terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bom dia evangelho
Terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Conversão de São Paulo (Apóstolo) Memória, 3ª Semana do Saltério, Livro III, cor Branca
Hoje: Dia dos Correios e Telégrafos e Dia do Carteiro
Santos: Paulo de Tarso, Juventino (363, Antioquia, mártir), Apolo, Festa da Conversão de São Paulo, Maximino (363, Antioquia, mártir), Bretânio (Séc. IV dC, Ásia Menor, bispo), Prício (bispo), Popônio (1048 DC, abade).
Antífona: Sei em quem acreditei; e estou certo de que o justo juiz conservará a minha fé até o dia de sua vinda. (2Tm 1,12;4,8)

Oração: Ó Deus, que instruístes o mundo inteiro pela pregação do apóstolo São Paulo, dai-nos ao celebra hoje sua conversão, caminhar para vós seguindo seus exemplos, e ser no mundo testemunhas do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 116(117), 1.2 (+ Mc 16,15)
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o evangelho
1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
2Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
Senhor, em vossos caminhos!
-Para que more sempre no coração do povo cristão a esperança e a misericórdia divina, roguemos ao Senhor.
-Por todas as Comunidades, para que a cada dia aprendam dos ensinamentos do apóstolo Paulo e vivam em paz, roguemos ao Senhor.
-Pela grande cidade de São Paulo, para que seus habitantes experimentem a solidariedade humana, a força da união e a construção de uma sociedade que acolhe e pratica o bem, roguemos ao Senhor.
(Intenções próprias da comunidade)

Evangelho: Marcos (Mc 16, 15-18)
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados" Palavra da Salvação!
Contexto: Aparições de Jesus ressuscitado cf. leituras paralelas: Mt 28, 16-20; Lc 24, 36-38; Jo 20,19-23; 1Cor 15,3-8.


Comentário do Evangelho
A missão universal
Enviados pelo poder que Jesus recebeu do Pai, os apóstolos deveriam partir, dispostos a caminhar por todas as estradas do mundo, e a anunciar a Boa Nova da salvação a quantos encontrassem. Ninguém podia ser deixado de lado, pois a salvação é um direito de todos.
O sinal de adesão a Jesus dar-se-ia no batismo feito “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Seria a forma de vincular toda a humanidade com o Pai, por meio de Jesus, na força do Espírito Santo. Desta comunhão de amor deveria surgir uma humanidade nova, fundada na filiação divina e na fraternidade.
Os apóstolos tinham como tarefa levar os novos discípulos a pautar suas vidas pelos ensinamentos do Mestre. Nada de novas doutrinas! Bastaria ensinar os batizados a observar tudo quanto Jesus lhes havia ensinado: nada mais do que amar a Deus e ao próximo, como fora explicitado no Sermão da Montanha.
Uma certeza deveria animar os apóstolos: o Ressuscitado estaria para sempre junto deles, incentivando-os a serem fiéis à missão. Portanto, nada de se deixarem abater pela grandiosidade e pelas exigências da tarefa recebida. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão:
O Evangelho de São Marcos é menor dos três sinóticos: apenas 16 capítulos. Uma simples passagem com apenas dois versículos resume muito bem a nossa missão de cristãos: evangelizar. Os sinais preconizados nos versículos 17 e 18 são a contrapartida de Deus para quem leva esta missão a sério, com forte respaldo na nossa fé, evidentemente. Mas estes sinais não são para nosso benefício particular, mas comunitário, isto é, para o próximo. Eis o nosso desafio: levar do Evangelho para a vida, concretamente falando.

A Conversão de São Paulo
Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br
A festa litúrgica de 25 de janeiro foi instituída pela Igreja para dar graças a Deus pelos imensos benefícios que ela recebeu de Deus através de São Paulo. O seu martírio é celebrado junto com São Pedro no dia 29 de junho. Em primeiro lugar a Igreja quer agradecer a Deus a sua conversão, depois, a sua vocação e a missão de pregar o Evangelho aos Gentios.
São Paulo (ou Saulo) nasceu em Tarso (Município de Roma) na Cilícia (Ásia menor) no início da era cristã, de família israelita, da tribo de Benjamim; muito fiel à doutrina e à tradição judaica; seu pai comprara a cidadania romana, o que era possível naquele tempo, então Saulo nasceu como cidadão romano, legalmente.
Aos 15 anos de idade foi enviado para Jerusalém onde recebeu a formação do rabino Gamaliel (At 22,3; 26,4; 5,34), e foi formado na arte rabínica de interpretar as Escrituras, e deve ter aprendido a profissão de curtidor de couro, seleiro. Por volta do ano 36 era severo perseguidor dos cristãos, mas se converteu espetacularmente quando o próprio Senhor lhe apareceu na estrada de Jerusalém para Damasco, onde foi batizado por Ananias. Em seguida permaneceu num lugar perto de Damasco chamado Arábia.
São Paulo esteve no apedrejamento de Santo Estevão e sem dúvida as orações desse Santo na hora da morte foram fundamentais para a graça da conversão de São Paulo.
No ano 39 se encontrou com Pedro e Tiago em Jerusalém (Gal 1,18) e depois voltou para Tarso (At 9,26-30) acabrunhado pelo fracasso do seu trabalho em Jerusalém. Ali ficou por cerca de 5 anos, até o ano 43. Nesta época, Barnabé, seu primo, que era discípulo em Antioquia, importante comunidade cristã fundada por São Pedro, o levou para lá.
Em 44 Paulo e Barnabé foram encarregados pela comunidade de Antioquia para levar a ajuda financeira aos irmãos pobres de Jerusalém. No ano 45, por inspiração do Espírito Santo, Paulo e Marcos (o evangelista) foram enviados a pregar aos gentios (At 13,1-3).
A primeira viagem durou cerca de 3 anos (45-48) percorrendo a ilha de Chipre e parte da Ásia Menor. No ano de 49 Paulo e Barnabé vão a Jerusalém para o primeiro Concílio da Igreja, para resolver a questão da circuncisão, surgida em Antioquia. Esta presença de São Paulo em Jerusalém foi fundamental para que o Cristianismo não ficasse dependente do antigo judaísmo, como uma “seita” a mais. Graças a ele os pagãos ficaram livres da circuncisão e o Cristianismo surgiu com nova força.
A segunda viagem apostólica de São Paulo foi de 50 a 53, durante a qual Paulo escreveu, em Corinto, as duas Cartas aos Tessalonicenses (At 15,36-18,22). São as primeiras Cartas de Paulo.
A terceira viagem foi de 53 a 58. Neste período ele escreveu “as grandes epístolas”, Gálatas e I Coríntios, em Éfeso; II Coríntios, em Filipos; e aos Romanos, em Corinto. No final desta viagem Paulo foi preso por ação dos judeus e entregue ao tribuno romano Cláudio Lísias, que o entregou ao procurador romano Felix, em Cesaréia. Aí Paulo ficou preso dois anos (58-60), onde apelou para ser julgado em Roma; tinha direito a isso por ser cidadão romano. Partiu de Cesaréia no ano 60 e chegou em Roma em 61, após sério naufrágio perto da ilha de Malta.
Em Roma ficou preso domiciliar até 63. Neste período ele escreveu as chamadas “cartas do cativeiro” (Filemon, Colossenses, Filipenses e Efésios). Depois deste período Paulo deve ter sido libertado e ido até a Espanha, “os confins do mundo” (Rm 15,24), como era seu desejo. Em seguida deve ter voltado da Espanha para o oriente, quando escreveu as Cartas pastorais a Tito e a Timóteo, por volta de 64-66.
Foi novamente preso no ano 66, no oriente, e enviado a Roma, sendo morto em 67 face à perseguição de Nero contra os cristãos desde o ano 64. S. Paulo foi um dos homens mais importantes do cristianismo. Deixou-nos 14 Cartas.
A festa litúrgica da conversão de são Paulo apareceu no século VI e é própria da Igreja latina. O martírio do Apóstolo dos gentios é comemorado no dia 29 de junho. A celebração do dia 25 de janeiro tem por finalidade considerar as várias facetas do Apóstolo por excelência. Ele diz de si mesmo: “Eu trabalhei mais que todos os apóstolos…”, mas também: “Eu sou o menor dos apóstolos… não sou digno de ser chamado apóstolo”.
Apresenta, ele mesmo, as credenciais: viu o Senhor, Cristo ressuscitado lhe apareceu, ele é testemunho da Ressurreição de Cristo, foi enviado diretamente por Cristo. É como um dos Doze. Pertence a Jesus desde aquela hora em que, no caminho de Damasco, vencido por Cristo e prostrado em terra perguntou-lhe: “Senhor, que queres que eu faça?” Paulo então passou a pregar e propagar a fé que desejava exterminar. Em poucos segundos de contato direto Jesus o transformou de um ferrenho perseguidor no maior Apóstolo do seu Evangelho em todos os tempos.
São Paulo tirou da sua experiência esta consoladora conclusão: “Jesus veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Precisamente por isso encontrei misericórdia. Em mim especialmente Jesus Cristo quis mostrar toda a sua longanimidade, para que eu sirva de exemplo a todos aqueles que pela fé nele alcançarão a vida eterna.” “Conheço um homem em Cristo que foi arrebatado até ao terceiro céu. Se no corpo ou fora do corpo, não sei. Deus o sabe. Só sei que esse homem ouviu palavras inefáveis…” (2Cor 12,2).
São Paulo foi um Apóstolo de “fogo”; apaixonado por Jesus Cristo até a última fibra do seu corpo. Cristo era tudo para ele: “Para mim no viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fil 1, 21). “Tudo posso Naquele que me dá forças” (Fil 4,13). “Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou que vivo, é Cristo que vive em mim”. (Gal 2, 19-20).
Terminou a vida dizendo: “Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé” (1Tm 4,7) São Pedro e São Paulo foram as grandes colunas da Igreja em Roma; martirizados pelo mesmo Nero derramaram o seu sangue em Roma. Desde então a Sede da Igreja está em Roma.

João Paulo II - Recordação
Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, Arcebispo Emérito de Uberaba (MG)
Noticiou-se no Jornal televisivo e nos jornais impressos que o Santo Padre Bento XVI está para beatificar o Papa João Paulo II. Um articulista da Folha de São Paulo, (15.XII.11) que desconhece os trâmites da Igreja no estudo de uma vida de santo em vista da canonização, interpreta a determinação do Papa atual nesta decisão sobre João Paulo II como “orientação política de seu pontificado”! Infeliz miopia. Uma causa de beatificação e canonização de um novo santo tem regras rigorosas próprias, além da exigência de milagres cientificamente comprovados por médicos e peritos. Miopia e ignorância do articulista. Lamentável...
O milagre, no caso atual, foi a cura de uma freira francesa, Marie Normand, do mal de Parkinson, cura examinada pela junta médica que atestou não ser tal cura, neste caso, explicável pela ciência. Foi o milagre que Bento XVI aceito para consolidar o processo atual.
Tenho a felicidade de, na visita “ad limina” que o bispo diocesano tem de fazer ao Papa em cada quinquênio, ter tido encontro pessoal com João Paulo II. Tinha ele sobre a mesa, aberto, o mapa de Minas e me pediu para, com uma caneta, mostrar-lhe os limites da Arquidiocese. Naquela época, a Arquidiocese de Uberaba chegava até o Mato Grosso. Só depois, com a criação de Ituiutaba como diocese é que a parte geográfica Frutal até a fronteira do Mato Grosso passou para a diocese de Ituiutaba.
Na época em que completei cinquenta anos de sacerdócio, concelebrei com João Paulo II na sua Capela particular e após a Missa, recebi de suas mãos uma cruz episcopal dourada que guardo como relíquia e uso-a nas Missas solenes com respeitosa devoção. Guardo as fotos não só da Missa com João Paulo II mas também do momento em que me presenteou com a cruz episcopal e estou com ele no altar.
Aguardo pois a beatificação deste Santo Padre com filial devoção e conto com sua proteção celeste para minha fidelidade ao Senhor Jesus, como pessoa consagrada. Mesmo já não tendo a responsabilidade pastoral da Arquidiocese - como bispo – desejo servir a Igreja arquidiocesana, enquanto tiver vida.
Que o Papa João Paulo II continue, lá das alturas, protegendo nossa Arquidiocese na missão e as famílias cristãs na sua caminhada sempre difícil na vida atual. [CNBB]
tjl@ - www.paulinas.org.br-www.mundocatolico.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário