sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
11 de fevereiro de 2011 — Sexta-feira
Nossa Senhora Lourdes
(MFac.,Cor Branca)

Maria Bernarda Soubirous – Santa Bernardete – teve uma grande experiência mística, favorecida pelas aparições de Nossa Senhora, no ano de 1858. Desde então permanece a grande mensagem de Lourdes: amor à Eucaristia, apelo à conversão, à oração e à caridade. A aceitação dos sofrimentos em união com Cristo, por parte dos doentes, a doação constante de tantos jovens aos pobres e sofredores, as orações intensas são compreensíveis à luz da Eucaristia, que tem sempre o primeiro lugar em Lourdes. E neste Dia Mundial dos Enfermos, que nossa caridade cristã lhes traga conforto e paz.
Deus nos fala
O orgulho impede a prática da lei de Deus, gera o mal e atrapalha a resposta que o ser humano deve dar para a aceitação do Reino. A Palavra efatá é dirigida a todos nós, para que sejamos abertos e acolhedores da mensagem de salvação.
Responsório (SALMO 31)
— Feliz aquele cuja falta é perdoada!— Feliz aquele cuja falta é perdoada!— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.— Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.
— Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.
Oração
Senhor Jesus, que Maria me conduza sempre a ti e me leve a descobrir em ti o caminho da salvação que o Pai nos ofereceu.
EVANGELHO
A Mãe está lá com Jesus - Jo 2,1-11
Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:
- O vinho acabou.
Jesus respondeu:
- Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora.
Então ela disse aos empregados:
- Façam o que ele mandar.
Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. Jesus disse aos empregados:
- Encham de água estes potes.
E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou:
- Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa.
E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse:
- Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.
Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.
Comentário do Evangelho
O Deus de Jesus é o Deus da vida
No evangelho de João Jesus se revela através de sinais, palavras e gestos. Tudo converge para a grande novidade que nasce no chão da experiência humana: o dom da vida eterna e divina a homens e mulheres, à humanidade.
Na festa de casamento em Caná temos o primeiro sinal, com seus significados. A presença de Jesus e sua mãe faz com que a alegria não seja frustrada. A novidade de Jesus é a transformação da água, que seria usada na ablução ritual, no vinho partilhado, que é fonte de alegria. O Deus de Jesus é o Deus da vida, na solidariedade, na alegria e na felicidade. José Raimundo Oliva
A Igreja celebra hoje
Nossa Senhora de Lourdes
Neste dia lembramos de Nossa Senhora que ocupada em ajudar os seus filhos na conversão e santificação aparece em Lourdes, França. Sabemos que Maria é aquela que primeiro que todos está preparando todo o povo para a segunda vinda de Jesus.A aparição de Maria aconteceu em 1858 numa úmida e fria tarde que representava bem a situação da época nem que o racionalismo e outros males estava estragando e esfriando a fé do povo. A agraciada com a visita de Nossa Senhora foi a frágil , humilde e menina Bernandete, que procurando gravetos para o lar ficou atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma linda mulher de branco, com faixa azul , terço na mão, que a convidava a rezar.As aparições se repetiram nos dias seguintes, e a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes consistia no chamado a conversão, oração do terço e principalmente confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, que apenas quatro anos atrás tinha sido declarado pela Igreja. Desde então milhões de peregrinos têm visitado o Santuário que é marco do amor da Mãe que vem nos ajudar, e nele alcançado por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes muitas graças.Nossa Senhora de Lourdes...rogai por nós!
TJL@ - FONTE: WWW.PAULINAS.ORG.BR - http://odiadossantos.carissimus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário