sexta-feira, 9 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Sexta-feira, 9 de março de 2010
Oitava da Páscoa, 1ª Semana do Saltério (Livro II), cor litúrgica Branca

Jesus aparece aos discípulos à beira do mar de Tiberíades. Confirma-lhes a missão e a fecundidade do trabalho apostólico, simbolizada na pesca abundante. O mar foi o lugar do chamado e agora é o do envio. Essa missão já iniciada há de atingir o mundo inteiro. O mar simboliza a imensidão do mundo, e no qual deve ser anunciada a Palavra do Senhor. Talvez, a maior dificuldade de nosso tempo não é a distância, mas o coração humano que rejeita ou põe reservas à Palavra redentora de Cristo. É nossa missão de cristão anunciar a verdade de Cristo.
Antífona:
O Senhor conduziu o seu povo na esperança e recobriu com o mar seus inimigos, aleluia! (Sl 77,53)
Oração:
Deus eterno e todo-poderoso, que no sacramento pascal restaurastes vossa aliança, reconciliando convosco a humanidade, concedei-nos realizar em nossa vida o mistério que celebramos na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 117 (118), 1-2 e 4. 22-24. 25-27a (+22)A pedra que os pedreiros rejeitaram,
tornou-se agora a pedra angular

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" A casa de Israel agora o diga: "Eterna é a sua misericórdia!" Os que temem o Senhor agora o digam: "Eterna é a sua misericórdia!"
"A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação; ó Senhor, dai-nos também prosperidade!" Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.

Evangelho: João (Jo 21, 1-14)

Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: "Eu vou pescar". Eles disseram: "Também vamos contigo". Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite.
4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: "Moços, tendes alguma coisa para comer?" Responderam: "Não". 6Jesus disse-lhes: "Lançai a rede à direita da barca, e achareis". Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor!" Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros.
9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: "Trazei alguns dos peixes que apanhastes 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: "Vinde comer". Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


Comentário o Evangelho
A refeição com o ressuscitado

O texto evangélico alude a dois níveis de comunhão na vida dos discípulos: entre si e com o Ressuscitado. Isto perfaz uma experiência característica do discipulado cristão.A comunhão dos discípulos entre si expressa-se na disposição a trabalharem juntos. Quando Pedro revela sua decisão de ir pescar, imediatamente outros seis companheiros dispõem-se a ir com ele. Embora a pescaria tenha sido infrutífera, o simples fato de estarem pescando juntos já era significativo. Cada qual poderia ir pescar sozinho, pensando em si mesmo e no lucro que obteria com a pesca. A disposição de partilharem o trabalho dava à pescaria uma nova dimensão.
A comunhão com o Ressuscitado expressa-se no convite para a refeição. Primeiramente, Jesus pede aos sete pescadores algo para comer. Uma vez que nada tinham pescado, ordena-lhes que lancem novamente a rede, à direita da barca. Resultado: recolhem-na abarrotada de enormes peixes. Entretanto, quando atingem a margem do lago, deparam-se com uma surpresa: a refeição preparada pelo próprio Mestre! Este lhes oferece peixe assado e pão, como gesto de bondosa solicitude, saciando-lhes a fome, após uma noite inteira de fadiga e de trabalho inútil.A comunhão com o Senhor dava consistência à comunhão dos discípulos entre si. Caso contrário, não passariam de um grupo de amigos, sem maiores compromissos. A presença do Senhor fazia frutificar o esforço da comunidade de atrair para a fé muitas outras pessoas. Isto é o que simboliza a rede repleta com 153 grandes peixes. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos: Maria de Cléofas (matrona), Valdetrudes (viúva), Hugo de Ruão (bispo), Galcério ou Gautério (abade), Ubaldo de Florença (beato), Tomás de Tolentino (mártir e beato), Antônio Pavoni (mártir e beato), Acácio, Demétrio, William Cufitella de Scicli (bem aventurado, confessor franciscano da 3ª ordem).
Santa Maria de Cléofas
Maria era esposa de Cléofas, que por usa vez era irmão de são José, esposo de Maria, Maria de Cléofas era mãe do apóstolo Tiago Menor, que se tornou bispo em Jerusalém, assim como o era de Judas Tadeu e Simão. Segundo o historiador palestino Hegésipo. Maria de Cléofas, portanto, era cunhada de Nossa Senhora. Por sua santidade uniu-se a Mãe de Deus também na dor do Calvário, merecendo ser uma das testemunhas da Ressurreição de Jesus (MC 16:1) "e passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo." O mensageiro divino anunciou as piedosas mulheres: "Por que procuram o vivo entre os mortos?" Essa é a grande alegria que foi dada aos apóstolos e às santas mulheres que foram ao sepulcro e, entre elas se encontrava Maria de Cléofas.
Para sua reflexão: A aparição de Jesus junto ao lago serve párea narrar a vocação de Pedro e dos discípulos que continuarão a missão de Jesus. O “discípulo amado”, a partir da ressurreição, tem uma visão de fé muito mais clara que a de Pedro. Os 153 peixes podem ser uma referência às 153 nações que se acreditava que existiam no mundo; talvez, melhor, esse numero indique a universalidade e o êxito da missão dos apóstolos.

A fé é uma força invencível e quem crê tudo pode na força
daquele que é o Senhor de tudo. (Frei Neylor J. Tonin)

TJL/

Nenhum comentário:

Postar um comentário