terça-feira, 4 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
Ano A - Quarta-feira depois da Epifania –05 de janeiro de 2011
(Pref. Da Epifania, Cor Branca)

Depois de saciar a multidão, Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir para a outra margem. Certamente ensinava-lhes que era bom contemplar os feitos do Senhor, como a multiplicação dos pães, mas que era preciso partir em missão, para que o milagre do repartir acontecesse em outros lugares, no meio de outras gentes, necessitadas de presença do evangelho e de redenção. Hoje é nossa a missão de viver o repartir o Pão da vida e o Pão da Palavra.

Oração
Pai, afasta de mim o medo e a insegurança que me impedem de testemunhar o Reino, onde se faz necessário e onde são maiores os desafios. E dá-me forças para continuar.

Responsório (SALMO l 71)
— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo e de todas as nações hão de servi-lo.
— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

A Eucaristia é o maior dom.
Evangelho
Jesus anda em cima da água
Leitura do Santo Evangelho segundo São Marcos 6, 45-52.

Naquele tempo, depois da multiplicação dos pães, imediatamente ele obrigou os seus discípulos a subirem para a barca, para que chegassem antes dele à outra margem, em frente de Betsaida, enquanto ele mesmo despedia o povo. E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar. À noite, achava-se a barca no meio do lago e ele, a sós, em terra. Vendo-os se fatigarem em remar, sendo-lhes o vento contrário, foi ter com eles pela quarta vigília da noite, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles. À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram; pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: Tranqüilizai-vos, sou eu; não vos assusteis! E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor, pois ainda não tinham compreendido o caso dos pães; os seus corações estavam insensíveis.
Oração Introdutória
Obrigado Senhor, por este tempo de oração, ajuda-me a aproveitá-lo bem. Aumenta minha fé para que eu possa sempre descobrir-te no dia a dia. Aumenta minha esperança pra que eu possa confiar em Ti sempre. Aumenta também meu amor, para que eu te seja fiel nos pequeno detalhes de minha vida.
Petição
Senhor, aumenta meu amor e minha veneração pela Eucaristia.

Meditação
Eucaristia: trata-se de um bem precioso, um tesouro cujo valor não se pode medir, é Pão da vida, é o próprio Jesus que se faz alimento, sustentáculo e força para o nosso caminho de todos os dias e vereda aberta para a vida eterna; é o maior dom que Jesus nos deixou. [...] Servi com generosidade Jesus presente na Eucaristia. [...] Conservai zelosamente esta amizade no vosso coração [...] , prontos a comprometer-vos, a lutar e a dar a vossa vida para que Jesus chegue a todos os homens. Também vós, comunicai aos vossos amigos o dom desta amizade, com alegria e com entusiasmo, sem medo, a fim de que eles possam sentir que vós conheceis este Mistério, que é verdadeiro e que o amais! Cada vez que vos aproximais do altar, tendes a sorte de assistir ao grande gesto de amor de Deus, que continua a desejar entregar-se a cada um de nós, a estar próximo de nós, a ajudar-nos, a incutir-nos a força para que possamos viver bem. [...] Tendes a sorte de poderem viver próximos desde mistério inefável! (Bento XVI, 4 de agosto de 2010)
Reflexão apostólica
O apóstolo do Reino encontra na Eucaristia tudo o que necessita para viver: o consolo, a luz, e a fortaleza para aceitar a dor, as inquietudes e o sofrimento. Vivamos perto do Sacrário. Ali é o lugar onde se formam os grandes apóstolos.

Diálogo com Cristo
Senhor, não deixes que eu me esqueça que aos pés da Eucaristia é onde tenho que reforçar minhas convicções, consolar-me nos momentos de dificuldade e aumentar meu zelo apostólico.
“O caminho, o livro aberto, é Jesus. Estudemos e meditemos Cristo na oração, na Eucaristia, diante do Sacrário”
A igreja celebra hoje
São Sabas
Com alegria lembramos São Sabas, fundador e organizador do mosteiros na região da Palestina. Sabas nasceu na Capadócia em 440, teve uma difícil infância pois os pais morreram cedo e foi preciso ser cuidado pelo tio autoritário.Quando jovem fez sua primeira experiência na vida monástica e mais tarde entrou no mosteiro dirigido por Santo Eutímio, e lá tornou-se exemplo de monge e virtudes monásticas.Sabas passou pelas diversas fases da vida consagrada: vida eremita ( total solidão ), vida cenobita (celas vizinhas dos irmãos consagrados) e vida monástica ,onde há vida comunitária sob o governo de um Abade. A santidade de Sabas arrastou muitos para Deus e inúmeros jovens, para o convento, tendo assim que construir na Palestina novos mosteiros.Organizado e sábio, mestre e santo, Sabas por duas vezes livrou os Católicos de opressões políticas, já que possuía grande influência social. Esta homem de oração e de Deus; São Sebas, com 93 anos morreu com a merecida fama de defensor da fé pura e verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário