domingo, 2 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
ANO A - 3 de janeiro de 2011 – Segunda-feira
Segunda-feira depois da Epifania
(Pref. Epifania, Cor Branca)

Eis o anúncio que deve ressoar sem cessar em nossos ouvidos:“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. O Reino é a força da salvação presente, introduzida no mundo por Cristo, e que deve crescer sem cessar até chegar à plenitude. A salvação é a verdade, e precisa ser anunciada sem cessar, para que toque na hora certa o coração humano. Converter-se é aceitar a verdade de Deus sobre nossa humanidade e nossa história.
Responsório (SALMO - 2)
Eu te darei por herança os povos todos.— Eu te darei por herança os povos todos.
O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és o meu Filho, e eu hoje te gerei”! — Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. — E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!
Oração
Pai, torna-me solícito em atender o convite à conversão, proclamado por Jesus. Que eu não perca a chance que me é dada de aderir, com sinceridade, ao teu Reino.

Evangelho
Jesus começa o seu trabalho na Galiléia
Mc 1,14-20
Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus.
Ele dizia:
- Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.
Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois pescadores. Eram Simão e o seu irmão André, que estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos. Eram Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco deles, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e eles deixaram Zebedeu, o seu pai, e os empregados no barco e foram com ele.

Comentário do Evangelho
Uma comunidade de fé e missão
Hoje se inicia a leitura sequencial ferial do evangelho de Marcos. Os evangelistas, nas narrativas do chamado de Jesus ao discipulado, recorrem ao mesmo estilo característico do Primeiro Testamento: Jesus passa e chama; o discípulo deixa tudo e o segue. É um gênero literário que apresenta sumariamente um processo vital de relações de conhecimento e amizade entre Jesus e o discípulo e a adesão final. É o processo que ocorre hoje, quando nos
inserimos em uma comunidade de fé e missão. A grande marca do discipulado é a conversão. Assim como Jesus abandonou a vida familiar em Nazaré após o encontro com João Batista, também os discípulos, ao encontrar Jesus, deixam as atividades profissionais e o convívio com familiares e seguem-no. O chamado para serem "pescadores de
homens" parece relacionar-se com textos dos profetas Amós (4,2) e Ezequiel (29,4), em que a pesca do Senhor é o julgamento dos ricos e poderosos. (Autor: José Raimundo Oliva).

Ouro, incenso e mirra.
Guiados pela estrela, os magos que vieram do Oriente até Belém entraram na casa onde a Bem-aventurada Virgem Maria se encontrava com o Menino; e, abrindo os seus tesouros, ofereceram três coisas ao Senhor: ouro, incenso e mirra, pelos quais confessaram que Ele era verdadeiramente rei, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.
São também estes os dons que a Santa Igreja não cessa de oferecer a Deus, seu Salvador. Oferece o incenso, quando crê e confessa que Ele é o verdadeiro Senhor, o Criador do universo; oferece a mirra, quando afirma que Ele tomou a substância da nossa carne, na qual quis sofrer e morrer pela nossa salvação; oferece o ouro quando não hesita em proclamar que Ele reina eternamente, com o Pai e o Espírito Santo. [...]
Esta oferenda pode ainda adquirir outro sentido místico. Segundo Salomão, o ouro significa a sabedoria celeste: «O tesouro mais desejavel encontra-se na boca do sábio» (Pr 21, 10). [...] De acordo com o salmista, o incenso simboliza a oração pura: «Senhor, que a minha oração se eleve na Tua presença como nuvens de incenso» (Sl 140, 2). Pois quando a nossa oração é pura, exala em direcção a Deus um perfume mais puro que o fumo do incenso; e, assim como este fumo se eleva para o céu, assim a nossa oração se dirige ao Senhor. A mirra simboliza a mortificação da nossa carne. Assim, pois, oferecemos ouro ao Senhor quando resplandecemos na Sua presença pela luz da sabedoria celeste. [...] Oferecemos-Lhe incenso quando elevamos para Ele uma oração pura. E oferecemos-Lhe mirra quando, por meio da abstinência, «mortificando a nossa carne, com os seus vícios e as suas cobiças» (Ga 5, 24), levamos a cruz atrás de Jesus.

Santa Genoveva
Esta Santa padroeira de Paris, nasceu no ano de 422 pertinho de Paris e dentro de uma família simples. Desde criança teve o coração inclinado à vida religiosa, embora não houvesse na época mosteiros de freiras Santa Genoveva ao estar junto dos pais e diante do missionário Germano ouviu do santo: "Felizes vós que tendes esta menina. Ela será grande diante de Deus e, atraídos pela sua virtude, muitos pecadores abandonarão o caminho do erro e seguirão a Jesus Cristo". Aos quinze anos fez voto de castidade , viveu intensamente a penitência, oração e amor a Jesus. A vida de Genoveva fora transformada pelo Espírito Santo em uma proposta, atraindo assim muitas moças que se consagrando a Deus permaneceram com a família. Santa Genoveva tornou-se protetora de Paris, porque os hunos ameaçavam destruir a cidade, mas ela corajosamente exortou o povo a não fugir e confiar em Deus, desta maneira a obediência do povo à voz de Deus e livrou a todos da possível catástrofe. A padroeira de Paris, em vida terrena fora devota de Nossa Senhora, São Martinho e Dionísio, isto até entrar na Glória dos Santos, com os quais intercede sem cessar por cada um de nós!Santa Genoveva...rogai por nós!
tjl@ -www.paulinas.org.Br -

Nenhum comentário:

Postar um comentário