segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
11 de janeiro de 2011 – Terça-feira1ª Semana Comum
Formulário da 1ª Semana Comum(Cor Verde)

Às vezes o mal insiste em permanecer presente junto de nós. Mas a força da graça e da misericórdia divina é mais forte do que todos os males. Não há força alguma capaz de superar e vencer a força de Deus. Por isso, na sinagoga Cristo diz: “Cala-te e sai dele!”e liberta aquele homem para sempre. Essas palavras de Jesus valem também para nós: Calem-se discórdia, divisão, egoísmo, guerras, violências, e saiam do meio de meu povo! Junto do Cristo somos todos vencedores.

Oração
Senhor Jesus, afasta para longe de mim o mal que me impede de ser livre e de fazer-me servidor do Reino.

Responsório (SALMO 8
)— Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.— Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”— Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes.— As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.

Um novo ensinamento -Mc 1,21b-28Aclamação (1Ts 2,13)
Aleluia, aleluia, aleluia.—Aleluia, aleluia, aleluia.
Acolhei a palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus; o que ela é, em verdade!
Evangelho(Mc 1,21b-28)
A luz expulsa para longe as trevas, e o amor misericordioso devolve a vida aos oprimidos. Foi o que fez Jesus!— O Senhor esteja convosco.—Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.—Glória a vós, Senhor.21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”!26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia. — Palavra da Salvação.—Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
"Autoridade" de JesusJesus encontra-se em Cafarnaum, onde havia uma sinagoga, a qual Marcos caracteriza como sendo sinagoga "deles". O contexto é o do ensinamento com autoridade de Jesus. "Autoridade" significa competência, coerência e autenticidade. O gesto espantoso de exorcismo reside na força transformadora da sua palavra e de seu ensino, que liberta as mentes das ideologias religiosas que deformam a face de Deus. Em confronto com os ensinamentos de Jesus encontra-se na sinagoga um espírito impuro que o questiona: "Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir?". É o espírito que reina na sinagoga e Jesus vem libertar os que ali estão submissos. Este espírito é afastado pela palavra de Jesus, cheio do Espírito de Deus, com seu novo ensinamento. A palavra de Jesus é motivo da admiração de todos e da difusão de sua fama em toda a Galiléia. A Palavra fecunda é a que renova as comunidades e a sociedade, promovendo a unidade em torno da justiça, da dignidade humana e da paz. Autor: José Raimundo OlivaA

IGREJA CELEBRA HOJE
São Teodósio
Lembrado tanto liturgia Romana como a Grega São Teodósio deste dia, nasceu em 424 na Capadócia onde recebeu sua primeira educação cristã na família. Quando jovem inclinado para os estudos, São Teodósio recebeu a função de leitor na Igreja da cidade ; sempre ficava impressionado com a ordem de Deus para Abraão, pois naquela idade se sentia impulsionado a ir para o lugar onde o Senhor inspirasse.Teodósio viajou para a Terra Santa; consagra-se à vida religiosa num convento próximo à Torre de Davi; ficou responsável por uma igreja, por causa do seu progresso na vida monástica e na santidade. Devido as numerosas visitas retirou-se Teodósio para a solidão e intensa vida de penitência que durou trinta anos.Sem ter como fugir do povo acabou organizando o regulamento de uma comunidade que em pouco tempo tornou uma aldeia com quatrocentos monges; hospedaria e setores masculinos, feminino além de um setor para doentes mentais. Entregue nas mãos Providentes do Pai , nada do necessário faltava na comunidade do caridoso e pacífico Teodósio. Com fama de santidade Teodósio era amigo de São Sabas e outros homens de Deus. Foi nomeado superior dos monges da Palestina e não deixou de combater as heresias e sofrer perseguições; morreu com 105 anos de idade e teve seu corpo depositado numa gruta escolhido por ele mesmo.São Teodósio ...rogai por nós!

FONTE:www.paulinas.org.br- mundocatolico.org.br-padremarcelorossi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário