terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
Terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Segunda Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar, 2ª Semana do Saltério, Livro III, cor Verde
Hoje: Dia Internacional do Riso
Santos do Dia: Arquelaide, Tecla e Susana (virgens, mártires), Atenógenes do Ponto (mártir), Deícola de Lure (abade), Faustina e Liberata (virgens), Leobardo de Tours (eremita), Liberata de Como (virgem), Moseus e Amônio (mártires), Paulo e 36 soldados cristãos (mártires), Prisca de Roma (virgem, mártir), Volusiano de Tours (bispo, mártir), Beatriz d'Este (virgem de Ferrara, bem-aventurada), Cristina Ciccarelli (virgem, eremita agostiniana, bem-aventurada).
Antífona: Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)

Oração do Dia: Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e daí ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 110 (111), 1-2.4-5.9-10c (R/.5b)
O Senhor se lembra sempre da aliança
1Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! 2Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
4O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. 5Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua aliança.
9Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. 10cPermaneça eternamente o seu louvor.

Evangelho: Marcos (Mc 2, 23-28)
Jesus revela o valor sagrado do ser humano
23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: "Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?"
25Jesus lhes disse: "Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães".
27E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado". Palavra da Salvação!
Leituras paralelas recomendadas: Mt 12,1-8; Lc 6, 1-5

Comentário do Evangelho
Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Afraate (?- c. 345), monge e bispo perto de Mossul, Santo da Igrejas Ortodoxas
Exposições, n°13, 1-2.13 (a partir da trad. SC 359, pp. 589ss.)
O Senhor do sábado
Por intermédio de Moisés, Seu servo, o Senhor pediu aos filhos de Israel que observassem o sábado. Disse-lhes: «Trabalharás durante seis dias e farás todo o teu trabalho. Mas o sétimo dia é o sábado consagrado ao Senhor, teu Deus» (Ex 20, 9-10). [...] E avisou-os : «Não farás trabalho algum, tu, o teu filho e a tua filha, o teu servo e a tua serva, os teus animais». E até acrescentou: «O mercenário e o estrangeiro repousarão igualmente, assim como todos os animais que penam ao teu serviço» (cf. Ex 23, 12). [...] O sábado não foi imposto como uma prova, uma escolha entre a vida e a morte, entre a justiça e o pecado, como os outros preceitos pelos quais o homem pode viver ou morrer. Não: o sábado, nessa altura, foi dado ao povo tendo em vista o descanso – não apenas dos homens, como também dos animais. [...]
Agora escuta qual é o sábado que agrada a Deus. Isaías disse: «Deixem descansar os fatigados» (28, 12). E também: «Os [...] que guardaram os Meus sábados [sem os profanar] são os que escolheram o que Me é agradável e se afeiçoaram à Minha aliança» (56, 4). [...] O sábado não traz qualquer benefício aos maus, aos assassinos, aos ladrões. Mas àqueles que optam por aquilo que agrada a Deus e guardam as suas mãos do mal, nesses, habita Deus; Ele faz deles Sua morada, segundo a Sua palavra: «Habitarei e andarei no meio deles» (Lv 26, 11-12; 2Cor 6, 16). [...] Portanto, guardemos fielmente o sábado do Senhor, quer dizer, aquilo que agrada ao Seu coração. Assim entraremos no sábado do grande repouso, no sábado do céu e da terra em que toda a criatura repousará.

Oração Depois da Comunhão:
Nutridos Penetrai-nos, ó Deus, com o vosso Espírito de caridade, para que vivam unidos no vosso amor os que alimentais com o mesmo pão. Por Cristo, nosso Senhor!
Hoje a Igreja celebra : Santa Prisca ou Priscila, virgem mártir, +séc. I(?), Santa Margarida da Hungria, virgem, +1270
SÁO SULPICIO
Sulpício faz parte de um grupo seleto de santos que alcançaram importância teológica, cultural e política na história da Igreja, pois atuaram na formação política e religiosa de toda uma nação, no seu caso, a França. Além de serem venerados e chamados à interceder nas aflições diárias ou nas curas dos males físicos da população, à ele recorrem os que sofrem de males nos pulmões.
Para entender o alcance da atuação pastoral e política deste santo, é preciso primeiro visualizar o contexto em que ela aconteceu. Era o século VII e a França se consolidava como nação. Mas, ainda coexistiam vários grupos étnicos que geravam muitos conflitos naqueles domínios e Sulpício, bispo de Burges, impedia e controlava os choques, mediando e negociando entre eles as convivências difíceis, sempre dentro dos preceitos da Igreja.
Pouco se sabe de sua vida antes de se tornar bispo, mas pode-se calcular que tenha sido exemplar e trabalhosa, pois Burges era uma importante cidade, situada bem no centro da França. Foi conquistada, pelo Império Romano, meio século antes de Cristo, sendo anexada ao Império dos Francos no ano 507. O cristianismo só chegou no século II. Como bispo, Sulpício, além de colocar a Igreja como base da consolidação política do país, estruturou uma sólida formação religiosa e humana do clero, através da vida monástica que implantou, para garantir a maneira mais segura de evangelização do povo.
A diocese de Burges teve a felicidade de acrescentar seis santos ao corpo da Igreja, todos bispos. Um deles foi Sulpício que morreu em 647. Em Paris, foi erguida a igreja de São Sulpício de belíssima arquitetura, à esquerda do rio Sena, onde foram depositadas as suas relíquias. Ao lado dela se estabeleceu um seminário beneditino, que adotou o nome do santo, e se tornou, depois, no maior centro de formação do clero francês. Esta comunidade deu origem à uma nova família de religiosos, chamada de Ordem dos Padres Religiosos de São Sulpício.
Entretanto, São Sulpício se fixou no coração do povo antes mesmo do seu transito, e é ainda o grande auxiliador e intercessor na cura das doenças pulmonares. Segundo uma antiga tradição, o rei Clotário II, soberano da primeira dinastia francesa, foi curado milagrosamente de uma severa pleurite, pelo bispo Sulpício, cuja fama de santidade era muito grande. O rei ficou tão contente que até diminuiu os impostos que cobrava da população de Burges.

Quem é o novo arcebispo primaz do Brasil?
Dom Aloísio Roque Oppermann, Arcebispo de Uberaba (MG)
Dom Murilo S. Ramos Krieger tem vínculos com duas famílias de expressão em Santa Catarina. Trata-se da família Ramos, que conta entre seus membros até políticos de projeção nacional, e profissionais de várias especialidades. E a família Krieger, que abriga artistas, intelectuais, músicos. Não é por isso que o Papa o escolheu para o primeiro posto hierárquico no Brasil. Mas foi por suas qualidades eclesiais. Tive a felicidade de conhecer seu pai Oscar, que proveio de uma família não católica, mas era um cristão firme, filho da Igreja, e praticante. Conheci também sua mãe Olga, que se distinguia pela facilidade de alegre comunicação, e capacidade organizativa. Dom Murilo, desde o tempo de Seminário, sempre foi um líder inteligente, de bom humor, mas modesto. Cabem-lhe as palavras do Sl 131, 1: “Não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas”. Todos os cargos que ocupou foram exercidos em espírito de serviço e cumpridos na sinceridade.
Passo aos amigos uma descrição de sua personalidade, por conhecê-lo bem de perto. Antes de tudo, ele é um homem de fé profunda, alguém que soube fazer uma opção fundamental na sua vida pelo Cristo. Ele é “apóstolo de Jesus Cristo por vontade e chamado de Deus” (1 Cor 1,1). Conheci-o como um Presbítero de vocação, e também como discípulo religioso de sua Congregação dehoniana. Mas essa clareza de sentido da vida, nunca o impediu de ser muito realista, objetivo e sincero. Outra qualidade sua é que sempre se considerou chamado a ensinar. Por isso cumpriu durante muitos anos programas com a Canção Nova, com a Milícia da Imaculada, entre outros. Escreveu vários livros, lecionou. Ensinava a verdade de Jesus Cristo, sem se preocupar com impactos. O povo da arquidiocese de Salvador, e seu Clero podem ter a certeza de que receberam um grande presente. Ele terá a capacidade de seguir a esteira de seus predecessores. Responderá às necessidades atuais dessa Sé Primacial de Salvador. Para conhecer o novo Arcebispo Primaz, seria bom ler suas entrevistas após a nomeação. Vê-se aí o seu bom senso e clareza de missão. [CNBB]
TJL@ 0 WWW.PAULINAS.ORG.BR= WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário