Pedro Canísio (doutor), Antimo (bispo), Ásico ou Tassach (bispo), Maugoldo ou Maccul (bispo), Floriberto (bispo), Estêvão Pechersky (bispo), Zita de Lucca (virgem, franciscana da 3ª ordem), Pedro Armengol (beato), Antônio de Sena (beato), Tiago de Bitetto (beato), Hosana de Cattaro (beata e virgem), Turíbio de Lima (arcebispo), Tertuliano, João (abade)

Antífona: Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia!(Rm 6, 9)

Oração:
Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei de santa alegria os vossos filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 41 (42), 2-3; 42(43), 3.4 (+ cf. Sl 42[42], 3a)
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus

Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minha alma por vós, ó meu Deus!
A minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso monte santo, até a vossa morada!
Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei ao som da hara, meu Senhor e meu Deus!

Evangelho: João (Jo 10, 1-10)
Eu vim para que tenham vida

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
O Pastor das ovelhas

Jesus serviu-se da metáfora do pastor para explicitar que tipo de relação desejava estabelecer com seus discípulos. Queria superar os esquemas bem conhecidos na época, pelos quais os mestres tornavam-se verdadeiros tiranos dos discípulos. Sua intenção era ser um mestre diferente. Como?
Sendo um mestre legítimo, seria como o pastor que entra pela porta do curral e não por outras vias, à maneira dos mestres mal-intencionados. Estabelecendo um relacionamento cordial e amigo com seus discípulos, imitaria o pastor que conversa com suas ovelhas, chama-as pelo nome e as trata com carinho, pois sua função é cuidar delas.
Conduzindo os discípulos de maneira segura, para evitar extravios, assemelhar-se-ia ao pastor que se coloca à frente do rebanho. Suas ovelhas o seguem, sem hesitar, por reconhecerem a voz de seu guia. Defendendo seu rebanho dos perigos e das ciladas que a vida lhes prepara. Os mercenários, nos momentos de perigo, deixam as ovelhas entregues a si mesmas. Agem assim, porque são mercenário, incapazes de arriscar suas vidas para defender o rebanho. Jesus, pelo contrário, defenderá os seus discípulos, até o extremo, mesmo tendo de entregar sua própria vida. Portanto, é mais prudente deixar-se guiar por um tal pastor. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, ©Paulinas]

Para sua reflexão:

Jesus toma o título real, messiânico, divino de Pastor e o desenvolve em três variações: o pastor e os ladrões, a porta do redil, o dono e o assalariado. O porteiro não deixa os ladrões entrar; leva as ovelhas para fora, guiando-as, indo à frente; há uma relação pessoal do pastor com cada ovelha: conhece-as pelo nome e elas reconhecem a sua voz. Esses ladrões e bandidos podem ser falsos messias ou mestres abusivos. As ovelhas que reconhecem a voz são fieis que pela fé sintonizam com a voz. O que Deus era para o seu povo do Antigo Testamento, Jesus o é para os seus. Como Jesus, seus seguidores também são chamados a ser pastores.(cf. Novo Testamento, Edições de Estudos, Editora Ave-Maria)

A IGREJA CELEBRA
São Luís Maria Grignion de Montfort
Neste dia nós contemplamos o fiel testemunho de Luís que ao ser crismado acrescentou em seu nome Maria devido sua devoção, que permeou toda sua vida. Nascido na França, 1673 de uma família muito numerosa, São Luís Maria bem cedo sentiu o desejo que ir ao sacerdócio e assim percorreu o caminho dos estudos.Como Padre São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e levar através de suas missões populares o povo a viver Jesus por Maria. Grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres; São Luís como bom escravo da Virgem Santíssima não foi egoísta, e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal a Santa Maria.São Luís já era homem de sacrifícios pela salvação das Almas, porém a maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio Maligno derramou sobre ele; tanto assim que foi a Roma para pedir ao Papa permissão para ir fora da França, mas ele não concedeu. Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus que nunca o abandonava, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas que estavam afastando os povos dos sacramentos e da misericórdia de Senhor. São Luís que morreu em 1719 foi quem escreveu o Tratado da verdadeira devoção a Santíssima Virgem, que influência ainda hoje muitos filhos de Maria, inclusive o Papa João Paulo II que por viver aquilo que São Luís partilhou a nós adotou para a vida o Totus tuus, isto é, "Sou todo teu, ó Maria".

São Luís Maria Grignion de Montfort...rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário