sexta-feira, 16 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Sexta-feira, 16 de abril de 2010
Segunda Semana da Páscoa e do Saltério (Livro II), cor litúrgica Branca
Hoje: Dia Nacional da Voz


Santos: Optato e seus companheiros (mártires), Engrácia (virgem e mártir), Turíbio de Astorga (bispo), Paterno ou Pair (bispo), Frutuoso de Braga (arcebispo), Magno de Órcades (mártir), Dgógão ou Drão, Contardo, Joaquim de Sena (beato), Guilherme de Polizzi (beato), Arcângelo de Bolonha (beato), Benedito José Labre (confessor franciscano) , Maria Bernadete Soubirous (virgem franciscana), Calisto de Corinto, Júlia, Marçal

Oração: Concedei, ó Deus, aos vossos servos e servas a graça da ressurreição, pois quisestes que o vosso Filho sofresse por nós o sacrifício da cruz para nos libertar do poder do inimigo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 26 (27), 1.4.13-14 (R/.cf.4ab)Ao Senhor eu peço apenas uma coisa:
habitar no santuário do Senhor

O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu tempo.
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor.
EVANGELHO
Jo 6,1-15Jesus sacia a fome do povo

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?"
Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um". 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9"Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" 10Jesus disse: "Fazei sentar as pessoas". Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!" 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: "Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo". 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
Palavra da Salvação!
Leituras paralelas nos Evangelhos Sinóticos: Mt 14, 13-21, Mc 6, 30-44, Lc 9, 10-17

Comentário o Evangelho
É tempo de Páscoa

O milagre da partilha do pão está inserido num contexto pascal. Seu simbolismo ajuda-nos a compreendê-lo.
O Evangelho observa que “a páscoa, a festa dos judeus, estava perto". A páscoa era a festa principal do calendário judaico. Recordava a libertação da escravidão egípcia e a entrada na Terra Prometida. Este episódio era considerado como a experiência fundante da fé do povo de Israel, pois nele Deus se revelara como protetor e libertador do povo eleito.
Outros elementos recordam a experiência do antigo Israel: o fato de Jesus se encontrar às margens do mar da Galiléia e ter subido a uma alta montanha, onde se sentou com os discípulos. O Mar Vermelho e o Monte Sinai são, aqui, evocados. O lugar deserto, onde se encontravam os ouvintes do Mestre, bem como a carência de alimentos e a posterior providência de Jesus para saciar a multidão também têm a ver com o fato de outrora.
Tendo como pano de fundo esta ambientação pascal, a cena evangélica significa que é missão do Ressuscitado ser o guia da comunidade cristã a caminho da Terra Prometida - a casa do Pai. O povo congregado em torno de Jesus é chamado a ser um povo de irmãos e irmãs para os quais a partilha solidária é uma exigência irrenunciável. Mesmo sendo muitos, ninguém será vítima do abandono ou da fome. Aqui, o egoísmo não pode ter vez! A Páscoa de Jesus convida-nos, pois, a renovar nossa condição de povo de Deus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: A multiplicação dos pães aparece em todos os Evangelhos, pois se refere ao milagre do maná no Êxodo e à celebração da Eucaristia na comunidade cristã. Jesus é fonte de vida, o pão da vida, que alimentou cinco mil e que continuará alimentando milhões de crentes. Felipe e André representam a visão humana, de um realismo impotente, forçada a calcular sem resolver; ao mesmo tempo dão voz à necessidade humana. Como na primeira multiplicação dos pães de Marcos, sobram doze cestos, o suficiente para alimentar um novo Israel. A resposta entusiasta do povo visando proclamar Jesus rei faz que o Mestre se afaste deles, pois buscam milagres e não fé.

A igreja celebra hoje:
São Benedito José Labre

Com alegria celebramos a vida de santidade de um dos homens de Deus mais diferente e original da Igreja. Nascido na França em 1748 São Benedito José Labre foi um destes Santos que enriqueceu o mundo com sua pobreza.Quando jovem São Benedito José já se preparava com uma vida de penitência para o ideal de ser monge Trapista, mas quanto completou começou a bater nas portas dos mosteiros que não o aceitavam devido a sua idade e constituição física muito frágil. Agora forte de coração descobriu a meditação e oração; disto inspiradamente resolveu ser um pobre e mendigo por Amor a Cristo.São Benedito não era sempre compreendido, por isso por diversas vezes recebia o nome de vagabundo e ladrão, mas oferecendo tudo pela conversão dos pecadores prosseguia suas peregrinações pelos Santuários da Europa. Sua espiritualidade consistia em ter 3 corações em 1, isto para Amar a Deus, o próximo e desprezar a si mesmo, e assim viveu até os 35 anos na pobreza de quem esperou tudo de Deus, e esmolou para ajudar os irmãos até ganhar a riqueza do Céu.São Benedito José Labre...rogai por nós!
Sem Cristo, a luz da razão não basta para iluminar o ser humano e o mundo. (Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário