quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
14 de janeiro de 2011 – Sexta-feira
1ª Semana Comum
Pelo perdão dos pecados - 40
(Cor Verde)

Há em nossa humanidade um grande mistério de contradição: Não praticar o bem que se conhece, e praticar o mal que destrói. O pecado é esse mistério de iniquidade. O que nos consola é saber que a misericórdia do Pai é maior que nossos pecados. E para quem confia, aceita e deseja a misericórdia divina o Cristo diz, o mesmo que disse ao paralítico: “Os teus pecados estão perdoados”. E que neste Dia do Enfermo todos os sofredores encontrem a paz na misericórdia divina.

Oração
Senhor Jesus, cura-me de minhas deficiências espirituais, pela força de tua graça, para que eu possa caminhar sempre no amor.

EVANGELHO
Mc 2,1-12
Jesus liberta pela raiz
-* 1 Alguns dias depois, Jesus entrou de novo na cidade de Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que Jesus estava em casa. 2 E tanta gente se reuniu aí que já não havia lugar nem na frente da casa. E Jesus anunciava a palavra.
3 Levaram então um paralítico, carregado por quatro homens. 4 Mas eles não conseguiam chegar até Jesus, por causa da multidão. Então fizeram um buraco no teto, bem em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os seus pecados estão perdoados.»
6 Ora, alguns doutores da Lei estavam aí sentados, e começaram a pensar: 7 «Por que este homem fala assim? Ele está blasfemando! Ninguém pode perdoar pecados, porque só Deus tem poder para isso!» 8 Jesus logo percebeu o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: «Por que vocês pensam assim? 9 O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levante-se, pegue a sua cama e ande?’ 10 Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados, - disse Jesus ao paralítico - 11 eu ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.» 12 O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus dizendo: «Nunca vimos uma coisa assim!»

* 2,1-12: Segundo os antigos, a doença era causada pelo pecado. Para libertar o homem, Jesus vai direto à raiz: o pecado invisível que causa os males externos e visíveis. A oposição a Jesus começa: os doutores da Lei só se
preocupam com teorias religiosas, e não em transformar a situação do homem. A ação de Jesus é completa. É um dizer e fazer que cura por dentro e por fora, fazendo o homem reconquistar a capacidade de caminhar por si.(Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )

Comentário do Evangelho
O bem maior é o perdão
Depois de sua primeira viagem percorrendo a Galiléia, Jesus volta para Cafarnaúm, à margem do Mar da Galiléia. A minuciosa narrativa de Marcos começa mencionando a casa de Jesus e termina com a ida do paralítico curado para sua casa. A casa é o lugar de origem da ação libertadora de Jesus, afastando-se da sinagoga ou do Templo.
Jesus anuncia o perdão dos pecados. Os escribas murmuram: "Está blasfemando". Marcos já nos apresenta, aqui, a causa da condenação final de Jesus (Mc 14,64). A cura do paralítico é sinal do bem maior que é o perdão recebido. O ministério da misericórdia suscita conflitos diante da resistência daqueles que se apegam às rígidas tradições que favorecem seus privilégios. (José Raimundo Oliva )

A igreja celebra hoje
Santa Elisabete Ana Bayley Seton
No ano internacional da mulher, em 1975, o Papa Paulo VI honrava tal comemoração com a cononização da primeira santa dos Estados Unidos: Elisabete Ana Bayley Seton. Nascida em 1774 era filha de um famoso médico, e mãe protestante, a própria foi batizada numa Igreja protestante.Ainda novinha perdeu a mãe; ganhou a rejeição de uma madrasta e a ausência do pai que profissionalmente era muito ocupado. Diante dos sofrimentos e decepções familiares Elisabete buscou na leitura bíblica e poesia religiosa a força de Deus. Mesmo depois de casada e com filhos muito sofreu pois com a falência do esposo foram para a Itália, mas o mesmo morreu no caminho e Elisabete ficou sozinha numa família amiga com as crianças."Pus-me a volver os olhos para o céu, e me parece ser o único remédio".Na acolhida amiga da família Felicchi Elisabete que era mulher de fé encontrou a beleza da fé Católica, que significava vida naquela família italiana. Atraída pela Eucaristia e confissão voltou para sua pátria com a intenção de tornar-se Católica e da Igreja sentiu a acolhida enquanto dos familiares protestantes o desprezo.Já Católica , Elisabete pôde perceber também em seu país a marginalização da minoria Católica, principalmente as crianças que mal podiam estudar, por isso nos Estados Unidos fundou, com a ajuda de moças, as primeiras escolas paroquiais que deu origem a instituição religiosa as irmãs de São José. Santa Elisabete Ana Bayley Seton faleceu com 47 anos.Santa Elisabete Ana Bayley Seton....rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário