quinta-feira, 22 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO-22/ABRIL.
A verdadeira Presença
Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente o ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.Que as pedras do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.Que os teus momentos de amor contenham a energia de tua alma eterna.Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.Que em teus momentos de solidão e cansaço esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudopassa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisíveltocando o coração que é centro da nossa alma.Que o teu coração sinta a PRESENÇA secreta do inexplicável!Que você sinta o quanto Deus te ama.Por isso nunca esqueça a presença de Deus que está em nós, que o teu viver seja pleno de paz e luz com
Jesus.
TJL@22042010-0928LT



BOM DIA EVANGELHO
Quinta-feira, 22 de abril de 2010
Terceira Semana da Páscoa, 2ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca

Hoje: Dia do Descobrimento do Brasil (510º ano), dia Internacional da Terra, dia da Comunidade Luso-Brasileira e dia da Aviação de Caça.


Antífona: Cantemos ao Senhor: ele se cobriu de glória. O Senhor é minha força e o meu cântico: foi para mim a salvação, aleluia! (Ex 15, 1-2)

Oração:

Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, siga-nos com firmeza a luz da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 65(66), 8-9. 16-17. 20 (R/. 1)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira


Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou, longe de mim o seu amor!


Evangelho: João (Jo 6, 44-51)
Eu sou o pão vivo descido do céu

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: 'Todos serão discípulos de Deus'. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.
47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
O ensinamento do Pai

É o Pai quem tem a iniciativa na dinâmica da fé dos cristãos. No seu amor, elege o ser humano para ser objeto de sua revelação, e o convida a aderir ao Filho Jesus. Só vai a Jesus quem é escolhido e impelido pelo Pai. Só se entrega a Jesus quem se deixa guiar pelo Pai. E tudo quanto o Pai realiza está em função de guiar a humanidade para o Filho. O ato de fé no Senhor Jesus é, portanto, indício de obediência ao ensinamento do Pai e de submissão à sua vontade.
A incredulidade configura-se como rebeldia contra o Pai. Não se trata de mera oposição a Jesus, numa atitude sem maiores conseqüências. Nem, tampouco, pode ser considerada como uma fatalidade na vida das pessoas, numa espécie de anulação de sua liberdade.
No ato de fé, está implicada a liberdade humana. Instruído pelo Pai, cabe ao ser humano acolher ou não a instrução recebida. Se a acolhe, sem dúvida será capaz de reconhecer em Jesus o enviado do Pai. Se a rejeita, não somente se tornará um adversário do Filho, mas também do Pai. Não é possível acolher a moção do Pai, mas fechar-se para o Filho. Ou seja, não dá para ficar no meio do caminho. Quem recebeu o ensinamento do Pai, necessariamente, irá a Jesus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]
A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos: Sotero (papa, mártir), Caio (papa, mártir), Epipódio (mártir), Alexandre (mártir), Leônidas (mártir), Agapito I (papa), Teodoro de Sicélia (bispo), Oportuna (virgem e abadessa), Volfelmo (beato, abade), Francisco de Fabriano (beato, confessor franciscano da 1ª ordem), Bartolomeu de Cervere (beato, mártir), Miles
São Sotero
Foi Papa de 166 a 175, quando Marco Aurélio era imperador romano (161-180). Sobre ele são Dionísio escreveu: "Derramaste tua beneficência sobre os irmãos, enviando a muitas igrejas esmolas e socorrendo a todos os pobres, especialmente os que trabalhavam nas minas. Em todas as partes renovas a generosa caridade dos teus antecessores, socorrendo os que padecem por Cristo". Escreveu uma carta para encorajar os perseguidos de Corinto, como um pai amoroso. Exemplo de santidade, ensinou a redimensionar nossos problemas e a nunca perder a fé em Deus.
Para sua reflexão: Jesus é aquele Deus que alimenta seu povo como o fez no passado por meio de Moisés. O primeiro pão foi temporário e perecível. O pão de Jesus produz vida eterna. Este alimento está ligado ao sacrifício de Jesus que derrama seu sangue pelos seus. (Novo Testamento, Editora Ave-Maria)

TJL/ - http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário