terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
12 de janeiro de 2011 – Quarta-feira
1ª Semana Comum--Santíssimo Nome de Jesus - 4
Santos: Modesto, Taciana ,Nazaré, Antonio Maria Pucci, Vitoria, Bernardo, Bento Biscop, (Cor Branca)

A inquietude de Jesus: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”, tem muito a dizer para nós. Somos cristãos e pelo batismo recebido devemos ter os mesmos sentimentos de Cristo, e o mesmo ardor missionário. Nossa missão é a mesma de Cristo. Certamente o mundo espera uma resposta autêntica dos que crêem no evangelho. Saiamos, pois, de nós mesmos e caminhemos ao encontro do irmão e da irmã.

Oração
Senhor Jesus, eu te procuro com sinceridade, na certeza de encontrar, em ti, palavras que façam reviver a esperança no meu coração.

Responsório (SALMO 104)
— O Senhor se lembra sempre da Aliança.— O Senhor se lembra sempre da Aliança.— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!— Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face.— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

Evangelho(Mc 1,29-39)
Curar as pessoas é libertá-las de uma estrutura social injusta, que fere a dignidade humana e ofende a Deus.
O Senhor esteja convosco.—Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação.—Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Jesus resgata da exclusão
Abandonando a sinagoga, depois de expulsar o espírito impuro de um homem, Jesus dirige-se à casa de Pedro (Simão). Lá resgata a sogra de Pedro de sua exclusão, expressa pela "febre". E é à porta da casa, e não na sinagoga, o novo lugar para onde acorre a cidade inteira. O grande número de doentes revela a precariedade de vida dos excluídos, e os demônios exprimem a ideologia da sinagoga que dominava a mente do povo. De madrugada, Jesus retira-se para orar. Embora queiram retê-lo em Cafarnaum, ele parte com seus discípulos proclamando a Boa-Nova por toda a Galileia e expulsando os demônios das sinagogas. FONTE=José Raimundo Oliva

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Fulgêncio
O Santo de hoje chama-se Fulgêncio e nasceu perto de Cartago em 467 e pertenceu a igreja de Cristo. De ótima família, teve exemplar formação intelectual que o levou a ocupar grandes cargos na sociedade.São Fulgêncio sempre buscava convivência e formação religiosa com monges de um mosteiro vizinhos, até que tocado pelos escritos de Santo Agostinho se consagrou à vida monástica. Devido a sua fé Católica sofreu provações, ameaças e perseguições já que na África estavam presentes por vândalos,pagãos e cristãos arianos que também não amavam ao Igreja de CristoPor causa de suas qualidades e saber São Fulgêncio foi escolhido para bispo em Ruspe. Trabalhou muito para a reorganização da diocese, procurando firmar a fé ortodoxa, ameaçada por doutrinas. Exilado com outros 60 bispo São Fulgêncio na ilha da Sardenha montou uma espécie de conselho teológico, e sempre escrevia: "A caridade é fonte e origem de todos os bens...Cristo constituiu a escada da caridade por onde todo cristão pode subir ao céu". .Ao retornar a sua sede episcopal foi muito bem acolhido por aqueles que recebiam seus escritos. Com muita luta, firmeza e doçura Fulgêncio combateu os abusos contra doutrina até que em 533 entrou no céu o Santo bispo.São Fulgêncio...rogai por nós!http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário