quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
27 de janeiro de 2011 – Quinta-feira3ª Semana ComumDivina Misericórdia – 1bis(Cor Branca)
Jesus irrompeu no mundo com a verdade do Reino, e a libertação iniciada por Ele não pode ficar escondida. Ela precisa ser conhecida de todos, e por isso espalhada por todo o mundo, como a luz do sol, que penetra em todo o universo. Quem acolhe a verdade de Cristo, vive e age do jeito dele. Quem não o acolhe acaba por perder até o pouco que tem: “do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”. Se não alimento minha fé com o evangelho, outras coisas ocupam o lugar de Deus em mim.
Oração
Pai, ensina-me a ser benevolente com quem deve ser evangelizado por mim, para que, no final de minha missão, eu possa também experimentar a tua benevolência.
Responsório (SALMO- 23)
— É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.— É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”
Evangelho(Mc 4,21-25)
A verdade de Jesus, que é a verdade do Reino, não pode ficar escondida; e nenhum cristão é capaz de contê-la.
O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.
Palavra da Salvação.Glória a vós, Senhor.
Comentário do Evangelho
Ouvir é acolher a Palavra
Em Marcos não encontramos longas falas de Jesus como, por exemplo, nos evangelhos de Mateus e, principalmente, de João. Contudo, Marcos reúne (Mc 4,1-34) uma coletânea de parábolas e sentenças em formato de um discurso de Jesus, articuladas entre si e inseridas no contexto de formação dos discípulos, na perspectiva de esclarecimentos sobre o Reino e a missão. A lâmpada vem para iluminar, não para ficar escondida: a palavra vem para ser divulgada e testemunhada. A lâmpada é a palavra que revela e desmascara a ideologia e as práticas escusas dos dirigentes de Jerusalém e das sinagogas. Ouvir é acolher a Palavra e pô-la em prática. Quem ouve as palavras de Jesus e as acolhe, não condena, mas pratica a misericórdia. Quem faz um julgamento usando a misericórdia como medida alcançará, por sua vez, misericórdia em abundância. A alusão ao "ter" e "não ter" é um dito realista da sociedade injusta que exclui cada vez mais os pobres. Com certo constrangimento, aplica-se à disposição de acolhida a Palavra (a este "será dado"), questionando o Judaísmo que se fechou (a este "será tirado"). (José Raimundo Oliva)
A IGREJA CELEBRA HOJE
Santa Ângela Mérici
A vida da Santa de hoje respondeu a uma necessidades de sua época, como as atuais. Santa Ângela nasceu em Desenzano, no norte da Itália, em 1474, de uma família pobre porém possuidora da maior riqueza do mundo: Jesus e sua Igreja.Desde pequena teve seu coração inclinado pela graça a uma vida de oração e penitência, despertadas pela leitura que fazia da vida dos santos do deserto. Foi orfã de pai e mãe, perdeu uma irmãzinha que muito amava e em companhia de outra foram morar na casa do tio.Depois da morte da irmã e do tio voltou Ângela para sua cidade natal, a fim de fazer algo para educar as meninas e jovens expostas a perigos morais. Certa vez o Espírito Santo confirmou os seus passos com um sonho que mostrava moças com rodeadas de luz celeste, com coroas na cabeça e lírios caminhando para o Céu.Santa Ângela com um grupo de jovens corajosas começou pelo resgate das moças e santificação das famílias tão deterioradas pelos costumes pagãos da época, que não diferem tanto dos de hoje. Com o acontecer da missão e aprovação do Papa ficou claro que o trabalho da Santa e seguidoras, chamadas de Servas de Santa Úrsula consistia em educar a juventude feminina, sobretudo as futuras mães de família; assistência aos pobres e enfermos, buscando sempre a conservação dos bons costumes. Santa Ângela morreu em 1540 e seu carisma perdura ainda hoje. — TJL@ - WWW.PAULINAS.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário