terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
26 de janeiro de 2011 – Quarta-feira
São Timóteo – São Tito
(BB., Mem., Cor Branca)

São Timóteo e São Tito foram bispos e pertenceram à primavera da Igreja, ou seja, a seus primórdios. Sobre suas vidas encontramos referências nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas que Paulo lhes dirigiu. Os dois acompanharam o apóstolo em sua pregação e viagens missionárias. São Timóteo morreu apedrejado e espancado pelos pagãos. São Tito morreu em Creta, onde era bispo. Dediquemo-nos também com ardor em favor da evangelização e do Reino.
Oração
Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

Responsório(SALMO 95)
— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!—Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!—Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.
Aclamação(Lc 4,18)
— Aleluia, aleluia, aleluia.— Aleluia, aleluia, aleluia.
— O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o evangelho.
Evangelho

A missão dos setenta e dois
(Lc 10,1-9) Jesus, o enviado, envia não só os apóstolos, mas também muitos outros dicípulos e missionários.
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ ”.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Universalidade da missão

Timóteo e Tito, celebrados aqui, ligam-se intimamente às missões de Paulo apóstolo. No evangelho de hoje, Lucas apresenta a escolha e o envio dos setenta e dois. Ele a acrescenta ao envio dos Doze. Entrar em qualquer casa, comer o que for oferecido, não corresponde à prática judaica. Porém, o discípulo de Jesus, enviado, tem o coração aberto e comunicativo. É a universalidade da missão. Enquanto "doze" associava-se às "doze tribos" de Israel, "setenta e dois" (seis vezes doze, "seis" simbolizando abertura) indica o discipulado ampliado entre os gentios. A narrativa exprime a situação das comunidades no tempo de Lucas. Ele compreende que Jesus continua vivo e falando às suas comunidades, acolhedoras a todos os povos. (Autor: José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje
Timoteo, Tito, Alberico, Paula, Polycarpo, Agostinho Erlendsson, Margareth da Hungria
São Timóteo
Nasceu em Lystra na Lycaenia, filho de um grego gentio e de Eunice, uma judia convertida ao cristianismo. Eunice e sua avó materna Lois abraçaram o cristianismo durante a primeira visita de São Paulo (2 Timoteo1:5) a Lycaenia. Quando São Paulo pregou, sete anos mais tarde em Lystra, Timóteo substituiu Barnabé (Barnabas-Atos16L1-4) Os dois se tornaram muito amigos e São Paulo o descrevia afetivamente como “ meu amado irmão na fé”.
Como Timóteo era filho de uma mulher judia, São Paulo permitiu que ele fosse circuncidado para satisfazer aos judeus (Atos 17:10-14). Timóteo acompanhou Paulo em sua segunda viagem missionaria. Quando a oposição aos judeus compeliu Paulo a deixar Beroeva, Timóteo ficou para batizar, organizar e confirmar os convertidos a nova fé.(Atos 17:10-14). Ele então foi enviado para Thessalonica para investigar o como estavam os cristãos por lá e reforçar a fé deles diante das perseguições. Seus relatórios foram a base da primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses ( reconhecido como um dos primeiros escritos do Novo Testamento). Em 58 Timóteo e Erastus foram para Corintho para reforçar os ensinamentos de Paulo. Depois eles acompanharam Paulo a Macedonia e Achaia.
É provável que Timóteo estava com Paulo quando este foi preso na Cesarea
e com certeza de novo em Roma (onde ele esteve preso por algum tempo).
Os eventos descritos pelo historiador Eusebio é que Timóteo foi para Efesus e tornou-se seu primeiro Bispo (alguns escolares bíblicos dizem que ele foi consagrado por Paulo) e lá ficou até ser morto a pedradas e pauladas após ter denunciado a festa pagã no festival de Katagogia, uma celebração em honra ao deus Dionysius (e não a deusa Diana, como erroneamente é dito).
Paulo escreveu duas cartas para Timóteo: uma da Macedônia cerca de 65 e outra enquanto Paulo estava encarcerado em Roma aguardando sua morte.
Elas orientavam Timóteo no sentido corrigir inovadores e professores de falsas doutrinas e ainda concedeu a Timóteo poderes para consagrar Bispos e Diáconos. Timóteo tinha grande dedicação a Paulo e sempre o descrevia com admiração e respeito.
As relíquias de São Timóteo foram trasladadas para Constantinopla em 356 e curas milagrosas foram reportadas em seu Santuário e confirmadas por São Jerônimo e São João Crisóstomo.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um bispo com um bordão e uma pedra ou 2) é mostrado recebendo uma Epistola de São Paulo ou 3) sendo apedrejado até a morte.
Ele é invocado como protetor de problemas estomacais devido ao fato de que Paulo em uma de sua cartas a Timóteo diz:
“Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades”.
São Tito
Tito era um pagão (Atos 18.7) provavelmente em Gortyna, Creta. Convertido por São Paulo foi um companheiro de Paulo para o qual dirigiu uma de suas cartas.Era o preferido de Paulo que refere-se a Titus com “meu verdadeiro filho em nossa fé comum”. Não mencionado nos “Atos dos Apóstolos” ele por outro lado foi muito mencionado no “Galatians” (2:1) onde Paulo escreve de sua jornada a Jerusalém com Barrabás e acompanhado de Titus.
Ele era uma espécie de secretário de Paulo e viajou com ele ao Consílho de Jerusalém onde Paulo recusou a permitir que ele fosse circuncidado.
Ele foi mais tarde enviado por Paulo para Corintho, Grécia ( 2 Cor 8:6,16-19,23) onde ele, com sucesso, reconciliou os cristãos com Paulo, seu fundador. Tito foi mais tarde deixado na ilha de Creta para organizar a Igreja por lá mas pouco tempo depois ele foi para a Croácia (como escrito em 2 Tim 4:10). De acordo com o historiador Euzébio da Caesarea na “Historia Eclesiástica” ele ordenado por São Paulo como o primeiro Bispo de Creta. Lá serviu por vários anos e faleceu já velho, de causas naturais, em 96DC e foi enterrado em Cortyna. Sua cabeça foi, mas tarde, trasladada para Veneza, durante a invasão de Creta pelos Sarracenos em 832 e foi colocada no santuário de São Marcos em Veneza, Itália.
Os gregos e os sírios continuam celebrando a sua festa no dia 25 de Agosto.
De acordo com a Martirologia Romana a sua festa era inicialmente celebrada no dia 4 de janeiro e em 6 de fevereiro desde o tempo de Pio IX, até a revisão geral do calendário em 1969/70.
Os “Atos de Titus” que não muito confiáveis, foram supostamente escritos por Zenas, o advogado (Titus 3:13), e diz que Titus era um descendente real nascido em Creta e foi para a Judéia na idade de 20 anos após receber um comando divino. Neste mesmo “Atos” ele é mencionado como canhoto.
Outras fontes nada confiáveis, mencionam que ele teria nascido em Iconium ou em Corinto.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado: 1)com a cabeça descoberta com o cajado pastoral; ou 2) com um brilhante e sedutor sorriso. Ainda é mostrado: 3) como um bispo com uma palma, com o leão de São Marcos e com as palavras “Província Candiae” acima de sua cabeça e 4) com raios emanando de sua cabeça.
É invocado como padroeiro dos livres pensadores e protetor dos canhotos.
No ocidente sua festa é celebrada no dia 26 de janeiro.
tjl@ - www.paulinas.org.br- www.mundocatolico.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário