quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO-QUINTA-FEIRA-06/JAN/011.

Bom Dia no Trabalho


Você que chegou ao seu trabalho. Ore e peça ILUMINAÇÃO… Faça a agenda e programe seu dia. Isso chama-se REFLEXÃO…

Agora com tudo planejado, comece a trabalhar. Isso chama-se AÇÃO… Acredite que tudo vai dar certo.

Isso chama-se FÉ… Faça tudo com alegria. Isso chama-se ENTUSIASMO…

Dê o melhor de si. Isso chama-se PERFEIÇÃO…

Faça tudo no Ágape, nesse amor incondicional, nesse amor sem limites, nesse amor que supera tudo.
TJL@05012011-1826LT



BOM DIA EVANGELHO

6 de janeiro de 2011 – Quinta-feira

Quinta-feira depois da Epifania

(Pref. da Epifania, Cor Branca)



Neste Dia da Gratidão reunimo-nos para a grande ação de graças que é a Eucaristia. E ainda mais; para escutar o grande programa de Jesus, que Ele proclamou na sinagoga de Nazaré: Anunciar aos pobres o evangelho, libertar os cativos, devolver a vista aos cegos... O cumprimento de sua Palavra acontece hoje por meio de nós, que não podemos fechar os olhos para a realidade humana, nem viver uma fé que não se compromete com a vida.

Oração
Pai, que o programa de ação missionária de Jesus inspire o meu desejo de estar a serviço dos mais pobres, sendo para eles portador de alegria e esperança.

Responsório (SALMO 71)
— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Há de livrá-los da violência e opressão, pois vale muito o sangue deles a seus olhos! Hão de rezar também por ele sem cessar, bendizê-lo e honrá-lo cada dia.
— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/evangelho/lc04_14_22.gif

Evangelho
(Lc 4,14-22a) A proclamação de Jesus na sinagoga é a do cristão no mundo: Ser sinal transparente do Reino.

— O Senhor esteja convosco.—Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.—Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

— Palavra da Salvação.—Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Consagrado ao anúncio da Boa-Nova

Lucas, em seu evangelho, coloca em relevo o escândalo da divisão da sociedade em ricos e pobres. Jesus vem ao encontro destes pobres para resgatar-lhes a vida e a dignidade. O Espírito que já pairava sobre Jesus no Batismo, consagra-o para o anúncio da Boa-Nova, iniciado por João. É a chegada do Reino de Justiça, com a libertação dos pobres oprimidos.
Lucas apresenta a inauguração explícita do ministério de Jesus em uma sinagoga de Nazaré, com a leitura do texto de Isaías que fala no anúncio da Boa-Nova aos pobres e na libertação dos oprimidos. Jesus identifica-se com esta missão. Maria, por ocasião de sua visita a Isabel, conforme narrativa anterior de Lucas, já proclamara que seu Deus "depôs os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes; cumulou de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias" (Lc 1,52-53). José Raimundo Oliva

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/santo/EpifaniadoSenhor.gif
A IGREJA CELEBRA HOJE
Dia de Reis - Epifania do Senhor

Dia de Reis e da Epifania do Senhor

O "Dia de Reis" é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a "Epifania do Senhor". Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.
O termo "mago" vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.
Esses soberanos corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos. Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.
Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando "pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus". Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Deus.
A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.
A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, a capital cristã mais importante do Oriente, depois foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.
No século XII, com muita inspiração, São Beda, venerável doutor da Igreja, guiado por uma inspiração, descreveu o rosto dos três reis magos, assim: "O primeiro, diz, foi Melquior, velho, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos... O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem, imberbe e louro... O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazar (cfr. "A Palavra de Cristo", IX, p. 195)".
Deus revelou seu Filho ao mundo e ordenou que o acatassem e seguissem. Os reis magos fizeram isto com toda humildade, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade. Isso é o mais importante a ser festejado nesta data. A revelação, isto é, a Epifania, que confirma a divindade do Santo Filho de Deus feito homem, que no futuro sacrificaria a própria vida em nome da salvação de todos nós.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/img/cp_bd_box-1.gif
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/img/espaco.gif

TJL@ - WWW.PAULINAS.ORG.BR-WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR-WWW.PADREMARCELO.COM.BR


Nenhum comentário:

Postar um comentário