terça-feira, 6 de abril de 2010

Devemos ser mensageiros da caridade de Cristo, diz o Papa Bento XVIVATICANO, 05 Abr. 10 (ACI) .- Este meio-dia o Papa Bento XVI rezou o Regina Coeli, a oração Mariana que durante o tempo de Páscoa substitui o Ângelus, da janela de seu palácio apostólico em Castelgandolfo, ante centenas de peregrinos que se reuniram, e a quem o Papa recordou que os cristãos devem ser mensageiros da ressurreição de Cristo, de sua vitória sobre o mal e a morte, portadores de seu amor divino.

BOM DIA EVANGELHO
Terça-feira, 6 de abril de 2010
Oitava da Páscoa, 1ª Semana do Saltério (Livro II), cor litúrgica Branca


Antífona: Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, aleluia! (Eclo 15, 3-4)


Oração: Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhai o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegar-se no céu, como exulta agora na terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 32 (33), 4-5.18-19.20 e 22 (R/.5b)Transborda em toda a terra a bondade do Senhor
Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
Mas o Senhor pousa o olhar sobre os o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho: João (Jo 20, 11-18) Jesus aparece a Maria Madalena
Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar". 16Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabuni" (que quer dizer mestre). 17Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito. Palavra da Salvação!
Sinótico: Mc 16, 9-11; leituras paralelas no contexto da Ressurreição de Cristo: Mt 28, 1-10; Mc 16, 1-10; Lc 24, 1-12

Comentando o Evangelho
Comentário ao Evangelho do dia feito por :Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja

1º sermão para a Quinta-Feira Santa, Morin Guelferbytanus 13; PLS 2, 572 (a partir da trad. coll. Icthus, vol. 10, p. 221) «Subo para o Meu Pai, que é vosso Pai»«Não Me detenhas, pois ainda não subi para o Pai». Que quer isto dizer? Que tocamos melhor a Jesus através fé do que através da carne. Tocar Cristo pela fé é tocá-Lo com toda a verdade. Assim foi com a mulher que sofria de perdas de sangue: aproximou-se de Cristo, cheia de fé, e tocou-Lhe no manto. [...] E o Senhor, comprimido embora pelas multidões, só foi tocado por essa mulher [...], porque ela acreditou (Mc 5, 25ss.).Hoje, meus irmãos, Jesus está no céu. Quando habitava entre os Seus discípulos, estava revestido duma carne visível e tinha um corpo palpável, víamo-Lo, tocávamos-Lhe. Mas hoje, que está sentado à direita do Pai, quem de entre nós Lhe pode tocar? E, no entanto, infelizes de nós se não Lhe tocarmos. Nós, os que acreditamos, tocamos-Lhe. Ele está no céu, está longe, e as distâncias que O separam de nós não são mensuráveis. Mas crê e tocar-Lhe-ás. Que digo eu? Tocar-Lhe-ás? Se creres, terás junto a ti Aquele em Quem crês. [...]Quereis saber como é que Maria Lhe queria tocar? Ela procurava-O morto e não acreditava que Ele havia de ressuscitar: «Levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram» (Jo 20, 2). Chora por um homem. [...] «Não Me detenhas, pois ainda não subi para o Pai». Se Me tocares antes de Eu ir para o Pai, não verás em Mim senão um homem. Que te dá essa fé? Deixa-Me subir para o Pai. Nunca O deixei, mas subirei até Ele por ti, se acreditares que sou igual do Pai». Nosso Senhor Jesus Cristo não deixou o Seu Pai quando desceu de junto d'Ele. E, quando voltou a subir de junto de nós, também não nos abandonou. Porque, no momento de subir e de Se sentar à direita do Pai, lá no alto, disse aos Seus discípulos: «Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20).

Para sua reflexão:

Maria Madalena buscava um cadáver. Jesus lhe aparece e pergunta: “Quem procuras?” Ele lhe aparece transformado, com figura diferente, porque Jesus ressuscitado adotará a figura de cada cristão. É preciso ver Jesus nos que acreditam nele. O Jesus que fala está ainda na terra, mas logo vai a caminho do Pai. Em João nos é revelado que o Pai de Jesus é nosso Pai, porque desde a hora e a partir da paixão de Jesus, seus discípulos, nós todos, identificamo-nos com ele; Jesus está em nós e nós estamos nele. Eis o começo da nova era, da nova humanidade. Maria, a “mulher” junto à cruz, representaria a nova Eva no seu aspecto maternal; Maria junto ao sepulcro a representa em sue aspecto conjugal.

Ressurreição nas Sagradas Escrituras
· Javé é o Senhor da vida e da morte (Os 13,14; Dt 32,39; 1Sm 2,6). Cristo tem as chaves do reino dos mortos (Ap 1,18; 1Pd 3,19; 4,5s; Ef 4,8-10; Cl 1,18; Ap 20,1).
· Primeiras afirmações bíblicas da Ressurreição (Dn 12,2s; Sl 16,9-11; 2Mc 7).
· Manifestações de Cristo Ressuscitado (Mt 28,9s; Mc 16,9s; Lc 24,13s; Jo 20,16s; 1Cor 15,6s).
· Testemunhas da Ressurreição (At 1,21s; 2,32; 3,15; Rm 1,4s; 6,4).
· Pela Ressurreição Cristo comunica a vida ao mundo(Jo 7,37-39; 10,14-17; 12,2-24; 11,1s) e por ela nos redime (Rm 4,24; 10,9; 2Cor 5,14-16; Ef 2,5; Cl 2,12; 3,1).
· A Ressurreição de Cristo é a causa da nossa ressurreição escatológica (1Cor 15,1-58; 1Ts 4,13-18), batismal (Rm 6,1-11) e moral (Ef 4,17-24; Cl 3,1-7).
· A ressurreição dos mortos é anunciada no AT (Jó 19,25; Is 66,14; Ez 37,1-14; 2Mc 7,9.14). É afirmada no NT (Mt 22,31; Jo 5,25-29; 6,39; 11,24; At 24,15; 1Cor 6,14; 2Cor 1,9; 1Ts 4,13-18; Ap 20,12. Ver “Retribuição”. (Bíblia Sagrada, versão digital, Vozes, 1996)


A Igreja celebra hoje: Santos: Cento e vinte Mártires da Pérsia, Marcelino (mártir), Celestino (papa), Eutíquio (bispo), Prudêncio (bispo), Nodegar ou Notero o Gago (beato), Guilherme de Eskill (abade), Catarina de Pallanza (virgem e beata), Diógenes
Bem-Aventurada Pierina Morosini
Neste dia lembramos com alegria a vida de Pierina Morosini que se tornou para nós exemplo de quem conseguiu alcançar a santidade no dia-a-dia. Mulher exemplar era operária, ativista da Ação Católica, doméstica, e muito engajada na paróquia e ação missionária.Pierina Morosini nasceu em Bérgamo, Itália, em 1931 numa numerosa e pobre família de aldeia. Ajudava a mãe a cuidar das crianças, pois era a mais velha, mas isto fazia com muito amor sem deixar seu compromisso com o árduo trabalho na fábrica que ficava distante de sua casa.Santa Maria Goretti era sua Santa de devoção tanto assim que no segredo partilhou com uma amiga que com ela assistia a beatificação da Santa da Castidade: "Também eu desejaria morrer como a Goretti; antes de pecar contra a castidade, prefiro deixar-me matar!" . Com tão grande sinceridade desejava Pierina a vida na pureza da castidade, que mesmo sem poder se consagra numa vida religiosa, devido as necessidades da família, renovava anualmente sua decisão pela castidade e rezava constantemente: "Ó Maria, sempre jovem porque sempre pura, fazei rejuvenescer meu coração com a beleza da castidade".Esta feliz mulher que lembramos hoje, era ocupada com o drama social, familiar; tinha profunda vida de oração e Eucaristia diária. Pierina Morosini certa vez voltava da fábrica para casa quando foi atacada e martirizada por um jovem que queria seduzi-la e fazê-la pecar contra a Castidade, isto em 1957.Bem-Aventurada Pierina Morosini...rogai por nós!
tjl@ -http://odiadossantos.carissimus.com/-http://mundocatolico.org.br/-http://www.santuariosantaluzia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário